Um dia em Évora é nossa sugestão de passeio bate-volta de hoje, já que a linda cidade é a Capital do Alentejo e fica a pouco mais de 130 km de Lisboa.
Sendo assim, é fácil visitá-la em um único dia, se você dispõe de pouco tempo e não quer deixar de conhecer a cidade cuja história tem mais de 5000 anos.
Saindo da Capital, cruze a Ponte 25 de Abril e siga em direção a A6, a rodovia que cruza o Alentejo no sentido Leste, em direção à Espanha.
A viagem é muito tranquila e você vai pagar cerca de 9€ de pedágio (aqui chama Portagem). No caminho há diversos postos de serviço, com ótimos cafés e banheiros, se precisar parar.
Chegando em Évora
Uma vez chegando na cidade, tente estacionar próximo ao Hotel Vila Galé (que fica próximo à Porta do Raimundo, uma das portas da Cidade Murada, ou então na Av. de São Sebastião, próximo à Igreja de N. Sra. dos Remédios. Dali, siga caminhando pela R. de Serpa Pinto até chegar a nossa primeira atração, em 550m: A Praça do Giraldo.
Hotel Vila Galé Évora
Comece pela Praça do Giraldo, onde você pode apreciar a fonte datada de 1571 e aprecie o entorno. A típica praça com arcadas medievais e formato retangular tem em um de seus extremos a Igreja de Santo Antão e um sem número de cafés e restaurantes com esplanadas para quem quer apreciar o sol.
A Praça do Giraldo em Évora
Subindo por uma das ruas em frente à Fonte, chegamos até a Catedral de Évora, construída entre 1186 e 1204, dedicada à Santa Maria e construída sobre as fundações de uma mesquita árabe, como era praxe. A visita é paga.
A Sé de Évora
Pertinho da Sé, à esquerda de quem olha a Igreja de frente, fica o Templo Romano de Évora, construído entre o século I e III d.C e o mais emblemático símbola da cidade. foi declarado Monumento Nacional em 1910.
O Templo Romano de Évora
Atrás do Templo fica um bonito jardim, com um miradouro ao fundo. Lugar perfeito para fotos lindas da cidade e do Templo, além de um bom ponto para descansar e tomar um café.
A Pousada Convento de Évora
Mesmo em frente ao Templo Romano, fica o Mosteiro dos Lóios, cuja igreja, consagrada a S. João Evangelista (conhecida como Igreja dos Lóios) ainda é pública e ambos fazem parte da Pousada Convento de Évora, uma das mais charmosas opções de hospedagem na cidade.
Palácio dos Duques de Cadaval
Na sequência do edifício, pode-se visitar o Palácio dos Duques de Cadaval, construído sobre parte da Muralha que fazia parte do antigo Castelo de Évora, a mando de Martim Afonso de Melo, um fidalgo descendente da coroa portuguesa.
Igreja de São Francisco
Outra atração muito famosa na cidade é a Igreja de São Francisco e a sua controversa Capela dos ossos. A igreja, construída no Séc. XV é belíssima, com sua azulejaria azul e branca, ao lado do altar. Note que a visita à Igreja é gratuita, mas para visitar a Capela dos Ossos, cuja entrada fica ao lado da Igreja, é preciso pagar o ingresso, que dá direito a visitar a Capela e ao Museu, no piso superior.
A Capela dos Ossos
Seguindo o percurso, paramos junto ao Jardim Público de Évora, onde pode-se visitar o Palácio de D. Manuel, e sua Galeria das Damas, parte do que resta do Paço do século XVI construído pela Dinastia de Avis.
O Palácio D. Manuel e o Jardim Público de Évora
A saída do Parque fica junto às muralhas de Évora e percorrer ao menos uma parte dela vai ser como uma volta ao passado. As muralhas foram iniciadas no século XIV, por ordem de Afonso IV de Portugal e foram concluídas no reinado de Fernando I de Portugal.
As Muralhas de Évora
Para encerrar a visita, sugerimos conhecer o Aqueduto da Água de Prata, que você deve ter avistado quando foi até o miradouro do Jardim de Diana, atrás do Templo Romano de Évora. O Aqueduto teve suas obras iniciadas por ordem de D. João III, em 1532 e levou 5 anos para ser concluído. Vale a pena conhecer e ver as casas construídas mesmo sob os arcos do Aqueduto, além das lindas ruas em volta, com aquele casario branquinho, típico das aldeias portuguesas.
O Aqueduto da Água de Prata
Procurando outras opções de hospedagem em Évora?
____________________________________________
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal