Amarante é uma cidade pequena e surpreendente, situada às margens do rio Tâmega, no norte de Portugal. Tem um rico passado medieval e ambiente acolhedor, que conjuga tradição e curiosidades interessantes além de beleza natural e deliciosa gastronomia. Nós visitamos por recomendação de uma amiga e foi melhor do que esperávamos. Veja no post de hoje 10 motivos para visitar Amarante.
1. Localização
Amarante fica pertinho do Porto, podendo ser uma parada para quem visita o norte. Como a cidade é pequena, 1 ou 2 dias são suficientes para conhecer. Situada entre as serras do Marão e da Aboboreira e cortada pelo rio Tâmega, é cheia de encantos para os visitantes.
2. Uma das 15 mais bonitas cidades de Portugal
Amarante está no top 15 da @condenasttraveller das cidades mais bonitas de Portugal. Se quiser ver as outras 14, clique aqui. Mas o que confere beleza à Amarante? Sua arquitetura e geografia. Cortada pelo rio com uma imponente ponte medieval, conta com monumentos imponentes como a Igreja de São Gonçalo e ruelas estreitas com lojinhas e cafés convidativos.
3. São Gonçalo, o Santo Casamenteiro
Como assim, não é Santo Antônio? Sim! Em Portugal os dois o são… explica-se: Santo Antônio é o queridinho das moçoilas, enquanto São Gonçalo (que, por sinal, não é Santo e sim Beato) é o preferido das balzaquianas! Existe uma quadra famosinha por lá, inclusive:
” S. Gonçalo de Amarante,
Casamenteiro das velhas,
Porque não casas as novas?
Que mal te fizeram elas?”
Na Igreja onde diz-se estar o túmulo (e a estátua do Santo) fica a famosa corda de São Gonçalo, na cintura da estátua e, segundo a lenda, “as encalhadas” que buscam matrimônio devem puxar a corda três vezes, para pedir um casamento ao santo. Na igreja tem uma sala com um caixão que simboliza o túmulo do Santo. Diz a tradição popular que as mulheres que querem casar devem tocar no túmulo do santo com um lenço branco e depois atá-lo ao pescoço para atrair o amor.
São Gonçalo de Amarante nasceu por volta de 1187 em uma aldeia perto de Vizela. Pertencia a uma família nobre e foi educado na fé cristã. Foi ordenado sacerdote e, depois de uma longa peregrinação a Roma e à Terra Santa, regressou à sua paróquia, abandonou a vida paroquial e tornou-se frade dominicano. Chegou a Amarante por volta de 1250 e instalou-se numa ermida dedicada a Nossa Senhora da Assunção, junto ao rio Tâmega. Construiu uma ponte sobre o rio Tâmega para facilitar a passagem dos peregrinos e dos habitantes da região. Dizem que realizou vários milagres, como curar doentes, multiplicar pães e peixes, acalmar tempestades e ressuscitar mortos.
4. Igreja e o Convento de São Gonçalo
Além do túmulo do santo e um museu de arte sacra, a igreja é um belo exemplo de arquitetura barroca, com uma fachada imponente e um interior rico em talha dourada e azulejos. O convento foi fundado em 1540 pelos dominicanos e é sede, hoje em dia, da Câmara da Biblioteca Municipal. Reparem as marcas de bala de canhão na fachada do convento, testemunham a luta durante as segundas invasões francesas, em 1809, quando as tropas de Napoleão Bonaparte foram impedidas, durante 14 dias, de atravessar a ponte de S. Gonçalo.
5. Ponte de São Gonçalo
A Ponte de São Gonçalo liga as duas margens do rio Tâmega, data do século XVIII e substituiu a anterior que ruiu numa cheia em 1763 (reza a lenda que a ponte anterior teria sido construída pelo próprio São Gonçalo com a ajuda dos populares).
6. Centro histórico charmoso
Ruas estreitas e , casas antigas, miradouros, monumentos, como a Igreja de São Pedro, a Igreja de São Domingos, o Pelourinho e a Casa da Cerca. Além de lojinhas, cafés e restaurantes, inclusive às margens do Tâmega.
7. Os “quilhõezinhos” de São Gonçalo
Os famosos doces de São Gonçalo popularmente conhecidos também por “colhõezinhos de S.Gonçalo ou Gonçalinhos” devido à sua forma fálica são presença habitual das romarias de Amarante e estão presentes em muitas vitrines das confeitarias locais. Sua origem é provavelmente pagã, de culto à fecundidade da terra.
8. Feira dos doces conventuais
Criados e difundidos pelas monjas do Convento de Santa Clara a partir do século XIII, a Associação Empresarial de Amarante realiza, no segundo fim-de-semana de maio, a Feira dos Doces Conventuais de Amarante. Em 2024, a 18º Feira dos doces conventuais de Amarante será nos dias 10 a 12 de maio nos claustros do Mosteiro de S. Gonçalo e do Museu Amadeo de Souza-Cardoso. Papos de Anjo, Foguetes, Lérias e brisas do Tâmega são exemplos dos doces conventuais da região.
9. Deliciar-se nas confeitarias
Caso você não consiga ir à Amarante na época da Feira dos doces conventuais, visite alguma das confeitarias da cidade para apreciar um bom café e experimentar um docinho local. Aqui nossas sugestões:
- Confeitaria da Ponte: Super tradicional e muito bem localizada, bem ao lado do rio Tâmega, tem uma varanda com vista linda. Na Rua 31 de Janeiro, 186.
- Casa Pardal: R. Cândido dos Reis, 4600-055
- Confeitaria O Moinho: Rua 31 de Janeiro, 83
- Confeitaria Lailai: Rua 31 de Janeiro, 75
- Confeitaria Tinoca: Rua 31 de Janeiro, 64
- Pastelaria e Salão de Chá Butterfly: Largo Sertório de Carvalho – Edifício Mirante, 164
- Brisa Doce: Av. Primeiro de Maio Lt. 17 – A
- Doçaria Mário: Rua Cândido dos Reis, 141
10. Hotéis maravilhosos
Peso Village: Quartos românticos e familiaresem meio a natureza. Nota 9,6 no Booking.
Des Arts: Vários tipos de acomodação em excelente localização. Tem Bar super charmoso aberto aos não hóspedes. Nota 8,5 no Booking.
Oliveiras Village Agroturismo: Charmoso e moderno, com piscina. Nota 9,4 no Booking.
Quinta da Pousadela Agroturismo: Em meio aos vinhedos e à natureza, com todo o conforto. Nota 9,2 no Booking.
Monverde Wine Experience Hotel:Experiência diferenciada, com quartos modernos e bem decorados, em meio aos vinhedos. Nota 9,1 no Booking.
Delícia de lugar para visitar a dois ou curtir em família! Para ver outras sugestões veja abaixo no post.
Veja aqui outras sugestões de Roteiros e Posts:
Todos os posts sobre a Espanha, aqui
Todos os posts sobre a Itália, aqui
Todos os posts sobre a França, aqui
Roadtrip por 14 países na Europa, aqui
Home Exchange – a experiência de Carla Leidens
12 motivos para visitar Valença do Minho
12 motivos para visitar Guimarães
3 dias em Lisboa – 1º vez em Portugal
10 castelos para visitar perto de Lisboa
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui
0 Comentário