As Passeadeiras

Um dia em Cascais pelo Centro Histórico

Para quem nos acompanha aqui no blog e no Instagram @as_passeadeiras, sabe que estamos morado em Cascais desde março de 2017. Ou seja, há quase um ano! Parece mentira, mas ainda não tinha escrito nenhum post sobre o charmoso balneário que chamamos de lar. No post de hoje então, vou contar o que ver e onde ir em um dia em Cascais.

Antes de começar com os passeios, vamos nos localizar. Cascais é um dos Concelhos de Lisboa, conforme a divisão administrativa portuguesa. Como tal, é dividido em freguesias, algo que corresponde aos bairros no Brasil, mais ou menos, com a diferença que cada Freguesia tem sua Junta de Freguesia, um tipo de sub-prefeitura: 

Mapa do Concelho de Cascais (Fonte: Câmara Municipal de Cascais)

 

Os passeios turísticos mais conhecidos ficam na Linha de Cascais, ou seja, na parte inferior do mapa acima, próximos ao mar. A parte cor de rosa, ou a Freguesia de Cascais é onde fica a Vila de Cascais, ou o centrinho histórico. Só para lembrar, existe uma linha de trem que sai da estação Cais do Sodré, em Lisboa e vai até a Vila de Cascais, parando em vários pontos ao longo do caminho. É uma maneira rápida, divertida e barata de visitar o charmoso balneário.

Considerando que você tenha pouco tempo e vai fazer um bate-volta desde Lisboa, aqui vai encontrar algumas sugestões do que visitar e o que fazer em um dia em Cascais. A lista tem atividades para um período maior, portanto, se você for sortudo(a) e tiver mais tempo, pode organizar seus passeios como preferir.

Se tiver alguma dúvida ou quiser mais sugestões, entre em contato através de nossas redes sociais ou nos comentários do post.

O percurso que sugerimos é este aí embaixo, conforme o mapinha do Google Maps. Ao todo dá 2,5 km. Sugerimos caminhar devagar e fazer paradas ao longo do caminho, para curtir bem o passeio.

 

Passeio no centro histórico de Cascais. Imagem: Google Maps

 

Um dia em Cascais pelo Centro Histórico

Começamos nosso passeio pelo centro histórico de Cascais, que é muito charmoso e cheio de atrações. É fácil de se locomover e você não vai precisar de carro, só de um pouco de disposição para caminhar entre ruelas floridas e coloridas. Quando cansar, sente em um dos muitos cafés que encontrará pelo caminho e faça como os locais: aprecie o momento e a vida.

 

Praia da Rainha

1. Praia da Rainha

Saindo da estação de trem, basta seguir na direção sul, atravessando a rua e você verá o McDonald’s. Continue em frente e pouco depois vai chegar até a esplanada ou Largo da Praia da Rainha, a mais famosa de Cascais. Chama Praia da Rainha porque a rainha D. Amélia, a última Rainha de Portugal, curtia tomar banhos ali. A praia é pequena e nos dias de calor fica bem cheia. Tem águas limpas e frias. Se continuar o passeio à esquerda da praia vai encontrar o Hotel Albatroz (super indico para o chá da tarde, happy hour ou jantar – faça reserva). Seguindo um pouco mais, passando a Praia da Duquesa e contornando o rochedo chega até a piscina oceânica Alberto Romano, aberta ao público. O passeio é agradabilíssimo se não tiver frio ou ventoso. Há restaurantes e a região toda é muito agradável. 

Voltando agora em direção ao centro vai encontrar a Rua Frederico Arouca.

 

Rua Frederico Arouca

2. Rua Frederico Arouca

Uma das principais ruas do centro de Cascais, é cheia de comércio e restaurantes, músicos e artistas de rua. Pode seguir por ela até a Alameda Combatentes da Grande Guerra, ou dar só uma espiadinha, pegar a esquerda e seguir pela Rua da Saudade e Rua Fernandes Thomás até a Praia da Ribeira. Eu, particularmente, gosto mais desse segundo trajeto, pelo casario e pelas vistas à Praia da Rainha. Caminhe até encontrar o Palácio Seixas, o atual Clube dos oficiais da Marinha. O palácio foi construído sobre o antigo forte de S. Catarina, e ainda hoje podemos ver os restos da muralha original, quando olhamos de frente. Pode-se entrar no largo ao lado, de onde se tem lindas vistas para as praias e o mar. Do outro lado existe uma pequena praça com uma estátua.

