Diário de Portugal: Lisboa com crianças – Onde se hospedar?

lisboa com crianças onde se hospedar

Lisboa com crianças, onde se hospedar?  Responder a essa pergunta foi nosso maior desafio na viagem de férias à Portugal. Principalmente no início, antes do Natal e Ano Novo, quando a capital do país fica lotada de gente que viaja para lá em busca de clima mais ameno durante o rigoroso inverno europeu.

Chegamos em Lisboa depois de uma longa viagem, no dia 16 de dezembro de 2016 à meia-noite e neste post conto como foi a chegada e os dois dias que ficamos na cidade, antes de pegarmos a estrada para uma roadtrip de 15 dias, incluindo o review do hotel HF Fenix Urban, nossa primeira experiência no metrô e o aluguel do carro, na Enterprise.  

 

Leia aqui como foi a viagem do Brasil até Portugal, voando pela Lufthansa, com direito a pit-stop na Alemanha, onde visitamos os mercadinhos de natal.

 

Conjugar preço, quarto familiar e boa localização era nosso objetivo quando busquei no Booking.com hotel para esses dois dias. Calhou de eu encontrar uma ótima oferta para o hotel HF Fenix Urban, que além de tudo tinha ótimos reviews. Fechei a reserva por 192 Euros, para um quarto familiar (2 adultos e 2 crianças) com café da manhã por duas noites e paguei adiantado, apesar de sempre preferir reservar com cancelamento grátis. Acontece que a oferta estava com preço ótimo para aquela época do ano então para garantir o preço acabei fechando assim mesmo.

Leia aqui como economizar em passagens aéreas e hospedagens, além de outras dicas de viagens

Lisboa com crianças onde se hospedar

HF Fenix – 3 deles um ao lado do outro (Foto: Booking.com)

Chegando em Lisboa pegamos um táxi no aeroporto até o hotel (cerca de 9 euros), era meia-noite e havíamos viajado quase 36 horas… adivinhem o que aconteceu? Dei o nome errado do hotel ao motorista e acabamos em outro HF Fenix, Lisboa. São 3 ou 4 deles, todos próximos, ao redor da Praça Marques do Pombal. Para nossa sorte era perto mesmo, se estivéssemos sem malas dava até para irmos à pé! Depois de esclarecido o erro pegamos outro táxi na rua e fomos para nosso hotel (desta vez o correto).

Lisboa com crianças onde se hospedar

Recepção do HF Fenix Urban


HF Fenix Urban

Feito o check-in, aquele momento meio tenso (ao menos para mim) de abrir a porta do quarto e ter aquela primeira impressão. Confesso que estávamos meio apreensivos porque nosso andar era o -2! Mas assim que abrimos a porta a reação de todos foi um sonoro: Uau!!!

Lisboa com crianças onde se hospedar

Nosso quarto família

Era um quartão, melhor definição que posso dar. O marido que sempre desconfia de tudo diz que, por esse quarto e por esse preço, no mínimo não teríamos janelas! kkkk Pois fui conferir e tínhamos sim, janelas bem grandes que davam para um jardim.

O Hotel HF Fênix Urban faz parte do Grupo Imorey que tem 9 hotéis em Portugal, sendo 4 localizados em Lisboa e 5 na cidade do Porto.

Lisboa com crianças onde se hospedar

Detalhes do quarto Família

Além das janelas :-), tinha uma cama grande, um beliche e um sofá-cama de casal. Frigobar, banheiro grande, TV LCD e até um cantinho de brincar para as crianças, além de cafeteira com chá e café à disposição, além de controle da temperatura. Uma beleza mesmo!

Lisboa com crianças onde se hospedar

Cantinho de brincar e banheiro

Não sei vocês, mas eu amei! Tomamos um banho relaxante e separei a roupa de todos (é um ritual que faço, por mais cansada que esteja). Separo a roupa de dormir e a roupa do outro dia, para não ter stress na hora de levantar. Além disso, só eu mexo nas malas (prefiro assim para não dar bagunça). Se só eu mexo na mala eu sei onde as roupas estão. Fica bem mais fácil de achar o que busco. #ficaadica

Lisboa com crianças - Onde se hospedar?

Café da manhã no HF Fênix Urban

O café da manhã é muito bom, com o cardápio variado, muitas frutas (sempre muito importante para nós), itens regionais (como os tradicionais pasteis de nata) e uma máquina de café Nespresso, para eu me apaixonar de vez.

