Hoje trazemos uma sugestão de Roteiro pelo Alentejo Central, o coração do Alentejo, uma região tão aguerrida quanto bonita, repleta de gente acolhedora, paisagens bucólicas, castelos e uma história fascinante. Isso sem mencionar a gastronomia e o nosso tão querido enoturismo, riquíssimo na região. Aqui você vai encontrar dicas de hospedagem e vinícolas para visitar, além dos roteiros turísticos de praxe. Vamos a isso?
O Alentejo
O Alentejo ocupa uma área de 31.152 Km2 (33% do Continente) e divide-se em quatro sub-regiões: Alentejo central (em verde escuro), Alentejo litoral, Alto Alentejo e Baixo Alentejo.
O Alentejo central corresponde basicamente ao distrito de Évora e compreende 14 municípios (ou concelhos) e nosso roteiro de hoje sugere a visitação em alguns deles, tais como Évora, Estremoz, Arraiolos e Reguengos de Monsaraz, além de vilarejos menores que encontramos pelo caminho e que valem um pit-stop, tais como Évora Monte e Pávia, além de uma sugestão de dar uma esticadinha à Elvas, na fronteira com a Espanha.
O Roteiro
Saindo de Lisboa, cruzando a ponte 25 de Abril e seguindo pela rodovia A6, nosso primeiro destino é Évora, a capital do Alentejo e Patrimônio da Humanidade. a cidade foi chamada de Ebora Liberalitas Julia, no tempo dos Romanos. Depois deles, foi ocupada pelos Visigodos e pelos Mouros, quando em 1166 foi reconquistada por Geraldo “sem pavor”, que dá nome a praça central da cidade (Praça do Giraldo).
Nossa sugestão é ficar em Évora ao menos uma noite, para curtir bem a cidade e temos uma ótima sugestão de hotel, o Vila Galé Évora, que fica às portas da cidade amuralhada, é novo, confortável e perfeito para casais ou famílias que buscam excelente custo x benefício. Mas você também poderá fazer de Évora seu Quartel General e, a partir dali fazer pequenos bate-voltas para conhecer as outras cidades próximas.
Leia aqui nossa experiência no Hotel Vila Galé Évora
Primeira parada: Évora
O que visitar:
-
- Praça do Giraldo
-
- Catedral de Évora
-
- Templo Romano de Évora
-
- Jardim de Diana
-
- Mosteiro dos Lóios
-
- Palácio dos Duques de Cadaval
-
- Igreja de São Francisco e a Capela dos ossos.
-
- Palácio de D. Manuel
- Muralhas de Évora
- Aqueduto da Água de Prata
Leia aqui nosso post com Roteiro completo de 1 dia em Évora
Gosta de Vinhos? Saiba quais vinícolas visitar na região:
Segundo o site VinhosdoAlentejo.pt, presume-se que a “cultura megalítica andaluza, terão sido os primeiros e principais propulsores da domesticação da vinha e posterior introdução do vinho na região.
Passando pelos fenícios, os gregos e, finalmente, “…, foi com os romanos, profundamente letrados nas principais técnicas agrárias, que se generalizou a cultura do vinho e da vinha no Alentejo.
Para visitar, faça sempre uma reserva por telefone ou email, seguindo as indocações abaixo. Se quiser visitar somente a loja, não é necessário reserva.
Em Évora, pode visitar:
- Adega Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida – Estrada da Soeira
T.(+351) 266 748 383 email: enoturismo.cartuxa@fea.pt - Quinta São José de Pêramanca – EN 114 – 5 km Évora (sentido Évora-Montemor/Lisboa) Apartado 130. T.(+351) 266 785 045. Email: peragrave@sapo.pt
- Quinta Nossa Senhora da Conceição – Dona Dorinda Organic Wines – Estrada de Arraiolos – T.(+351) 961 700 460
email: victor@donadorinda.com
Onde Dormir:
Pousada Convento de Évora, uma das mais charmosas opções de hospedagem na cidade.
Hotel Vila Galé Évora– Bonito, moderno e bem localizado com ótimo custo x benefício
Vitoria Stone Hotel – Charmoso, aconchegante e romântico por um preço inacreditável.
Onde Comer:
- Café Alentejo – Comida típica alentejana. Rua do Raimundo, 5
- A Choupana – COmida típica alentejana. Rua Mercadores 16 20
- Para economizar: Évora Plaza (Shopping Center em Évora, com praça de alimentação). R. Luís Adelino Fonseca 2.
Segunda Parada: Évora Monte
De Évora até Évora Monte são apenas 30 km pela rodovia E802, sem pedágios. O vilarejo é bem pequenino, com cerca de 570 habitantes somente, mas guarda 2 tesouros. O Castelo de Évora Monte e o marco histórico da Convenção de Évora Monte, um diploma assinado entre liberais e miguelistas ali mesmo, em 26 de Maio de 1834, que pôs fim à Guerra Civil Portuguesa (1828-1834). Além disso, as casas brancas, a muralha e as plantações de oliveiras na colina vão conquistar seu coração e fazer você viajar ao passado. Sem contar nas fotos lindas!
Leia o Post sobre nossa visita à pequena mas linda Vila de Évora Monte aqui.
Ainda que linda, você pode passar uma hora por lá e seguir adiante.