No entorno, caso queira comer, eu indico o Cantinho do Avilez, o charmoso Bougain ou o Corleone. Se busca opção vegetariana/vegana, o House of Wonder é uma ótima pedida. Para uma pause e um café, o House of Wonder, o Joyeux (adoro!), o Paul ou o quiosque do Jardim Visconde da Luz (o melhor cafezinho de Cascais na minha modesta opinião). Para um sorvete (ou gelado como chamam aqui) temos a famosa Santini ou o (maravilhoso) Arcádia.

 

Cascais e seus caminhos

 

Procurando hospedagem espetacular em Cascais, com crianças? Clique aqui.

 

Passeio Dom Luís

 

3. Passeio D. Luís I

Seguindo nosso passeio, ao descer as escadas que levam ao Palácio Seixas, chegamos à Praia da Ribeira, seguindo o Passeio D. Luís. O local não poderia ser mais agradável! Ali, de vez em quando, fica a Roda Gigante de Cascais, além de ser local de muitas festividades e eventos ao longo do ano. Um dos mais emblemáticos que nós presenciamos foi o Cascais Lumina e suas belíssimas intervenções que misturam arte e tecnologia.

 

Palácio Seixas e Cascais Lumina Festival de luzes no Hotel Baía

Do outro lado da rua fica o hotel Baía, bem ao lado da Praça 5 de Outubro.

 

Praça 5 de Outubro

 

4. Praça 5 de Outubro

A pequena praça decorada com calçada portuguesa é onde fica a sede da Câmara Municipal da Vila. O prédio fica no antigo palácio dos Condes da Guarda, do século XVIII. Ali funciona o Museu da Villa, com entrada gratuita. O prédio tem uma fachada linda com uma coleção de azulejos azuis e brancos, representando santos católicos.
 
 

Câmara Municipal de Cascais

 
Um pouco a frente fica a estátua de D. Pedro I. Lembram da expressão “Inês é  morta”. Pois veio da época de D. Pedro I e de sua lendária história de amor por Inês de Castro.  Aqui cabe lembrar que o rei D. Pedro I em Portugal não é o mesmo D. Pedro I no Brasil. Espantado(a)? Pois é, eu não fazia ideia disso… Mas isso é tema para outro post!
Aqui vale mencionar que mereceu a estátua por ter sido durante seu reinado que Cascais recebeu “foral”, ou seja, foi elevado à condição de município ou Concelho, deixando de ser parte de um “feudo”.
 
 

Largo de Camões

 
Mas continuando nosso passeio, a sugestão é caminhar pela a praça, atravessando até o Largo Luís de Camões, e sua esplanada repleta de restaurantes, cafés e lojinhas para turistas. É uma voltinha tão rápida que vale a pena conhecer, mesmo que você não curta esse tipo de passeio. Caminhe até o Jardim Visconde da Luz, para fotos no Carrossel Veneziano e um café no quiosque. Se tiver saudades da comida brasileira, um pouco mais adiante fica o Feel Rio e, logo em seguida, o Mercado da Vila.
 
 

Alameda Combatentes da Grande Guerra

 

5. Alameda Combatentes da Grande Guerra

Saindo do Jardim Visconde da Luz e voltando em direção à Praia da Ribeira, vá pela Alameda Combatentes da Grande Guerra, curtindo a curta caminhada entre os canteiros floridos. Do outro lado da rua fica o “The World Needs Nata“, a famosa sorveteria Santini e a esplanada do Largo da cidade de Vitória. Uma gracinha! Siga em frente, passando novamente pelo Passeio D. Luís I e subindo em direção à Cidadela de Cascais. Repare na estátua do rei D. Carlos I e tire alguns minutos para apreciar a vista, os barquinhos dos pescadores, o mar. Lembre-se de respirar e agradecer pelo privilégio de estar vivo e estar ali. Eu faço isso todas as vezes que vou lá…

Ali na Baía, em frente à Praia da Ribeira, fica o Hotel Baía, onde você pode subir até o rooftop para um happy hour inesquecível (sugiro pedir um Prosecco e curtir a paisagem). 