Lisboa com crianças - Onde se hospedar?

Café com leite Nespresso e gostosuras no café da manhã

Eu A-M-O café da manhã de hotel, curto mesmo, com calma e tranquilidade, para aproveitar bem minha refeição favorita do dia. A família também vai na mesma onda e curtiu bastante o momento.

Lisboa com crianças - Onde se hospedar?

Pastéis de nata e outras gostosuras

O hotel HF Fenix Urban fica muito bem localizado, a uma curtíssima caminhada do Parque Eduardo VII, que estava todo enfeitado para o Natal. O dia estava lindo, apesar de um pouco frio, mas nada que os gaúchos aqui não tirassem de letra!

Segundo o site https://pt.climate-data.org/location/3308/ a temperatura média em Lisboa no mês de janeiro é 11.7º, super agradável para um mês de inverno na Europa! Sabendo disso eu escolhi roupas adequadas, considerando que passaríamos alguns dias no norte, onde é mais frio.

 

Veja aqui 7 dicas para arrumar as malas das crianças

 

Procurando hotel em Portugal? Clique aqui para fazer sua reserva. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog!

 

Booking.com  

___________________________________

Lisboa com crianças - Onde se hospedar?

Passeio lindo no Parque Eduardo VII


Praça Marquês do Pombal e Parque Eduardo VII

Saímos para passear nas redondezas e pelo parque, almoçando mais tarde em um restaurante super gostoso não muito longe dali, o Ollá Lisboa. Tanto a rotunda onde fica o monumento a Marquês do Pombal quanto o Parque Eduardo VII estavam enfeitados para o natal. Havia uma roda gigante e uma pista de patinação no gelo, além de uma feirinha de natal com produtos de artesanato e muitas comidinhas, artistas de rua e até um coral. O Parque é enorme e vale a caminhada, principalmente se o dia estiver convidativo, como era o caso. Caminhamos por tudo, até o final, na parte mais alta, onde fica o Jardim Amália Rodrigues e o Miradouro. Não perca a escultura “Maternidade”, de Fernando Botero nem a ponte de madeira. Algumas árvores ainda tinham as folhas amarelas e douradas, por conta do frio do outono, aumentando o charme do passeio. 

_______________________________________

O Monumento a Marquês de Pombal foi inaugurado em 1934, em homenagem ao então Ministro do reino de D. José I, a figura que encabeçou a planificação e reconstrução da capital portuguesa depois do terrível terremoto de 1755, que destruiu a cidade. No monumento, o homenageado contempla sua maior obra: a Baixa Pombalina, que de tão importante para a época virou estilo arquitetônico, por sua inovação. É um tipo de arquitetura inteligente e concebida para ser o primeiro sistema anti-sísmico e o primeiro método de construção em grande escala pré-fabricado no mundo. (Fonte: Wikipedia)

_______________________________________

 

Para quem tem mais tempo, existem muitos pontos de interesse perto do monumento e do Parque Eduardo VII. Entre eles estão:

– No Parque Eduardo VII, o miradouro e a Estufa Fria (entrada grátis aos domingos até às 14:00)

– A loja El Corte Inglés

– A espetacular Fundação Calouste Gulbenkian (entrada grátis aos domingos depois das 14:00)

–  A Praça de Espanha

– A Casa-Museu Medeiros e Almeida (entrada grátis aos sábados de manhã – fechado aos domingos)

– O Centro Comercial Amoreiras e Miradouro Amoreiras 360 (O acesso é feito por um elevador no segundo piso do centro comercial, e os bilhetes podem ser adquiridos no balcão de informações. Preço: 5 euros para maiores de 12 anos, e 3 euros para crianças dos 6 aos 12. Abre diariamente às 10h, encerrando durante o período de almoço (12h30 às 14h30) de segunda a sexta. Durante os meses de outono e inverno encerra às 18h, e na primavera e verão às 22h).

Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras

Jardim das Amoreiras

Sky Bar (Rooftop badalado)

Veja no mapa:

 

HF Fenix (8)

Parque Eduardo VII e Praça Marquês do Pombal, pertinho do HF Fenix Urban

Lisboa com crianças - Onde se hospedar?

