Lá se vão 7 anos morando em Portugal e, durante esses anos todos posso afirmar que conhecemos muito deste país encantador. Da última vez que contei foram mais de 150 cidades/vilas visitadas, mas isso já tem mais de 3 anos… pois é, a gente ama conhecer o máximo possível do lugar onde moramos e aqui não seria diferente.
É claro que morar aqui proporciona escapadinhas, bate-voltas que facilitam muito. Então, conhecendo o que já conhecemos, o que eu recomendaria para quem vem visitar pela primeira vez Portugal?
Foi pensando nessa pergunta que resolvi escrever este primeiro post, dividindo minhas sugestões em roteiros de 3 dias em Lisboa e arredores, tudo para facilitar a vida de vocês, queridos leitores e leitoras! Nos próximos posts darei sugestões de 5, 7 e 15 dias. Vamos a isso então?
O que visitar na primeira vez em Portugal em 3 dias
Um pouco de história
Portugal está situado no extremo sudoeste da Europa e inclui os arquipélagos da Madeira e dos Açores no Oceano Atlântico. No continente europeu, o território português ocupa uma área de 88.889 km2 (com 218 km de largura, 561 km de comprimento, 832 km de costa atlântica e 1.215 km de fronteira terrestre com Espanha). Com esta área é o 15º maior país da Europa e faz fronteira somente com a Espanha e com o Oceano Atlântico.
De acordo com um resumo muito bom do Diário de Notícias, “Portugal começou com um conde vindo do norte da Europa para ajudar a realizar a reconquista da Península, o qual casou com uma filha do rei de Leão e tomou conta do Condado Portucalense, tendo nascido deste casamento D. Afonso Henriques, que mais tarde decidiu desenvolver o condado para ser país independente, pelo que teve que se revoltar contra os partidários da dependência, naturalmente ligados a sua mãe. Conseguiu a independência em 1143 e rapidamente expandiu a fronteira numa linha de perto de Barca de Alva até Lisboa, criando assim Portugal e depois alargando o território até abaixo do Tejo.“
Uma curiosidade
Lisboa não é a capital oficial de Portugal, você sabia? A capital oficial do país é Coimbra, onde a corte morou até 1255. Nesse ano, D. Afonso III quis mudar toda a corte para Lisboa, que se havia tornado numa cidade cada vez mais próspera. A certa altura, Coimbra tinha ficado para trás nas condições de vida que oferecia. Então D. Afonso III fez as malas e rumou para a cidade. Mas nem ele, nem nenhum outro rei assinou qualquer documento que oficializasse Lisboa como capital oficial portuguesa: passou a sê-lo de fato, na prática, porque a corte passou a viver lá. Algo que nunca foi oficializado, pelo que Coimbra continua a ser a capital oficial de Portugal.
Assim sendo, nosso roteiro começa pela capital de fato, Lisboa!
O que visitar em Portugal se você tem 3 dias
Assumindo que você chega em Portugal por Lisboa e tem somente 3 dias, minha sugestão é concentrar-se na linda capital (de fato).
Dia 01 – Centro histórico
- – Brunch/Café no Nicolau o no Basílio.
- – Praça do Comércio (repare na placa na esquina direita – quem olha para o Tejo – ela sinaliza o assassinato do último rei Português, ali mesmo no Terreiro do Paço).
- – Passeie com calma por toda a praça e preste atenção na estátua ao centro, no Cais das Colunas às margens do Tejo, nas muralhas do castelo ao fundo, espie o Museu da Cerveja que é lindo por dentro e, já que é meio cedo ainda, siga rumo ao Arco da Augusta.
- – Passeie pela Rua Augusta até a Praça da Figueira, repare no elevador de Santa Justa à sua esquerda, assim que cruzar a rua de Santa Justa.
- – Caminhe até a Praça Martim Moniz e pegue o Elétrico 28. Com ele, você vai passar pelo Bairro da Graça, Alfama, uma parte da Baixa e, quando chegar ao Chiado (Praça Luis de Camões) você vai descer, bem a tempo de provar um Pastel de Natas da Manteigaria, ali em frente.
