As Passeadeiras

Morar em Portugal: Check list antes da mudança

Checklist antes da mudança

Parece mentira mas três meses já passaram desde o dia que chegamos em Portugal para morar. Durante este período fizemos tantas coisas que esses três meses parecem mais três anos! No post de hoje eu vou contar como foi nossa vinda e compartilhar um check list antes da mudança, que eu fiz e que foi muito útil para nós. Lembro que nossa vinda para Portugal se deu meio que por acaso. Viríamos em férias e durante as pesquisas descobrimos que poderíamos solicitar um visto de residência, o visto D7, para quem tem renda no país de origem. Lembro que o marido é aposentado e eu trabalho pela internet, então nos enquadramos. 

Resolvemos solicitar o visto depois de pesquisar muito durante 3 meses. Com tudo o que precisávamos em mãos, agendamos a entrevista no Consulado Português em Porto Alegre. 30 dias depois chegava o passaporte com o visto em nossa casa.

Nesse meio tempo, nossa viagem de férias estava toda engatilhada, para dezembro e janeiro. Mantivemos os planos e usamos o tempo que tínhamos para preparar a vinda, em março de 2017. Procuramos escolas, alugamos apartamento para os meses iniciais, fizemos alguns contatos, e agendamos a entrevista no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para a renovação do visto, que inicialmente é de 120 dias somente. Leia nosso post com 4 dicas práticas para quem quer vir morar em Portugal, que fala sobre escola, moradia, etc..

 

Processo de empacotamento até chegar o dia da viagem

 

Dezembro chegou, viajamos em férias e retornamos ao Brasil no dia 01 de fevereiro. Em um mês e meio finalizamos as pendências, colocamos nossa casa à venda, vendemos os carros e partimos. Para resumir então, estes foram os passos antes de viajar e vou enfatizar que fizemos tudo sozinhos, sem nenhuma assessoria. Ainda que você opte por contratar uma assessoria, acho importante você saber dos passos, a fim até de entender o processo e poder monitorar o serviço que está contratando:

 

Chegando em Portugal

Morar em Portugal: Check list antes da mudança

    1. 1. Pesquisar sobre o melhor tipo de visto a fim de viajar com situação regular  (o melhor contato é o próprio site do Consulado Português no Brasil)
    2. 2. Solicitar o visto no Consulado
    3. 3. Se tiver filhos, pesquisar sobre as escolas e o sistema de ensino português (Falo sobre isso aqui.)
    4. 4. Pesquisar sobre moradia. No nosso caso optamos por um aluguel de temporada nos primeiros 3 meses. Conto como alugar apartamento pelo Airbnb aqui.
    5. 5. Faça contatos, entre em grupos nas redes sociais de pessoas que moram em Portugal, faça perguntas, pesquise na internet sobre custo de vida, melhores cidades para morar. Quanto mais informação você tiver, melhor. Nós indicamos o grupo Vivendo Portugal Dicas, no Facebook e o Instagram @maesemportugal. Há muitos outros também, mas fique atento, também há muita informação errada e até de má fé. É preciso atenção e bom senso  para separar o joio do trigo. 
    6. 6. Organize-se financeiramente. Informe-se sobre instituições bancárias e decida em qual delas você vai abrir sua conta em Portugal. Nós optamos pelo ActivoBank, um braço do Banco Millenium que opera sem cobrança de taxas e, até agora estamos muito satisfeitos.
    7. 7. Se tiver condições, viaje antes para conhecer o país, para fazer os primeiros documentos e até mesmo abrir a conta no banco.
    8. 8. Durante nossas férias de dezembro e janeiro visitamos várias cidades, fizemos o NIF (equivalente ao CPF Português) e abrimos a conta bancária. O NIF é fundamental e para abrí-lo foi preciso ir junto com um cidadão português, que foi o responsável fiscal por nós, além dos documentos exigidos. Na ocasião, optamos pelo regime fiscal de Residentes Não-Habituais. (Para saber mais, consulte o Portal do Cidadão, de Portugal aqui).
    9. 9. Também agendamos a entrevista no SEF, para a questão do visto do marido. Na ocasião não conseguimos agendar o reagrupamento familiar, para mim e para as filhas. Falo mais sobre a novela do SEF aqui.
    10. 10. Ainda no Brasil, falamos com nossos gerentes de banco para ver as questões de acesso às contas estando no exterior. Por exemplo, no Bradesco não foi aconselhado que continuássemos a usar o App via celular, por várias razões. Cada Banco tem a sua política então o melhor é conversar com seu gerente e esclarecer as dúvidas. (Atualização: estamos com problemas sérios com o Bradesco. O Banco do Brasil foi o Banco que melhor está nos atendendo, por ser mais flexível quanto a clientes que moram fora do país. O problema tem sido as atualizações de tecnologia, quando é preciso ir até um caixa eletrônico para validar qualquer coisa.)
    11. 11. Nós trouxemos somente roupas e documentos. Alguns poucos brinquedos e livros das meninas também. Ao todo, viajamos com 7 malas e 4 mochilas. Duas malas tinham ficado em Portugal por ocasião das férias de dezembro e janeiro. Foi preciso comprar algumas malas e exercitar o desapego.
    12. 12. Cancelamos as contas dos telefones, fixo e móvel, assinatura da internet e da TV a cabo. Tudo era NET e foi uma dor de cabeça. A Net seguiu cobrando e foi um stress para irem até nossa casa no Brasil retirar os aparelhos. Acabou que pedimos ao meu cunhado para ajudar e ele resolveu. #gratidão
    13. 13. Desligamos os registros da água, mas não cancelamos a conta. Como nossa casa está à venda, meu sogro vai até lá de vez em quando acompanhar os corretores e, uma vez por mês, acompanhar a moça da limpeza.
    14. 14. Falando em sogro, deixamos com ele uma procuração para vender a casa em nosso nome.
    15. 15. Colocamos nossos valores (que não trouxemos para Portugal) em local seguro.
    16. 16. Fizemos o PB4, o formulário que dá direito a atendimento médico-hospitalar para brasileiros, em Portugal, mesmo sem um seguro de saúde. Falei sobre o PB4 aqui. Guardei em uma pasta com todos os nossos documentos apostilados, comprovantes de morada no Brasil, certidões originais e também a carteira de vacinação das meninas.
    17. 17. Fizemos cópias de todos os nossos documentos e guardamos “na nuvem” em arquivos protegidos.
    18. 18. Fiz um documento com todos os endereços e contatos importantes, no Brasil e em Portugal e também guardei “na nuvem”, no meu computador e ainda mandei por email para mim e para o marido.
    19. 19. Encaixotamos nossos pertences e guardamos em local seguro.
    20. 20. Durante as férias visitamos escolas, escolhemos uma e fizemos a matrícula das meninas. Como elas teriam escola em março, antes da nossa viagem, conversamos com o diretor, no Brasil, para que elas atendessem às aulas no regime de intercâmbio. Como elas estavam matriculadas em Portugal, não houve problema. Elas chegaram em Portugal no final do ano letivo, então frequentaram as aulas também em regime de adaptação (2 vezes por semana) até o final de junho. Durante este período não foi necessário material nem uniforme. Não pagamos nada pelas aulas, somente pelas atividades extra-classe que exerceram (patinação, natação e equitação), bem como o almoço e lanche nos dias que tinham aulas.