Terceira Parada: Estremoz
A “Cidade Branca”, conhecida e renomada por suas jazidas de mármore branco (o mesmo mármore do Templo Romano de Évora) foi onde a Rainha Santa Isabel evitou a guerra entre seu filho Afonso IV e o rei de Castela Afonso XI. Dizem que ela colocou-se entre os dois exércitos e assim evitou a guerra.
Estremoz fica a 18 km de Évora Monte, pela estrada N18, sem predágios.
São quatro portas que dão acesso à cidade antiga e logo na pequena Praça encontramos a estátua da Rainha Santa Isabel, em frente a Torre de Menagem de mármore, o vestígio que resta do antigo Castelo de Estremoz.
A torre pode ser visitada gratuitamente e o acesso a ela é feito através da Pousada de Estremoz, uma das Pousadas de Portugal. Outros pontos de interesse na pequena cidade são:
- Café Águias D’Ouro
- Convento dos Congregados
- Igreja de Santa Maria e Santiago
- Torre das Couraças
- Fonte das Bicas
- Capela de Nossa Senhora dos Mártires
- Claustro da Misericórdia
Duas horas na cidade são suficientes e você estará pronto para a próxima parada. Se preferir ficar na cidade, a Pousada de Estremoz é nossa sugestão.
Vinícolas na região:
- Herdade das Servas – EN 4 Km 136.4 – Estremoz
T.(+351) 268 322 949 – email: enoturismo@herdadedasservas.com - João Portugal Ramos Vinhos – Vila Santa 7100-149 Estremoz
T.(+351) 268 339 910 – email: geral@jportugalramos.pt - Dona Maria Vinhos – Quinta do Carmo 7100-055 Estremoz
T.(+351) 268 339 150 email: donamaria@donamaria.pt
Quarta Parada: Elvas
Elvas tecnicamente faz parte da sub-região do Alto-Alentejo, mas para fins do nosso roteiro, sugiro incluir na visita. Fica muito perto de Estremoz, é maior cidade fortificada da Europa e Patriônio da Humanidade, pela UNESCO.
Por sua localização, virou ponto estratégico de defesa da fronteira e herdou um vasto patrimônio militar. Segundo o site Unescoportugal.mne.pt “O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares. Construídas no âmbito da Guerra da Restauração, as muralhas abaluartadas são um exemplo notável da primeira tradição holandesa de arquitetura militar.“
A saber, são eles: o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça e os três fortins: de São Pedro, de São Mamede e de São Domingos ou da Piedade.
Coloque o Castelo de Elvas no GPS, para atravessar as muralhas e ir até o ponto mais alto da cidade. De lá poderá visitar o restante das atrações.
No caminho, no entanto, você vai se deparar com o impressionante Aqueduto da Amoreira e seus 7 km de extensão e 843 arcos.
Visite o Centro Histórico, começando pela Praça da República, passndo pela a Igreja de N. Sra. da Assunção, a Igreja das Domínicas, com sua original planta octogonal, pelo pelourinho manuelino e pela Torre Fernandina.
Onde Dormir:
Vinícolas na região:
- Herdade das aldeias de Juromenha – Estrada Nacional 373, Km 41
7350-473 Elvas – T.(+351) 268 620 273 email:
haldeias@hotmail.com - Herdade da Torre do Frade – Santo Aleixo – Estrada Nacional 372 – KM 53 – 7450 Monforte – T.(+351) 268 939122 email: geral@torredofrade.pt
Quinta Parada: Monsaraz
Nosso roteiro pelo Alentejo Central termina com uma das vilas mais bonitas que visitamos em Portugal. O alto da colina e com a Albufeira de Alqueva (o maior lago artificial da Europa) aos seus pés, serviu de posição estratégica para controle de fronteira com Castela durante séculos.
Antes disso, foi reduto dos mouros até 1167, quando então foi reconquistada por Geraldo sem-pavor, o mesmo de Évora.
Com ruas de Xisto, muralhas e castelo medievais, casario branquinho e paisagens deslumbrantes, Monsaraz é visita obrigatória para quem quer conhecer o melhor do Alentejo.
Além disso, em seu entorno há alguns monumentos antigos tais como menires e cromeleques.
Locais a visitar:
- Castelo de Monsaraz
- Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa
- Cromeleque do Xerez
- Menir do Outeiro
- Menir da Bulhoa
- Conjunto Megalítico do Olival da Pega
- Rocha dos Namorados, em São Pedro do Corval
- Praia Fluvial de Monsaraz
Nós visitamos Monsaraz em um final de semana no verão, quando também visitamos a Herdade do Esporão em Reguengos de Monsaraz, próximo dali, para fazer uma prova de azeites espetacular. Veja no link abaixo mais detalhes sobre este passeio:
Monsaraz e Herdade do Esporão – Roteiro
Vinícolas na Região:
- Adega José de Sousa (José Maria da Fonseca) – Rua de Mourão nº 1
7200-291 – Reguengos de Monsaraz – T.(+351) 266 502 729 – email:
josedesousa@jmfonseca.pt - Adega do Calisto – Quinta da Várzea, E.N. Nº 255
7200-207 Reguengos de Monsaraz
T.+ 351 266 502 627 / 968 253 313 – email: vcrm@sapo.pt
____________________________________________
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
0 Comentário