- – Siga em frente rumo ao Miradouro de Santa Catarina, você vai passar pelo Elevador da Bica à esquerda.
- – Uma vez no Miradouro, você pode escolher almoçar por ali mesmo, há uma variedade de opções. Para algo simples com vista bonita (estilo tapas) eu sugiro o rooftop do Madame Petisca. Se busca algo mais fancy pode(ou para o cafezinho depois) vá no Pharmácia, o restaurante/café do lindo Museu da Farmácia. Depois…
- – Retorne ao Chiado para um pit stop no clássico A Brasileira, depois vá até a Livraria Bertrand, a mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Se entrar na rua à direita e caminhar um pouco vai chegar na loja A Vida Portuguesa, uma bela parada para os mais lindos souvenirs.
- – Volte para a R. Garret e passe em frente aos Armazens do Chiado, vire à esquerda e desça as escadas ao lado do Elevador de Santa Justa, mas repare na obra de Bordallo II.
- – Atravesse a Rua Augusta e vá em direção à Igreja de Santo Antônio, em Alfama. Vale a pena visitar o interior, onde nasceu o Santo Casamenteiro. É gratuito. Continue a subir e vá até as Portas do Sol, passando pelo Miradouro de Santa Luzia. Depois, vá até o Castelo de São Jorge. A visita ao Castelo é mais demorada, a área é grande e vale muito a pena.
- – Aqui uma dica de local: caso tenha dificuldades de locomoção ou simplesmente não quer cansar subindo a ladeira, após cruzar a Rua Augusta, siga até a Rua dos Fanqueiros e entre no edifício do Elevador do Castelo. Suba até o último andar (é gratuito), saia do edifício, atravesse a rua e siga em direção ao Pingo Doce do Loureiro, uma quadra em frente. Lá tem outro elevador. Pegue-o e suba até o fim. Você vai estar na rua da Costa do Castelo, bem perto do mesmo. Pode visitar o Castelo primeiro e ,depois, as Portas do Sol e o Miradouro Santa Luzia. Depois descer em direção à Igreja de Santo Antonio e à Sé.
- – Dia cheio, não é? Mas você teve o prazer de conhecer o básico do centro histórico de Lisboa. Para jantar, veja algumas sugestões no final do post.
Dia 02 – Belém
- – Comece com uma visita à Torre de Belém. De lá siga até o próximo monumento:
- – Padrão dos Descobrimentos, sem deixar de apreciar o magnífico mosaico no chão, uma rosa dos ventos.
- – Atravesse a Avenida pela passagem subterrânea e atravesse os lindos jardins.
- – Faça uma parada estratégica para um café + Pastel de Natas na casa do Pastel de Belém. Dica de local: entre no estabelecimento, não fique na fila para quem quer somente pegar os pasteis e ir embora. Lá dentro é enorme com dezenas de mesas para você apreciar o tradicional doce com toda a calma do mundo.
- – Volte até o Mosteiro dos Jerônimos para visitar a Igreja dos Jerônimos e o interior do lindo Mosteiro.
- – A esta altura vai ter fome, minha sugestão é seguir até o Centro Cultural Belém, onde você vai encontrar 3 opções de restaurantes: o Único, que forma e emprega pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento e serve comida natural. O Sauvage, no 3º piso do CCB, com vista para o Tejo e comida portuguesa e, finalmente o Este/Oeste, no Jardim das Oliveiras, com cardápio misto Italiano e Japonês. Caso prefira algo mais tradicional e simples, deixo a dica da minha amiga Carla, que mora mesmo em Belém e é fã do restaurante O Recanto (R. Praia do Bom Sucesso, 24).
- – Se ficar mesmo pelo CCB, pode aproveitar a visita ao Museu de Arte Contemporânea e, depois, pode dar uma espiada na obra de Bordallo II, The great Racoon, caso curta street art. Fica na parte de trás do Museu na esquina da R. Bartolomeu Dias, mas pode-se ver muito bem a partir dos jardins traseiros do Museu.