    21. 21. Como abrimos a conta no banco português, ainda em janeiro iniciamos as transferências de dinheiro para Portugal, via TransferWise.  O TransferWise é um sistema de transferência de dinheiro internacional, plenamente aprovado pelas instituições financeiras e reguladoras dos países onde opera. No Brasil há um limite de transferência de R$9000,00 por mês (hoje, em julho/2017). Para utilizar é preciso criar uma conta de com seu email e senha e, após o primeiro envio, fazer uma validação de identidade, enviando a cópia da identidade ou passaporte. Tudo fácil e rápido. O primeiro envio demora cerca de 5 dias mas, a medida que você segue enviando vai ficando mais rápido. Para quem envia mais de R$25000,00 por ano também é preciso enviar comprovante de renda, como contra-cheque ou declaração de IR. Isso tudo é exigência do governo Brasileiro. Se quiser criar uma conta, utilize nosso link convite, você ganhará desconto na primeira remessa e nós ganhamos um bônus :-). Clique aqui para acessar o link.
    22. 22. Pedi a uma amiga aqui em Portugal que ficasse com o contato da minha cunhada no Brasil e vice-versa, para o caso de (deus nos livre) acontecer algo conosco e as meninas ficarem desamparadas.
    23. 23. Fiz uma limpa e atualizei toda a minha agenda telefônica e os grupos de whatsapp, fiz backup das fotos importantes e montei uma playlist :-).
    24. 24. Fiz um backup das senhas importantes, de forma mnemônica e guardei em local seguro.
    25. 25. Durante 6 meses preparei as meninas para a mudança. Conversas quase que diárias, explicando tudo sobre todas as fases do processo. Falei até sobre bullying, pelo fato de serem estrangeiras. Dei exemplos, ensinei as respostas. Repeti exaustivamente, até ficar convencida que elas entenderam tudo e estavam tranquilas. 
    26. 26. Rezei para todos os santos, fiz meditação, yoga, banho de descarrego e tudo o que lembrei, para conter a ansiedade e a euforia misturada com um medo danado de estar fazendo bobagem.
    27. 27. Fiz umas 35 festinhas de despedidas, do tipo petit comitê com as pessoas mais chegadas. Para as meninas também.
    28. 28. Passamos o maior tempo possível com nossos pais e irmãos. Nossa ideia é voltar ao Brasil para passar o Natal, mas ainda não está certo. A Saudade é muito grande.
    29. 29. Separei uma pequena maleta só com nossos equipamentos eletrônicos, carregadores de bateria, câmeras, cabo HDMI, cabos USB para backup, etc
    30. 30. Separei adaptadores de tomada e comprei alguns itens na voltagem 220 (depilador elétrico e secador de cabelo), já que os nossos são todos 120 volts.
    31. 31. Pedi às meninas que escolhessem brinquedos favoritos e alguns poucos livros para levarem, cada uma, em uma mochila. Ainda coloquei alguns livros delas na mala, para não ficar muito pesado para elas carregarem durante a viagem.
    32. 32. Preparei as mochilas de levar no avião, com algumas guloseimas, casaco e itens de entretenimento. A maleta com os eletrônicos e algumas poucas jóias que trouxe comigo também vieram conosco dentro do avião. Sempre levo, em cada mochila de mão, itens de entretenimento para as meninas, meu leitor eletrônico, uma muda de roupa de baixo, um par de meias e itens básicos de toilete. Já aconteceu de eu chegar sem as malas e é um transtorno!
    33. 33. Tenho uma pastinha de viagem onde coloco todos nossos passaportes e cartões das companhias aéreas, bem como endereços importantes e contatos.
    34. 34. Fizemos check up geral em todos os membros da família. Fomos aos médicos, pediatras, ginecologista, dentista, enfim, para ter certeza que estava tudo bem conosco.
    35. 35. Preparei uma farmacinha completa pensando em 6 meses de uso, com remédios tipo paracetamol, novalgina e Ibuprofeno em doses múltiplas (5 ou 6 de cada), bem como remédios para dor de estômago e indisposição intestinal e colírios.
    36. 36. Comprei itens de uso pessoal que gosto muito, para levar. Coisas do tipo sabonete phebo, sabonete líquido granado e óleo de corpo Lolita da Body Store.
    37. 37. Fiz uma pequena necessaire de itens para escola, coisas como lápis de cor e canetinhas, borracha e apontador, lapiseira e tesoura de ponta redonda, para as meninas.
    38. 38. Escolhi três porta-retratos para levar, com fotos lindas da nossa família.
    39. 39. Fiz contato com nosso senhorio em Portugal para acertar o horário e procedimento de check in.
    40. 40.  Alugamos 2 carros pela internet, para podermos levar as malas. Foi bem mais barato e tranquilo. Depois farei um post explicando os detalhes, mas foi uma ótima opção. Um dos carros, o maior, devolvemos no dia seguinte. O outro, alugamos por uma semana, para podermos ter liberdade de resolver algumas questões com mais tranquilidade. Se preferir contratar um transfer, entre em contato que indicaremos um.
    41. 41. Conferi os voos e horários novamente (pela milésima vez). Aqui um parênteses. Como compramos as passagens com muita antecedência, houve alteração na grade de vôos e foi preciso contactar a companhia para reemissão das passagens. Sorte que vi com antecedência e deu tudo certo.
    42. 42. Fiz check in pela internet assim que abriu, 24 horas antes do voo.
    43. 43. Contratei 2 ubers para nos levar até o aeroporto. 

