Sabem aquela história de fazer do limão uma limonada? Pois foi exatamente o que nos levou a conhecer finalmente o incrível Brunch no New York Cafe Budapeste… alerta de perrengue!
Passamos 4 dias em Budapeste em Junho de 2022, durante a Convenção Europeia Beyond doTerra. Foi minha segunda visita à Pérola do Danúbio, capital da Hungria. A primeira foi no verão de 2019 com a família. Pois em nenhuma das vezes conseguimos reserva para conhecer o famoso Café, chamado de O mais bonito do mundo. Não é nada fácil! Até dá pra ir sem reservas mas é garantia de ficar horas na fila de espera. Not me!
Beeeeem, no dia da nossa partida, perrengue! Voo cancelado (às 6 da manhã), desde às 3 acordada, fazer o quê? Telefonar para as amigas que ainda estavam em Budapeste e descobrir que elas tinham reserva justamente para o Brunch no New York Cafe Budapeste!!!
Baita sorte a nossa, não é (será?). Enfim, voltamos ao hotel, descansamos um pouquinho e fomos! No post de hoje eu conto como foi a experiência.
Primeiro, um bocadinho de história!
Na virada do século 20, o New York Café (New York Kávéház) era o café mais bonito e amado de Budapeste. Bastante popular entre escritores e editores, os jornais mais influentes eram editados lá mesmo, no andar de cima da galeria. Após a Segunda Guerra Mundial, o café caiu em ruínas e serviu como loja de artigos esportivos. Embora o café tenha reaberto em 1954, com o nome de Hungária, só em 2006 o New York Café foi restaurado ao seu esplendor original. Hoje, o New York Palace, construído no estilo renascentista italiano e inaugurado em 23 de outubro de 1894, abriga o Anantara New York Palace Hotel. O café, juntamente com um restaurante e o bar Nyugat fazem agora parte do hotel. Lá encontramos pratos clássicos típicos da Hungria mas também opções mais “mundanas” e internacionais.
Nós optamos pelo Brunch, e conto aqui como foi:
Brunch no New York Cafe Budapeste
Reservas: Em primeiro lugar, é preciso reservar. Você pode fazer isso na própria página do Café na internet, aqui.
Se aparecer em húngaro, mude a língua para inglês. São as duas únicas opções. Eles pedem Nome, email, telefone, número de pessoas e data. O sistema vai mostrar os horários disponíveis.
Para reservar via telefone: +36 1 88 66 167. Outra alternativa (que recomendo) é pedir no balcão do hotel ondevocê estiver hospedad@, que reservem para você. Pelo que percebi nas duas visitas os húngaros não são particularmente simpáticos com estrangeiros. Talvez alguma herança da época da cortina de ferro? Talvez…
Enfim, com as devidas reservas fomos para lá às 10:00 e já havia fila.
Na chegada você vai ver que existem 2 filas, uma para quem tem reserva e outra (enorme) para quem não tem. Fomos atendidas assim que chegamos e logo nos acompanharam até nossa mesa.
O Local
Lindo, majestoso, clássico, palaciano…são alguns dos adjetivos que posso utilizar para descrever o Café. São 3 ambientes, sendo que o salão principal é amplo e arejado. O andar de baixo tem a mesa do buffet onde os hóspedes do hotel tomam o pequeno-almoço (café da manhã) e onde ficam os banheiros.
O Brunch
Para ver o menu com todas as opções e preços, clique no link abaixo no texto. Eu optei por um Egg Benedict (amo!) e um capuccino simples, mas as minhas amigas pediram opções variadas. Acabou que provei um pouquinho de tudo e achei tudo muito gostoso (o meu Egg Benedict estava divino!). Em relação aos preços, considerando o local eu achei bastante razoável. Você pode ir e gastar 2€ em um café, se estiver com restrição orçamentária.
O Atendimento
Confesso que tinha baixas expectativas, por experiência prévia em locais muito turísticos e por comentários de amigos que já tinham ido lá. No geral foi melhor do que eu esperava. Fomos razoavelmente bem atendidas, sendo que ao longo do tempo que permanecemos lá 3 pessoas diferentes foram nos atender à mesa. A primeira estava meio mal-humorada, mas os outros dois foram bem simpáticos.
Música ao vivo
Para mim foi o grande ponto alto. Um trio musical localizado perto da nossa mesa, com um violinista bem-humorado, simpático e virtuoso. Valeria a pena ir ao café só para ouvir as performances espirituosas do simpático músico, não fosse o ambiente lindoea comida boa. #Dicadaclau: leve 5 ou 10€ em cash ($) e deixe de gorjeta, os músicos super merecem!
Conclusão
Gostei demais de ter finalmente ido ao Brunch no New York Cafe Budapest e desfrutado de bons momentos na companhia de amigas queridas. Quero voltar lá, desta vez com a família junto, tenho certeza que vão amar.
Brunch no New York Cafe Budapest
Horários: Segunda a Domingo das 08:00 às 24h. Brunch é até às 11h. Você pode pedir o Brunch até às 11 em ponto. Depois disso somente almoço, café da tarde e jantar.
Endereço: 1073 Budapest Erzsébet krt. 9-11
Menu: Para ver o menu, clique aqui.
Leia todos os posts sobre a Hungria aqui.
Gostou do post? Deixe abaixo sua pergunta ou comentário e compartilhe nas redes sociais!
Posts sobre a Bélgica
Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica
Posts sobre a Espanha
Um dia em Santiago de Compostela
Onde se hospedar em Santiago de Compostela
Roteiro de 2 dias em Salamanca
Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca
Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)
Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)
Roteiro de carro pela Andaluzia
Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia
Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia
Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco
Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Posts sobre Portugal
Natura Glamping – Acampamento de luxo em Portugal
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Leia aqui todos os posts sobre Morar em Portugal
Amei esse cafe, foi como entrar num conto de fada!
Foi mesmo Ju, e com a companhia de vocês então foi maravilhoso!