 

Baía de Cascais

Cidadela de Cascais

 

6. Cidadela de Cascais

Passe pelos portões imponentes e entre no complexo da Cidadela de Cascais. Ali vai encontrar um hotel maravilhoso, a Fortaleza Nossa Senhora da Luz, uma antiga igreja, o Clube Naval de Cascais e uma esplanada simpática que serve de palco para vários eventos ao longo do ano. A entrada na Cidadela é livre e seguindo por ela chegamos até a Marina de Cascais.

 

O final da Marina de Cascais com vista para o farol

7. Marina de Cascais

Eu sou apaixonada pela Marina de Cascais. Adoro Marinas, em geral, mas a de Cascais é linda demais. Além de limpa e organizada, é cheia de restaurantes e lojas. Mas o que mais me encanta é a vista, com o Farol de Santa Marta a enfeitar o horizonte. Seguindo sempre em direção ao Farol de Santa Marta, contornamos a cidadela, por dentro da Marina, até chegarmos à Av. Rei Humberto II de Itália, bem onde avistamos o belíssimo museu dos Condes de Castro Guimarães, na Esplanada de Santa Marta. Aqui vale uma outra parada, para apreciar a paisagem e curtir o momento. Se for calor, poderá ver alguns corajosos a pularem da pequena ponte. Eu gosto de ver os praticantes de Stand Up. Um dia ainda tomo coragem só para fazer isso ali, naquele local.

A Marina de Cascais é repleta de restaurantes, bares, cafés e lojas charmosas. Aproveite para conhecer (o Bossa é um dos meus favoritos) e não deixe de subir no 2º andar, onde também tem várias opções bacanas. Caso esteja de carro, o estacionamento da Marina é bem mais em conta do que o estacionamento do Hotel Baía (fica a dica).

 

Museu Condes de Castro Guimarães

 

10. Museu Condes de Castro Guimarães

O casarão aristocrático de outrora enfeita o Bairro dos Museus, em Cascais. Estrategicamente localizado entre o Parque Marechal Carmona e o mar, guarda memórias de um passado rico e elegante. É aberto a visitação, e a entrada é pelos jardins do Parque. A pequena praia em frente é muito apreciada no verão.

 

Farol Museu de Santa Marta

11. Farol Museu de Santa Marta

O Farol que ainda mantém funções de sinalização costeira, funciona também como Museu desde Julho de 2007. Onde antes funcionavam as residências dos faroleiros e plataformas é que se encontram o espaço da exposição, o centro de documentação e a cafetaria. 

 

Parque Marechal Carmona

12. Parque Marechal Carmona

O maior parque urbano de Cascais conta com um grande espaço verde, lago, patos, galinhas, pavões, parquinho, cafeteria, parque de merendas, fonte, trilhas e até biblioteca infantil. Um espaço maravilhoso para um passeio relaxante em família.

 

Este foi o primeiro post com dicas de passeios em Cascais. Mais estão por vir! Dicas de restaurantes e muito mais. Fiquem ligados e deixem sugestões ou perguntas nos comentários que teremos o maior prazer em responder!

 

______________________________________

 

Por enquanto, veja aqui outras dicas para quem quer passear em Cascais:

 

Cascais – O que fazer visitar em um dia (blog um olhar novo)

Timeout – Coisas para fazer em Cascais

 

Para o Pinterest:

________________________________________

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Cascais? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

 

Booking.com  

 

________________________________________

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro em Sintra, pelo centro histórico

Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças

Mercado Medieval de Óbidos

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Comprar carro em Portugal

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

 

 

Sair da versão mobile