_____________________________________________________________

 

** Atualização**

 

Quer baixar nosso checklist, para impressão?  É só deixar seu email abaixo. Depois de preencher seu email e clicar no botão “Subscribe” você verá uma tela de confirmação. Clique em “Continue to our website” para voltar para o blog.  Depois, clique no link abaixo e pronto!

** Ao inserir seu email abaixo, você concorda em assinar nossa newsletter, um email semanal com os posts da semana, eviado todas as sextas-feiras. Não enviamos SPAM. Caso não queira manter a assinatura é só cancelar quando receber o email.

 

 

 
 
_____________________________________________________________
 

    Pois é! Dói mas passa.

     

    Era isso! Espero que ajude a quem está passando pela mesma situação. Mudar de país é uma trabalheira e toda  preparação anterior é uma dor de cabeça ultra necessária. Aproveite o nosso check list antes da mudança, para ter certeza que não esqueceu nada e leia os outros artigos sobre morar em Portugal. Fique ligado(a) pois toda semana surge algo novo, aqui no blog e também no nosso Instagram @aspasseadeiras, onde mostro diariamente, no Stories, como é nossa vida por aqui. Se tiver alguma sugestão é só deixar aí nos comentários!

     

    Se você quiser o checklist acima por email, deixe seu email aí em cima, no post na parte **Atualização e eu envio para você.

     

     

    Para pinar no Pinterest:

    ____________________________________________

    Planeje sua viagem 

     

    Procurando hotéis ou apartamentos para sua viagem? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

     

    Booking.com

     

    Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

    Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

    Alugue um carro na RentCars, nosso parceiro. Compare os preços e tenha mais liberdade nos seus passeios

    Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.

    ____________________________________________________________

     

    Pensando em visitar Paris e a Disneyland?

     

    Leia todos os posts sobre nossa viagem à França, aqui.

     

    Vai viajar para a Espanha?

     

    Clique aqui para ver nossos roteiros e dicas.

     

    Procurando sugestões de passeios por Portugal?

     

    Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra, com paradas estratégicas (e lindas)

    Roteiro em Sintra, pelo centro histórico

    Roteiro de um dia em Cascais pelo centro histórico

    Lisboa com crianças – 10 passeios imperdíveis com os miúdos

    10 lugares para visitar no verão em Portugal

    Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças

    Mercado Medieval de Óbidos

    Butchers – Carne de primeira em Lisboa

    Estufa fria de Lisboa

    L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

    Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

    Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

    Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

    Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

    15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

    Colhendo cerejas em Portugal

    Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

    Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

    Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

    Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

    Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

    Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

    Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

    Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

    Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

    Algarve com crianças: Passeando em Faro

    Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

    Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

    Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

    Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

    Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

    15 dicas para viajar de avião com crianças

     

    Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

     

    Comprar carro em Portugal

    4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

    Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

    Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

    Adaptação da família em Portugal

    Dicas para alugar apartamento em Cascais

    Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

    Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

    SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

     Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

    Como obter o visto de imigrante empreendedor

    Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

    Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

    Supermercados em Portugal

    PB4 – O que é e como pedir o seu

    Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

    Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

    Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

    Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

    10 coisas estranhas em Portugal!

    Já pensou em alugar apartamento e passar as férias como um local? Aqui ensinamos como nós fazemos!

     

     

    Sair da versão mobile