Almoço no Ollá Lisboa


Andando de metrô

Pegamos o metrô pois precisávamos resolver uns assuntos e foi uma experiência antropológica! Estava lotado, por conta do natal, segundo nos explicaram no hotel. Parece que aqui também deixam para fazer compras na última hora… Apanhamos um pouco para entender o funcionamento da maquininha de venda de bilhetes, mas depois deu tudo certo.

Você pode comprar um bilhete avulso se vai ficar pouco tempo ou então comprar um cartão recarregável Viva Viagem ou Viva Lisboa, que custam 0,50 centavos de euro e funcionam da mesma maneira. O cartão vale por um ano e você carrega com a quantidade de euros que escolher, a partir das opções da máquina. 

Cartão do Metrô, máquinas para compra de bilhetes e guichês

Cartão do Metrô, máquinas para compra de bilhetes e guichês

Caso fique mais tempo na cidade e vá usar o metrô, recomendo utilizar o modo Zapping, que é uma das opções de carregamento da máquina e que dá descontos nas passagens. O sistema é de fácil entendimento e a máquina dá troco de até 10 euros se for pagar em papel, ou você pode optar por pagar em moedas ou cartão.

Caso tenha problemas pode se dirigir aos guichês de atendimento, porém aviso que nem sempre há atendentes por lá. Algumas estações maiores também tem serviço de atendimento ao cliente (Customer Care).

O processo é simples: Carrega o cartão ou compra o bilhete; Passa o cartão no leitor da catraca; verifica a direção para onde vai no mapa que existe em todas as estações. Vai até os trilhos e pega o metrô. Na saída, passa novamente o cartão na catraca, quando então o valor é debitado, de fato. A viagem é válida por uma hora, ou seja, por uma hora você pode trocar de linha quantas vezes quiser, se não sair de nenhuma estação. 

Para outras informações, vídeo explicativo e valores de passes, você pode consultar o site da Carris: http://www.carris.pt/

 

Lisboa com crianças - Onde se hospedar?

Andando de metrõ em Lisboa


Alugando carro pela Enterprise

Depois de resolvermos alguns assuntos voltamos ao aeroporto para buscar o carro que havíamos alugado para nossa roadtrip, pela empresa Enterprise. Acabamos ganhando um free upgrade que desconfio não tenha sido tão free assim. Eu explico. Estávamos quase terminando o procedimento, sem optar pelo seguro total, que eu sempre acho caríssimo. Foi então que o rapaz do balcão disse que “teria” que nos dar um BMW porque era o único carro disponível, e que qualquer dano seria mais caro, além de bloquearem 1000 euros no cartão de crédito.

Claro que foram palavras mágicas e o marido nem pensou… acabou contratando o tal seguro mesmo, por 200 euros, para os 15 dias de locação!!! Achei um horror de caro, mas enfim, tem seu lado bom de não se preocupar mesmo, com nada e não ter o cartão bloqueado em 1000 euros. Mas que eu achei caro, ah isso achei! Ao todo pagamos 425 euros + 200 euros pelos 15 dias do carro. Sem contar o diesel (aprox. 100 euros) e os pedágios (58 euros).

Uma BMW para chamar de nossa...

Uma BMW para chamar de nossa…

Falando em pedágio, optamos por contratar também o via-verde, que foi 17 euros para os 15 dias. É um aparelhinho tipo “sem parar”, que registra o pedágios e, na devolução do carro, recebemos um relatório com os dias, estradas e valores, que pagamos à locadora. Bem fácil e tranquilo. 

Via Verde

Pedágio ou “Portagem”

Não alugamos GPS pois usamos o Google Maps offline mesmo. Eu baixei os mapas antes, ainda no Brasil e funcionou super bem.

Voltando ao hotel, foi um pouco complicado de acharmos a garagem do HF Fenix Urban, que fica na rua de trás da entrada principal, mas com acesso indireto. Pedi informações no balcão e o atendente me deu um mapinha impresso em uma folha A4. A dica que dou é esqueça o mapa, coloque o endereço no GPS e siga as instruções. 

Para acessar a garagem é preciso acionar um botão à esquerda do portão, na entrada da garagem e você vai receber um ticket, que deve apresentar na hora do checkout, quando vai pagar a diária de 8 euros. Vai usar este ticket já validado para sair da garagem depois. O acesso ao hotel é por dentro do estacionamento, bem fácil.

Pegando a estrada

Na manhã seguinte, depois do café da manhã, fizemos o checkout e pegamos a estrada, para o nosso primeiro dia de roadtrip por Portugal. Nossa primeira parada seria o Algarve, ao sul do país e, para chegarmos até lá, fizemos um roteiro encantandor, parando em 3 vilarejos para conhecer seus castelos e passando por estradas lindas, rodeadas por corticeiras e olivais, pelo Alentejo litorâneo. Um encanto de viagem que contamos aqui:

 

Diário de Portugal – De Lisboa ao Algarve

Leia aqui também sobre nosso primeiro natal em terras portuguesas

 Hotéis em portugal

Vai viajar para Portugal? Escreva um email para claudia.bins@aspasseadeiras.com.br e peça o nosso roteiro que eu envio pra você gratuitamente. 😉 

E não deixe de acompanhar as fotos da nossa viagem em nosso Instagram @as_passeadeiras e Facebook.com/aspasseadeiras.

Beijo das Passeadeiras e até o próximo post!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

40 comentários

  1. […] Leia aqui como foi nossa hospedagem com as crianças no hotel HF Fênix Urban […]

  2. Ester 4 de fevereiro de 2017, 15:43 comentar

    Amo Lisboa!! E realmente, por esse preço, foi um hotel sensacional! Também amo café, faz uma diferença né? É um ótimo jeito de começar o dia!!

  3. Susana - Viaje Comigo 4 de fevereiro de 2017, 17:29 comentar

    Olá! Um post muito útil e super detalhado para quem vai passear para Lisboa, com ou sem crianças. 😀 Se vierem até ao Porto, minha cidade, terei todo o gosto de ajudar 😀

    • Claudia Bins 4 de fevereiro de 2017, 22:17 comentar

      Susana, estivemos durante o natal em Porto! Que pena que ainda não sabia de você, mas voltaremos à Portugal em março para ficar mais tempo e então, quem sabe, faremos uma visita! 😉

      Beijo

  4. Analuiza (Espiando Pelo Mundo) 4 de fevereiro de 2017, 18:05 comentar

    oi Claudia… como você, minha irmã e meus pais ficaram hospedados no HF Fenix (não lembro que unidade da Marques de Pombal) e recomendam muito. Eu quero comentar que adorei as fotos do quarto e achei um mimo o cantinho da criança.

    Para mim, entretanto, o que mais teve valor foi ter pastel de nata no café do manha e máquina Nespresso. Sou muito feliz com essa duplinha!!

    Como nós ficamos alguns dias em Lisboa, compramos o Viva Lisboa que fomos recarregando de acordo com a necessidade. Como você disse, foi super tranquilo utilizar as máquinas, assim como a utilização do metrô. bj

    • Claudia Bins 5 de fevereiro de 2017, 20:35 comentar

      Oi Analuiza, é uma dupla irresistível mesmo, não é? :-) Nós amamos Lisboa e Portugal em geral, recomendamos muito!

      Claudia

  5. Klécia 4 de fevereiro de 2017, 18:32 comentar

    Eu sempre fico imaginando que, quando tiver filhos, a questão de hospedagem vai pesar muito em minhas viagens. Localização, conforto, quarto com camas extras, vai ser muita coisa pra considerar. Acho super legal você já ter pensado nisso e dado uma dica tão legal. O preço foi ótimo e a localização parece mesmo ser bem boa. Ter recomendação de alguém é uma das coisas que mais levo em conta na hora de escolher um hotel, ainda mais quando o conforto e a felicidade dos pequenos estiver em jogo!

    • Claudia Bins 5 de fevereiro de 2017, 20:32 comentar

      Verdade Klécia, eu também sempre procuro recomendações quando busco hospedagem e dicas de passeios! Obrigada pela visita!

      Clau

  6. Margarida Nobre 4 de fevereiro de 2017, 22:46 comentar

    Óptimo dica de alojamento em Lisboa, viajando com ou sem crianças. Vou ter em conta na minha próxima visita à capital… 😉

  7. Mari Vidigal 5 de fevereiro de 2017, 04:24 comentar

    Que ótima dica para famílias! O quarto é realmente excelente!

