Visitamos a Quinta do Piloto em Palmela, na Península de Setúbal, uma das regiões vitivinícolas que apreciamos bastante aqui em Portugal.
Localizada na Serra do Louro, bem perto do Castelo de Palmela, a Quinta do Piloto foi fundada por uma das famílias mais antigas dessa região, a Família Cardoso. Humberto Cardoso foi o fundador e, atualmente, a 4ª geração da família é responsável por seu legado. Durante muito tempo vendiam vinho a granel. A marca própria virou realidade em 2013. Hoje em dia a Quinta do Piloto em Palmela é conhecida por seus vinhos de edições limitadas, feitos com expoentes de uvas típicas da região, como Castelão e Moscatel, e pequenas quantidades de outras variedades selecionadas, cultivadas entre os 200 hectares de vinhas nos melhores terroirs da região.
Segundo o site www.vinhosdapeninsuladesetubal.org, “a história vitivinícola da região da Península de Setúbal perde-se no tempo. Aqui foram plantadas as primeiras vinhas da Península Ibérica, em cerca de 2.000 a.C., dando início a uma tradição que foi renovada em 1907, com a demarcação da Região do Moscatel de Setúbal, e que sobrevive até hoje, sendo a segunda mais antiga região demarcada de Portugal.
Daqui saem alguns dos melhores vinhos portugueses, cuja qualidade se firmou a partir de uma biodiversidade riquíssima. Nenhuma outra região de Portugal tem tantas diferenças geográficas, com a existência de planícies, serras e encostas, além dos Rios Sado e Tejo e a proximidade com o Oceano Atlântico.”
Agendamos uma visita guiada, através do email: info@quintadopiloto.pt, com prova de vinhos e atravessamos a ponte 25 de Abril rumo à Palmela, junto com nossos amigos. Os horários de visitas são:
Manhã – 11:00 horas e Tarde – 15:30 horas
Lá fomos muito bem recebidos e logo iniciamos a visita, que inicia com um rápido passeio pela propriedade, enquanto a guia nos mostra o terroir ao redor da vinícola e conta que também oferecem alojamento aos visitantes que desejaram pernoitar por lá. Trata-se de uma Vila com 3 quartos e cozinha completa, para uma escapadinha com a família ou amigos.
Também visitamos a adega e aprendemos sobre os processos de vinificação pelos métodos ancestrais da região, aprendemos sobre as festas populares e sobre os vinhos Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo.
A visita termina na lojinha, onde compramos alguns vinhos depois da prova, que veio a seguir.
Estes foram os vinhos que provamos na Quinta do Piloto em Palmela:
Estes nós tivemos a oportunidade de provar em outra ocasião, em uma feira de Carcavelos no Palácio do Marquês do Pombal:
O que mais visitar
Completamos a visita com um belo almoço em Montijo, mas caso você queira ficar na região de Palmela mesmo, deixo aqui embaixo outras sugestões:
- – Se visitar durante o verão, pode participar das Festas da Vindima, uma tradição na região que acontece, normalmente, na primeira semana de setembro.
- – Castelo de Palmela, erguido numa zona estratégica entre os rios Tejo e Sado, o povoado fortificado foi fundado pelos romanos, provavelmente em 310 aC. Mas a primeira linha de fortificação foi erigida pelos Muçulmanos entre os séculos VIII e IX. A visitação é gratuita.
- –Pousada de Palmela para almoçar ou dormir
- – Casa Mãe da Rota dos Vinhos, ponto de informação enoturística. É uma antiga adega, com loja de vinhos e produtos regionais locais. Oferece ainda provas de vinhos e de Moscatéis de Setúbal, degustações de queijo de Azeitão ou de uma variedade de doces da região.
- – Herdade Palácio de Rio Frio, palácio, projecto do arquiteto José Luís Monteiro, encontra-se decorado com azulejos de Jorge Colaço, inspirados em temas agrícolas e vitivinícolas da herdade. Atualmente é um Bed&Breakfast
- – O “Assobiador”, um dos mais antigos e produtivos sobreiros do mundo. Segundo o site do município de Palmela, este sobreiro foi plantado em 1783.
- – Os moinhos de vento da Serra do Louro.
Se você curte enoturismo veja mais abaixo no post outras sugestões.
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Lugares para visitar em Portugal
12 motivos para visitar Valença do Minho
12 motivos para visitar Guimarães
3 dias em Lisboa – 1º vez em Portugal
10 castelos para visitar perto de Lisboa
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui
Todos os posts sobre a Itália, aqui
Todos os posts sobre a Espanha, aqui
Todos os posts sobre a França, aqui
Roadtrip por 14 países na Europa, aqui
0 Comentário