- – Se ainda tiver energia :-), um passeio lento pelos jardins de Belém e você vai passar em frente ao Palácio de Belém. Siga em frente até o MAAT, onde pode curtir o miradouro no topo, o Café com vista para a ponte e, se houver alguma exposição que te interesse, força! Caso contrário, fique por ali curtindo o entardecer. Quem sabe um drink no charmoso SUD, mesmo ao lado, enquanto assiste ao sol se por?
Dia 03 – Sintra & Cascais
- – Idealmente você vai de carro até Sintra, onde começa o roteiro. A charmosa vila portuguesa fica a 30km de Lisboa. Dá pra ir de trem, a partir de Lisboa, também. Se for o caso, pode ir à Cascais depois, de Uber. A ideia é passar a manhã por lá visitando o centro histórico e algum dos monumentos. Você não vai ter muito tempo então eu sugiro escolher um dos maiores (Palácio Nacional da Pena ou Quinta da Regaleira), acredite, qualquer um dos dois vai valer muito. Você pode começar por um deles e depois caminhar pelo centrinho histórico, ou vice-versa.
- – Ao visitar o centrinho, não deixe de provar um Travesseiro de Sintra na Piriquita, provar Ginginha no copinho de chocolate e tirar muitas fotos!
- – Saindo de Sintra, minha sugestão é ir até o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental. É um passeio muito bonito.
- – Depois, siga rumo à Cascais pela Costa do Guincho, uma estrada deslumbrante, vá devagar para curtir a paisagem.
- – Chegando em Cascais, imagino que esteja famint@. Sugestões: Casa da Guia, uma antiga quinta de veraneio que virou um centro cultural a beira-mar, com vários restaurantes, lojinhas, cafés. Uma delicinha! Meu favorito é o Paladar da Guia, mas você vai ter ótimas opções para escolher. Não curtiu, quer algo mais fancy, vá direto ao Maré, o mais novo restaurante do Chef José Avillez, também a beira-mar. Quer outras opções? Vá direto à charmosa Marina de Cascais. Tem amplo estacionamento e um monte de restaurantes para você escolher. Meus favoritos? O Bossa (comida Luso-Brasileira) e o Kbueno (carnes maravilhosas), mas tem vários outros para escolher.
- – Depois de almoçar muito bem, vá passear em Cascais. Caminhe pela charmosa vila piscatória, uma das mais bonitas da Europa que eu tenho o privilégio de chamar de lar. Na minha modesta opinião, o melhor café de Cascais fica no quiosque do Jardim Visconde da Luz, o mesmo do Carrossel.
- – Para o jantar, pode escolher o restaurante Lota da Esquina ou algum dos que sugeri acima.
Sugestão de lugares para visitar em Sintra aqui
Para ver uma sugestão de lugares para visitar em Cascais, clique aqui.
Onde dormir em Lisboa com excelente localização e avaliação
4*
3*
Sugestões de lugares para Jantar e comer Bacalhau em Lisboa:
Dica de ouro: pesquise ntes no The Fork para ver se tem descontos.
- – Casa do Bacalhau
- – Laurentina
- – D’Bacalhau
- – Solar dos Presuntos
Restaurantes Fine Dining:
- – Belcanto (Avillez)
- – Alma (2 estrelas Michelin)
- – Pateo – Bairro do Avillez
- – JNcQUOI
Restaurantes Lindos:
- – JNcQUOI Asia
- – Rocco
- – Mama Shelter
- – Seen
Curtiu as dicas? Então já envia o link para aquela pessoa que precisa saber também!
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
10 castelos para visitar perto de Lisboa
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui
Todos os posts sobre a Itália, aqui
Todos os posts sobre a Espanha, aqui
Todos os posts sobre a França, aqui
Roadtrip por 14 países na Europa, aqui
0 Comentário