  8. Luciana Rodrigues 5 de fevereiro de 2017, 20:24 comentar

    Pelas fotos fiquei super bem impressionada com o Hotel Fenix Urban. Muito espaçoso mesmo e até anima, já que somos uma família de 4 (2 adultos e 2 crianças). Obrigada pela dica.

    • Claudia Bins 5 de fevereiro de 2017, 20:30 comentar

      Acomoda super bem uma família de até 5 pessoas, realmente o quarto é muito confortável Luciana!

      Abraço,

      Clau

  9. Juliana Moreti 6 de fevereiro de 2017, 00:13 comentar

    Claudia
    Esse hotel foi realmente um achado! O ùnico local que encontrei quartos grandes assim foi no Gardênia em Gramado! E que sorte a tua que o taxista não errou por um hotel tao distante!
    Agora….. pastel de nata e café espresso no café da manhã é tudo, não?

  10. Camilla Kafino 6 de fevereiro de 2017, 13:10 comentar

    Anotado a dica. Estarei por Lisboa em abril e com o pequeno, com certeza vou procurar por esse hotel que achei o máximo pelo seu review. Obrigada por compartilhar a dica.

    • Claudia Bins 6 de fevereiro de 2017, 22:54 comentar

      Vai gostar com certeza Camilla! Depois conta pra nós ;-).

      Abraço,

      Clau

  11. Edson Amorina Jr 13 de fevereiro de 2017, 10:07 comentar

    Nós nos hospedamos com a pequena num pequeno hotel perto da Praça Marques de Pombal e foi bem legal, perto da praça linda e metro.

    • Claudia Bins 15 de fevereiro de 2017, 11:41 comentar

      Aquela região é ótima Edson, nós gostamos muito!

      Clau

  12. essaywritingservice-s.com 20 de fevereiro de 2017, 11:24 comentar

    It is very important to choose the right hotel for the families with children. I think we should take into account a number of factors here.

  13. […] Leia aqui dicas de hotel para se hospedar com crianças em Lisboa […]

  14. Talita Rodrigues Nunes 4 de abril de 2017, 21:24 comentar

    Vou deixar tudo aqui anotadinho para quando for conhecer Lisboa! Delícia de viagem!

  15. Fabiana Fontainha 4 de abril de 2017, 23:31 comentar

    Amei seu post! Sou de família portuguesa e meu sonho é conhecer a terrinha um dia, quem sabe… beijos

  16. Ana Claudia 5 de abril de 2017, 02:29 comentar

    eu sou maluca para conhecer Portugal. acho que deve ser lindo…e pelo seu post agora tenho certeza hahaha
    adorei as dicas. vou guardar para usar qdo planejar minha viagem.

  17. Andreia Sales 5 de abril de 2017, 12:25 comentar

    Um tour completo por Portugal com ótimas dicas de hospedagem.
    Já deu vontade de arrumar as malas e partiu férias.
    Bjs

  18. Tatiana 5 de abril de 2017, 12:40 comentar

    Esse post vai me ajudar bastante. Já anotei várias dicas.

  19. Ariane Baldassin 5 de abril de 2017, 17:32 comentar

    Taí uma cidade que nunca fui mas que morro de vontade de visitar. Dicas anotadas!

  20. Camila 6 de abril de 2017, 10:42 comentar

    Portugal deve ser lindo, meus pais e minha irmã já foram e amaram.
    Adorei o hotel e suas dicas.
    Ótimo post.

  21. Pauleni 6 de abril de 2017, 14:02 comentar

    Muito boa essa dica de Portugal, acho maravilhoso como vocês planejam tudo tão legal.

    bjs

  22. Chris Ferreira 6 de abril de 2017, 18:43 comentar

    Estou louca para voltar a Portugal e passar uns dias em Lisboa. Muito bom o hotel. O quarto é bem amplo. Mas depois de 36 horas chegar no hotel errado é pra arrasar. Ainda bem que era bem pertinho.
    Adorei os passeio e dicas. Fiquei com água na boca com as fotos do docinho.

  23. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

  24. […] Procurando hotel em Lisboa? Veja aqui nossa dica de onde se hospedar com crianças na capital de Por… […]

  25. […] Procurando hotel em Lisboa? Veja aqui nossa dica de onde se hospedar com crianças na capital de Por… […]

  26. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

  27. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

  28. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

  29. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

  30. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

  31. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

  32. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

  33. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

  34. […] Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica! […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!