Comprar apartamento em Braga – experiência da Mara
Claudia Bins
Mara é carioca, de Niterói, mãe de 2 meninos com 5 e 11 anos e é recém chegada à Portugal. Mara aceitou nosso convite, feito no Instagram, para contar como tem sido essa mudança e também como foi a experiência de comprar apartamento em Braga, onde mora atualmente com a família.
Obrigada, Mara, por partilhar sua experiência aqui em Portugal de forma tão generosa! Tenho certeza que vai inspirar outras famílias que buscam fazer o mesmo! As Passeadeiras estão à disposição sempre que quiser!
Foto: @Maragrazi
Comprar apartamento em Braga
Por Mara Grazielle
Sou Enfermeira socorrista e também fotógrafa. Viemos para Portugal com o visto D7 (Aposentados e rendimentos próprios) e assim como muitos têm feito também, depois de muito pesquisar resolvemos vir para Portugal em busca de uma melhor qualidade de vida para os nossos filhos!
Sou completamente apaixonada pelo meu Brasil, porém não tem como negar que vivemos há tempos em uma crise que parece não ter fim. O que lamento profundamente porque lá estão nossos pais, amigos, etc…
Começamos nossa pesquisa ainda no Brasil assim que recebermos a confirmação do visto, ainda em Março. Então em Abril viemos a Portugal ver ao vivo nossas opções, que havíamos agendamos com a imobiliária( Remax). No início, todas as nossas buscas estavam concentradas em Cascais.
Mas para minha surpresa não gostei de nenhum apartamento, o que foi uma tremenda frustração!
Ficamos em Cascais 10 dias em função de achar nossa apartamento! Foi aí então que mudamos os nossos planos, viemos conhecer o Norte e nos encantamos com Braga. Como não tínhamos mais tempo fizemos um contrato de aluguel por 6 meses!
Não encontramos problemas para arrendar e o fizemos diretamente com a proprietária. Demos 1000 euros de caução. Então voltamos para o Brasil. Em Julho voltamos já em definitivo, com alguns apartamentos agendados. Lembrando que optamos em comprar porque o valor da prestação que se paga mensalmente é a metade de um arrendamento, dependendo do valor do imóvel. Como valor de entrada, normalmente é pedido de 20 a 30% do valor toral do imóvel.
Obs: está muito difícil achar um apartamento bom e com preço justo para arrendar. Deixo aqui alguns sites que consultamos:
– idealista.PT
– imóvel Virtual
– Sapo.Pt
– Olx .PT
Concentrarmos nossas busca nesses sites.
Os filhos da Mara curtindo o verão – Foto: @maragrazi
A oferta está grande tem para todos os gostos e bolsos, mas foi um pouquinho demorado achar um que atendesse as nossas necessidades e que estivesse dentro do nosso orçamento.
Compramos o nosso apartamento direto com o proprietário! Mas olha, não abaixou nem 1 euro no valor do imóvel, e nós pedimos KKK.
A dica que eu dou é de pesquisar com calma, analisar custo benefício e, outra coisa muitooooooo importante, é pesquisar bem a freguesia! Nós alugamos o apartamento na freguesia de São Vítor e compramos em Nogueira.
São Vítor é ótimo para esse início, pois é mais centralizada. Bom para quem gosta de praticidade e tem bons apartamentos. Já Nogueira é uma área mais afastada, mais residencial. Perfeita para quem quer mais tranquilidade e gosta de morar mais afastado do centro.
Assim que encontramos o apartamento fizemos um contrato de promessa de compra e venda. Demos um sinal de 10%.
Uma cláusula importante no contrato era que se eu desistisse da compra, perderia o sinal. Por outro lado, se o proprietário desistisse, pagaria 20% ,ou seja, 10% a mais do meu sinal. O contrato foi feito por um advogado, amigo do meus esposo, que trabalha entre Brasil e Portugal.
O proprietário nos mostrou todos os documentos do imóvel, o advogado olhou e estava tudo ok!
Mara em Braga – Foto @maragrazi
Desde o início nossa maior preocupação era achar um imóvel que fosse bem claro, arejado e com uma ótima exposição solar! Além disso, que tivesse vidros duplos e aquecimento. Para mim essas coisas são fundamentais, muito importante aqui em Portugal. Os meus filhos são extremamente alérgicos, então minha preocupação é dobrada.
Optamos por fazer financeiro bancário e conto aqui como foi:
Demos 30% de entrada. O valor da prestação ficou em 590 euros. Obs: meu arrendamento é o dobro! Pasmem.
Documentos pedidos:
– Imposto de Renda do Brasil
– Os 3 últimos contra cheques
– Comprovante de morada
– Passaporte
– Nif
Depois de entregar os documentos, o gerente pediu um prazo de 1 semana para dar a resposta! Para nossa grata surpresa, nos ligou com 2 dias para informar que o banco havia aprovado nosso financiamento.
Depois disso, foram pedidos os documentos do imóvel, e foi feita uma avaliação pelo engenheiro do banco. Essa avaliação ficou pronta em 3 dias e mediante a isso agendamos nossa assinatura! Todo processo demorou exatamente o tempo que estou aqui 50 dias. Combinamos com o proprietário que ele entregaria as chaves 30 dias após a assinatura da escritura. Agora estamos ansiosos para mudar!
Obs: toda parte do banco demorou em torno de 20 dias! Eu que demorei para achar o imóvel!
Os meninos já estão na escola. Para este início optamos por uma escola particular, mas avaliaremos isto no próximo período.
Espero ter ajudado! Fico feliz em poder contar um pouquinho da nossa experiência!
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui: