Córdoba a cidade das quatro culturas

Córdoba a cidade das quatro culturas

Visitamos Córdoba no final de 2023, durante uma pequena Roadtrip de uma semana, junto com amigos queridos. Não foi minha primeira visita… Em 2022, para quem lembra, visitei a cidade junto de duas amigas/irmãs, e fiquei apaixonada.

No post de hoje eu conto a compilação das 2 visitas à Córdoba, a cidade das quatro culturas.

Córdoba fica localizada no sul da Espanha, na região da Andaluzia, e é um destino turístico imperdível para quem deseja conhecer a riqueza da história e da cultura espanhola.

A cidade foi fundada pelos romanos no século III a.C., e durante a época romana foi a capital da província da Hispânia Bética. No século VIII, Córdoba foi conquistada pelos árabes, que a converteram em um importante centro cultural e religioso do mundo muçulmano. do visigodo.  Por volta do ano 1000, era uma das cidades mais povoadas do mundo, com 450 000 habitantes, tendo sido uma das primeiras a ter iluminação pública.

Após a reconquista cristã, Córdoba continuou a ser uma cidade importante, e no século XV recebeu os Reis Católicos, que a partir daí dirigiram a reconquista de Granada.  Córdoba dispõe do segundo maior centro histórico da Europa e tem a maior área urbana do mundo declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

Córdoba a cidade das quatro culturas

Visitamos Córdoba em dezembro de 2023

 

Hoje, Córdoba é uma cidade vibrante e multicultural, que abriga um rico patrimônio histórico e cultural. Os 4 principais pontos turísticos da cidade representam as 4 culturas que passaram pela cidade e deixaram sua marca:

  • – A Mesquita-Catedral de Córdoba, uma obra-prima da arquitetura islâmica, que é considerada uma das maiores mesquitas do mundo.
  • – O Alcázar de los Reyes Cristianos, um palácio fortificado construído pelos reis católicos.
  • – O bairro judeu, o mais bem preservado da Espanha.
  • – A Ponte Romana
Córdoba a cidade das quatro culturas

Comprei os ingressos na hora e custou 43€ para nós 4 (preços reduzidos para estudantes).

 

Lendas de Córdoba:

A cidade também é conhecida por suas lendas, como a lenda da Dama de la Alcazaba, que diz que o fantasma de uma mulher assassinada assombra o castelo. Outra lenda famosa é a da Fonte dos Pecados Capitais, que diz que quem beber da fonte será curado de um dos sete pecados capitais.

 

Córdoba a cidade das quatro culturas

A Ponte Romana é linda também ao anoitecer

 

Córdoba a cidade das quatro culturas

As principais atrações de Córdoba estão concentradas no centro histórico e é perfeitamente possível visitá-lo à pé. Sugiro começar pela Mesquita e seguir o roteiro abaixo:

 

Roteiro de um dia de visitação ao centro histórico de Córdoba

Este foi o roteiro que fizemos na nossa última visita, com algumas inclusões da primeira.

 

Córdoba a cidade das quatro culturas

Detalhes da Mesquita-Catedral de Córdoba

 

  • 1 – Mesquita-Catedral de Córdoba: Uma das maiores mesquitas do mundo, construída pelos muçulmanos no século VIII. É uma obra-prima da arquitetura islâmica, com seus arcos de ferradura e colunas delgadas. A mesquita foi convertida em catedral após a reconquista cristã, e hoje abriga um importante tesouro artístico. Você pode pesquisar os valores de entrada no site oficial da Mesquita, aqui. Nós compramos os tickets nas cabines que ficam em uma das laterais do pátio das laranjas da Catedral.  De manhã (entre 8:30 e 10:30) e no final do dia são os melhores horários por não ter tanta gente.

Judiaria em Córdoba – Calleta de las Flores

Detalhes da Judería de Córdoba

Um pouco de Córdoba

 

  • 2 – Calleja de las flores: É a mais instagramável das ruelas Cordobesas. É uma ruela sem saída na Judiaria, em frente à fachada norte da mesquita, que acaba em uma praça de onde tem-se uma vista da torre da catedral. Aqui aproveito  para falar dos Páteos de Córdoba, mundialmente conhecidos. Se você ficar mais de um dia na cidade, pode fazer um tour pelos Páteos floridos.

 

 

  • 3 – Sinagoga de Córdoba: Construída em 1315 (5075 do calendário judaico) em estilo mudéjar pelo arquitecto Isaq Moheb. Após a expulsão dos judeus da Espanha em 1492, o edifício teve diversas funções: hospital, ermita e escola, até ser declarado Monumento Nacional em 1885.

 

  • 4 – La Casa Andalusí: a poucos metros da Sinagoga está a Casa Andalusí, um edifício do século XII que reflete o modelo de residência próprio de al-Ándalus que marcou a arquitetura típica de Córdoba e hoje é aberto à visitação, por 4€.

 

Puerta de Almodóvar

Linda loja de cerâmicas

Restaurante Casa Rubio em Córdoba

 

  • 5 – Porta de Almodóvar: A Porta de Almodóvar é a porta da parte oeste da muralha de Córdoba e uma das três ainda remanescentes. Data da época medieval e conecta diretamente com o bairro da judería. A rua que leva até a Porta é uma graça (Calle Puerta de Almodóvar), cheia de restaurantes e lojinhas. Imperdível é parar na loja Leonardo Cerâmicos e apreciar o próprio a fazer sua belíssima arte em cerâmica. Em frente à loja tem o restaurante Casa Rubio, uma excelente opção para almoço ou jantar em Córdoba. Note que tem uma estrela Michelin e é, provavelmente, uma das opções mais em conta de um restaurante estrelado que você vai encontrar na vida. Se for verão, pode jantar no rooftop do restaurante.

Mercado Victoria

 

  • 6 – Mercado Victória: É um mercado gourmet, com mais de 30 opções gastronômicas em um charmoso espaço, perfeito para comer e desfrutar em meio aos Jardins de la Victoria. Depois de visitar (e comer/beber) no Mercado, siga em frente pelos jardins, até o Mausoléu Romano (monumento funerário de forma cilíndrica que correspondia a um conjunto de monumentos funerários da época republicana, construídos no século I d.C). 

Calle de La Concepción e Plaza de las Tendillas

 

  • 7 – Calle Concepción até a Plaza de las Tendillas: Depois de passar pelo Mausoléu Romano, entre na Calle Concepción para visitar algumas lojinhas enquanto segue até a icônica Plaza de las Tendillas. Algumas das atrações da Praça a não perder: O Relógio Flamenco, que ao soar as horas o faz com o som de uma guitarra flamenca. O Edificio de la Unión y el Fénix, o Palácio Colomera (agora hotel H10), o Monumento ao Grande Capitão e vários cafés e restaurantes. Se puder, vá até o Rooftop do Hotel H10 para um copo de vinho ou drink.

Templo Romano de Córdoba

 

  • 8 – Templo Romano de Córdoba: Siga pela Calle Claudio Marcelo rumo ao Templo Romano de Córdoba, mas antes, para para um café no La Tarterie ou no Veca Café.

 

Plaza de La Corredera

 

  • 9 – Plaza de  La Corredera: Siga pela Calle Rodriguez Marin por cerca de 200m até a Plaza de la Corredera, a maior praça de Córdoba. No estilo das Plazas catelhanas, retangular com pórticos arqueados, serviu de mercado central, praça de execuções, praça de touros e hoje em dia abriga cafés e restaurantes e também a famosa Noche Blanca del Flamenco, de Córdoba, no mês de junho.

Plaza del Potro

 

  • 10 – Plaza del Potro: Siga pela Calle Sánchez Peña, depois pela Calle Armas, Calle San Francisco e você vai chegat na Plaza del Potro. A praça ficou imortalizada na obra D. Quixote, de Cervantes e ali também se encontra o Museu de Belas Artes da cidade.

Puerta del Puente, no Paseo da Ribeira, em frente à Ponte Romana

 

  • 11 – Paseo de La Ribera: Siga em frente, passando pelas laranjeiras em direção ao Paseo de La Ribeira. Você verá vários restaurantes, taperias e lojinhas até a Ponte Romana. Lá vai ver a Puerta del Puente, construída no século XVI para comemorar a visita do rei Filipe II à cidade, a porta de entrada situa-se no local das anteriores portas romanas, ligando a cidade à ponte romana e à Torre da Calahorra.

 

Puente Romana de Córdoba

 

  • 12 – Puente Romana: No século I a.C., os romanos construíram a primeira ponte de pedra que atravessou o Rio Guadalquivir e conectou as duas margens da cidade. Acredita-se que a via Augusta, que conectava Roma com Cádiz, passava pela Ponte Romana de Córdoba, também chamada de “Ponte Velha”.

 

Alcazar de los Reyes Cristianos

 

  • 13 – Alcazár de los Reyes Cristianos: Um palácio fortificado construído pelos reis católicos no século XV. Foi a sede da reconquista cristã da Andaluzia, e hoje é um importante centro cultural. O palácio é conhecido por seus jardins, que são um dos mais bonitos da Espanha.

 

Córdoba a cidade das quatro culturas

Roteiro para um dia de visita à Córdoba. Foto: Google Maps

 

Se você tem mais dias para visitar Córdoba a cidade das quatro culturas:

 

14. Museo Arqueológico y Etnológico: O museu, além de mostrar artefatos arqueológicos da cidade, tem embaixo, o Teatro Romano.

15. Pátios de Córdoba: Se visitar Córdoba no mês de maio vai poder ver o Festival dos Pátios de Córdoba e a Feira de Córdoba. Mas durante todo o ano é possível ver alguns pátios. Mais informações aqui.

16. Espetáculo equestre nas Cavalariças Reais de Córdoba. Para saber horários e preços, clique aqui.

17. Assistir a um espetáculo de Flamenco.

18. Relaxar em um Hamman Andalus, um típico banho árabe ou, ao menos, visitar os Baños del Alcázar Califal, o museu do complexo medieval do hammam califal.

19. Medina Azahara – a “cidade brilhante”. Fica a cerca de 7 km de Córdoba e é o maior sítio arqueológico da Espanha.

20. Procurar as estátuas “La Regadora”  e “El abuelo con el niño”, se for com crianças. É uma boa opção para fazer uma “caça ao tesouro”.

21. Castillo Almodóvar del Rio a 30 mins de carro de Córdoba, um castelo medieval do séc. VIII que foi cenário de cenas de Game of  Thrones.

 

Rooftops em Córdoba:

  • – Hotel Hesperia ( do outro lado da ponte Romana)
  • – Hotel H10 na Plaza de las Tendillas
  • – Casa Pepe de la Juderia
  • – Restaurante Casa Rubio

 

Pratos Típicos:

  • – Salmorejo cordobés (Sopa fria de tomate, miolo de pão, azeite de oliva, alho e sal)
  • Anchovas em vinagre 
  • Flamenquín (panado de fatias finas de presunto serrano enroladas em lombo de porco)
  • Berenjenas fritas con miel (beringelas fritas com mel)
  • – Rabo de touro: Refogado de rabo de touro acompanhado por molho denso e batata cozida.
  • – Alcachofas a la montillana (alcachofras guisadas em vinho DOC Montilla-Moriles)
  • Pastel cordobés (doce)
  • Bolo cordobês: Torta folhada recheada de cidra, cabelo de anjo e, às vezes, jamón serrano. É a sobremesa tradicional das festas de San Rafael.
  • – Fiti-Fiti: Mistura de vinho doce e vinho branco cujo nome vem do termo inglês “fifty-fifty”.

 

Bebidas típicas:

  • – Vinhos de Córdoba: Os vinhos de Córdoba mais famosos são Pedro Ximénez, Fino Cordobés, Casa Villa-Zeballos ou Montilla-Morilles.
  • – Rebujito: a bebida por excelência da Andaluzia também é muito comum em Córdoba. É obtida da mistura de vinho manzanilla com refrigerantes como Sprite ou água com gás.

 

Onde dormir em Córdoba:

 

Tive 2 experiências em Córdoba. Na primeira vez fiquei com amigas em um hotel perto do Mercado Victória e, na segunda vez, com a família, fiquei em um apartamento maravilhoso, no Paseo da Ribera, muito bem localizado. Foram ambas muito boas experiências que deixo aqui para vocês, junto com outras recomendações de amigas:

 

Hotel Selu: Perto do Mercado Victória, com estacionamento. 3*, bom custo x benefício. Nota 8,7 no Booking.

Apartamentos Ribera 19:  Perto da Catedral e da Plaza de La Corredera, excelente opção para famílias que gostam de ter cozinha e máquinas de lavar roupa e louça. Estacionamento gratuito perto (700m). Nota 9,3 no Booking.

Hospes Palacio del Bailio: 5*, nota 9,1 no Booking. Excelente opção para quem busca uma experiência superior em Córdoba.

Hesperia Córdoba: Nota 8,5 no Booking, 4* e provavelmente a melhor vista da cidade.

H10 Palácio Colomera: 4* nota 9,1 no Booking, em plena Plaza de las Tendillas, com rooftop maravilhoso e ao lado das lojas e restaurantes.

 

Na minha opinião Córdoba é uma das cidades imperdíveis na Espanha. Eu voltaria lá com certeza!

E você, já foi? Tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe abaixo nos comentários!

 

 

Veja aqui outras sugestões de Roteiros e Posts:

 

Todos os posts sobre a Espanha, aqui

 

Todos os posts sobre a Itália, aqui

 

Todos os posts sobre a França, aqui

 

Roadtrip por 14 países na Europa, aqui

 

Home Exchange – a experiência de Carla Leidens

12 motivos para visitar Valença do Minho

12 motivos para visitar Guimarães

3 dias em Lisboa – 1º vez em Portugal

10 motivos para visitar Tomar

10 castelos para visitar perto de Lisboa

Vinícolas em Portugal

Portugal Experiences

Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro

 Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

 

Portugal por estação:

 

Lugares para visitar no outono

Lugares para visitar na primavera

Lugares para visitar no verão

 

Clássicos de Portugal:

 

Óbidos em um dia

Mercado Medieval de Óbidos

Um dia em Cascais

Um dia em Sintra

 

Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal

 

José Maria da Fonseca – do vinho Periquita

Malo Tojo – Vinhos e Hotel

Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Fernão Pó Adega e Winery

 

Passeios em Lisboa

 

10 passeios com crianças em Lisboa

Roteiro pelo Cais do Sodré

Roteiro por Saldanha e S. Sebastião

 

Restaurantes em Portugal

 

Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal

 

Hotéis em Portugal

Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal

 

Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui

 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!