O post de hoje é muito especial! Minha convidada é uma amiga muito querida que Portugal me deu: Carla Rossi é brasileira e casada com um belga, e como pode-se esperar, viaja com frequência para a Bélgica há 15 anos. Adora conhecer novos lugares e culturas. Depois dos filhos (um menino de 8 anos e uma menina de 4), virou uma caçadora de passeios que agradam os pequenos (e também aos grandes) e descobre, a cada vez, novos cantinhos deliciosos na Bélgica.
Obrigada Carla por ter aceito nosso convite! É um prazer enorme ter você aqui :-). E para quem ainda não viu, nós somos fãs da Bélgica e também temos dicas de lá:
10 passeios com crianças na Bélgica
por Carla Rossi
A Bélgica é um simpático país que ocupa uma posição bastante privilegiada no coração da Europa. Não por menos, Bruxelas é sede da União Europeia e de outras instituições internacionais, como a OTAN.
Apesar do seu diminuto tamanho, a Bélgica é muito rica em história e de uma grande diversidade cultural. Para começar, são três idiomas oficiais: o holandês, falado na região de Flandres; o francês, falado na Valônia e também a principal língua de Bruxelas; e o alemão, em algumas cidades ao leste, próximas da fronteira com a Alemanha. Mas não se preocupe, quase todo mundo fala inglês (inclusive é comum belgas de línguas diferentes falarem inglês entre eles).
Para quem viaja com crianças, a Bélgica pode ser um destino surpreendente. Abaixo, separei 10 passeios imperdíveis com os pequenos, que geralmente estão fora dos roteiros das principais atrações (para as principais atrações, ver este post aqui ):
1- Walibi: parque temático para passar o dia todo, com cerca de 40 atrações para todas as idades, (a maioria tem altura mínima requerida de 105 cm, então para os mais pequenos, pode não valer muito a pena). O parque é muito grande, arborizado e bem cuidado. No entanto, encontra-se temporariamente fechado: a reabertura está prevista para 30/3. Fica a 28km de Bruxelas. Para ver preços e todas as informações, clique aqui.
2- Pairi Daiza: É uma espécie de zoológico gigantesco, com várias atividades e um grande playground. É também um passeio para o dia todo, tem vários restaurantes e zonas de picnic. Fica a 60km ao sul de Bruxelas. Para ver preços e mais informações, clique aqui.
3- Lego Discovery Center: Aberto em 2022, esse playground indoor da Lego é uma ótima opção para as crianças. Além de uma exposição impressionante com cidades feitas de Lego (Mini World), há diversas atrações, como cinema 4D e brinquedão, além de ateliês e várias áreas diferentes, com milhões de peças, onde as crianças podem montar seu próprio carro, foguete ou outra invenção. Há também uma área de Lego Duplo para os pequenos. Esse parque fica dentro de um shopping em Bruxelas mesmo, onde há vários restaurantes (na Lego há apenas uma lanchonete/café). Para mais informações, clique aqui.
4- Parque de Huizigen: é um dos preferidos das crianças. Logo na entrada há um charmoso castelo, onde hoje funciona um restaurante. Há ainda uma quintinha, playground, zona para picnic, café, carrossel, trilhas para caminhada na floresta, mini-golf, equipamentos de ginástica, um lago onde é possível alugar pedalinhos e fazer canoagem, entre outras atrações. Fica a 16km de Bruxellas, na direção de Halle. A entrada custa entre 2,50 e 4 euros. Para mais informações, clique aqui.
5- Museu de Ciências Naturais: Gigantesco, com inúmeras zonas separadas por temas. Muitas partes da exposição são interativas e fazem grande sucesso com as crianças. Fica mesmo em Bruxellas, perto do Parlamento Europeu. Para mais informações, clique aqui.
6- Museu Auto World: Para os apaixonados por automóveis. Fica numa zona privilegiada da cidade de Bruxelas, no coração do Parc du Cinquantenaire. São centenas de automóveis antigos e raros, diversas exposições, e até mesmo um carro de Fórmula 1, em que as crianças podem sentar para tirar foto. Há uma zona para montar seu próprio carro com peças de Lego. Mais informações aqui.
7- Museu das Crianças: É uma enorme brinquedoteca, com diversas zonas e atividades para explorar. Abre apenas de quarta-feira (quando a maioria das crianças têm aula só até o meio dia) e de fim de semana, no período da tarde, e durante as férias escolares (depende do calendário local). Mais informações, aqui.
8- Waterloo – campos de batalha e museu: na histórica batalha de Waterloo, em 1815, Napoleão Bonaparte foi derrotado, o que pôs fim ao seu império e mudou toda a história da Europa. Os campos estão conservados e na área em que é possível visitar, há o memorial La Butte du Lion (com uma estátua de um leão no alto da colina, de onde é possível ver os campos de batalha), um museu (Memorial 1815), com informações sobre a história de Napoleão e uma linha do tempo (com imagens, vídeos, mapas, objetos, etc, muito interessante), o espaço le Panorama (com uma pintura enorme da batalha), restaurante e zona para caminhada. Fica a 17 km de Bruxelas.
9- Castelo de Gravensteen: localizado na imperdível cidade de Gent, explorar esse bem conservado castelo medieval é um passeio divertido para todas as idades. Há opção de audioguia em várias línguas. Mais informações aqui.
10- Museu Hergé: Situado na cidade universitária de Louvain-la-neuve, é um prato cheio para os fãs de Tintin, um dos personagens belgas mais amados de todos os tempos. Talvez mais interessante para os mais crescidos. Mais informações aqui.
Obrigada querida Carla pelas dicas valiosas que vão ajudar muita gente!
E se você que leu o post tem uma viagem que gostaria de contar, entre em contato! Vou ter o maior prazer em ajudar!
Beijo e até a próxima!
Veja aqui outras sugestões de Roteiros e Posts:
Todos os posts sobre a Bélgica, aqui
Todos os posts sobre a Hungria:
Roteiro de 3 dias em Budapeste
Brunch no New York Café em Budapeste
Todos os posts sobre a Espanha, aqui
Todos os posts sobre a Itália, aqui
Todos os posts sobre a França, aqui
Posts sobre a Bélgica, aqui
Roadtrip por 14 países na Europa, aqui
Home Exchange – a experiência de Carla Leidens
12 motivos para visitar Valença do Minho
12 motivos para visitar Guimarães
3 dias em Lisboa – 1º vez em Portugal
10 castelos para visitar perto de Lisboa
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
0 Comentário