As Passeadeiras

Morar em Cascais: Dicas para alugar apartamento

dicas para alugar apartamento

Dia 22 de julho fez quatro meses desde que chegamos à Portugal, para morar. Durante este período fizemos tantas coisas, vivemos tantas experiências diferentes, conhecemos lugares, pessoas, comidinhas. Aprendemos sobre a história, geografia, economia e muitas outras coisas a cerca deste país que, a cada dia, se revela mais encantador.

No post de hoje vou fazer um resumão de algumas dicas de como alugar apartamento por aqui, via imobiliárias. Além disso, lembro que estamos, atualmente, “sem teto”, fazendo o “sacrifício” de viajar de férias, já que só teremos um apartamento, alugado via Airbnb, em setembro. Achei interessante mostrar as duas experiências, a do aluguel de temporada e a do aluguel convencional. Este post vai focar na questão da busca pelo imóvel, através de imobiliárias.

 

Leia aqui nosso checklist de coisas  para fazer antes de mudar de país

 

e aqui dicas de como alugar um apartamento pelo Airbnb

 

Chegamos em março, em plena primavera portuguesa e fomos direto ao nosso apartamento alugado via Airbnb, na região da Costa da Guia, em Cascais. De cara preciso dizer que não poderíamos ter escolhido local melhor para iniciar nossa vida em Portugal. Cascais é linda, limpa, tem um clima maravilhoso, seco. É super fácil de se locomover, tem tudo o que precisamos em termos de infra-estrutura e, o melhor, muito perto de Lisboa, de Sintra e de ótimas praias.

Pôr-do-sol na Costa da Guia, em Cascais

Dica #1: Onde alugar?

Conheça Cascais:

Antes de continuar, preciso esclarecer que Cascais é um Concelho e, como tal, é maior que a Freguesia de Cascais. Acho importante explicar pois enquanto eu procurava apartamento tive muitas dúvidas a esse respeito. (reproduzo aqui um texto que publiquei no Instagram As Passeadeiras:

“Portugal é dividido em Distritos, Concelhos e Freguesias. As freguesias são as menores divisões administrativas de Portugal, diferente do Brasil onde o município é a menor unidade político-administrativa. As freguesias, em Portugal, são  governadas por uma Junta de Freguesia. Cascais é um Concelho dentro do Distrito de Lisboa. O Concelho de Cascais, por sua vez, tem 6 Freguesias: Carcavelos, Parede, São Domingos de Rana, Estoril, Alcabideche e Cascais.

Mapa do Concelho de Cascais (Fonte: Câmara Municipal de Cascais)

Pelo que percebi até agora, quanto mais próximo do litoral, a chamada “linha de Cascais“, mais alto o valor do aluguel. O litoral, no mapa acima, fica na parte de baixo. Assim, em média, as freguesias de Cascais, Estoril, Parede e Carcavelos são mais valorizadas que as de Alcabideche e S. Domingos de Rana. Sendo que Cascais e Estoril parecem ser mais caros. Claro que isso é uma generalização e depende do imóvel.

Centro Histórico de Cascais

Dentro de cada Freguesia ainda existem os bairros, que também tem suas diferenças em termos de valorização. Além dos bairros, as imobiliárias usam, as vezes, regiões ou parques ou sei lá qual o critério para nomear a região do imóvel. Em Cascais, os bairros muito valorizados, pelo o que percebi, são o Centro Histórico, a Costa da Guia e o Bairro do Rosário, todos bem próximos à linha litorânea. Daí nossa dificuldade em procurar apto sem conhecer essas minúcias. 

Um pouquinho da linda Cascais

A dica então é usar muito o Google Maps para tentar localizar o imóvel da melhor maneira possível.  Normalmente o mapinha mostrado no site não diz qual a rua do imóvel.  Nós pegamos então uma rua qualquer que conseguimos identificar no mapinha do site e procuramos a rua no Google Maps, em seguida procuramos outros pontos que são importantes pra nós, como a distância da escola, mercados, estação de trem (em Cascais não tem metrô, só o trem e ônibus).

Dica #2: Nomenclatura

Diferenças de nomenclatura entre Brasil e Portugal

Outra dica são os termos de descrição do imóvel, bem diferentes do Brasil:

Morada = endereço.
Número de quartos: T1, T2 ou T3 = 1 quarto, 2 quartos ou 3 quartos.
Rés do chão = térreo. 
Assoalhadas = – sala + quartos ( 3 assoalhadas = sala + 2 quartos).
Casa de banho, que pode ser completa ou social (lavabo) = Banheiro. Você poderá encontrar coisas do tipo casa de banho: 1 e 1/2 (quer dizer um banheiro e um lavabo)
Arrecadação = depósito (normalmente junto da garagem).
Estacionamento é diferente de garagem e de box. Estacionamento é um local demarcado na rua, não exclusivo. Ou seja, é público, ainda que normalmente em frente ao edifício.  Garagem é um local demarcado, dentro do condomínio, para o apartamento em questão. O box é uma garagem fechada, com porta.
Classificação energética é algo muito importante. “A” é a melhor que tem, indicando construção recente ou renovada com canalização e vidros duplos, normalmente. Significa que você vai gastar menos com eletricidade. Depois a B, a C, é assim por diante. C é o que mais encontramos e já é muito bom.
A melhor insolação é a sul, ao contrário do Brasil. O frio e a umidade vem do norte aqui. Apartamentos com sacada voltada para o sul (sol pela manhã é ótimo), significam suas roupas secas!
Nível de reforma. As vezes o prédio é muito antigo, mas o apto foi “renovado “. É preciso cuidar o ano de construção e se houve renovação.  Tem muito imóvel muito antigo por aqui.”
Vista-mar:  Outra descrição que pode causar confusão. Como existem muitas colinas nessa região de Cascais, “vista-mar” não quer dizer próximo ao mar. Quer dizer que você enxerga o mar, mas pode estar há 3 ou mais km de distância.
– Área de serviço: Esqueça. Nenhum apartamento tem uma. Tanque, então, eu vi somente 1 desde que chegamos aqui e foi em um apartamento na praia.

Dica # 3: Mobília

Todos os apartamentos que visitamos vinham com a cozinha mobiliada, o que parece ser comum por aqui. Há poucos imóveis para alugar mobiliados (ou com mobílias aceitáveis).  Há de se considerar se vale a pena alugar mobiliado ou não, considerando que se for mobiliar é possível encontrar móveis bem em conta em lojas como IKEA, Conforama, etc. Há também a possibilidade de comprar móveis usados em bom estado, procurando na OLX ou mesmo em grupos do Facebook.

Dica #4: Nível de Reforma

O que mais encontramos foi apartamentos lindos, reformados, amplos e ensolarados em locais pouco agradáveis ou muito longe do litoral (por um preço razoável). Ou apartamentos pequenos, sem reforma, com classificação energética ruim, em locais ótimos com preços muito bons! 🙁

É preciso muita paciência e tempo para encontrar um bom imóvel por um preço razoável. Na linha de Cascais, creio ser bastante aceitável dizer que os valores podem variar entre 800 e 1500 Euros para um T2 ou até T3, com 1 ou 2 casas de banho. Mais uma vez digo que tem de tudo por aí. Encontramos apartamento mobiliado com 2 casas de banho por 800 Euros, mas era um horror. Quando for olhar, repara se tem mofo no teto do banheiro, peça para ver o quadro de luz, pergunte como é o aquecimento no inverno. Nós pegamos 3 graus no inverno, este ano. Faz muito frio aqui, não descuide disso. Um apartamento com baixa insolação pode significar conta alta de eletricidade, por conta do aquecimento.

Dica#5: Imobiliárias

As imobiliárias que trabalhamos foram a Remax, A ERA e a Century21. Gostamos muito do atendimento da REMAX e foi por eles que fechamos negócio. A partir de novembro mudaremos para nosso apartamento na região de Parede, próximo a escola das meninas. 

Consideramos mais seguro procurar através de imobiliárias, que cuidam da papelada e burocracia, reduzindo os riscos e ajudando com a negociação. Há muitos corretores brasileiros, inclusive. Caso você precise, entre em contato através dos comentários ou por email que nós passamos uma indicação das pessoas que nos atenderam.

Dica #6: Requisitos

NIF, sempre, que é o equivalente ao CPF. Fiador ou pagamento de aluguel adiantado, dependendo da negociação. Já ouvi falar em demonstração de capacidade de pagamento (através do IR ou extrato bancário). Pelo que percebi, não há uma regra constante. Cada caso é um caso. Uma amiga propôs 1 ano de aluguel adiantado, por não ter fiador. Negociou o preço, reduzindo o valor do aluguel, por conta deste adiantamento e foi aceito. Negociação é a chave.

Dica 7: Contas

Também objeto de negociação. Pelo que percebi, o normal é que o condomínio esteja incluído no valor do aluguel, mas as outras contas como água, luz, gás, telefone, internet, … não. Pergunte para esclarecer e, caso o condomínio não esteja incluído, certifique-se que está pago até a data da entrega das chaves.

Dica 8: Considerações

Algumas coisas a considerar, que julgamos importantes: 

Para nós, é importante saber se o prédio tem elevador, caso o apartamento não seja térreo. Pensamos nas malas, nas compras, no nosso conforto, enfim. Como existem muitos prédios antigos, não é nada incomum encontrar apartamentos sem elevador. Bem-vindo à Europa!

A questão do andar do apartamento também deve ser considerada. Já vi muitas críticas a apartamentos térreos (ré-do-chão). Aqui é preciso cuidado. Existem apartamentos térreos que são acima da garagem, por exemplo. Que tem ótima insolação e, às vezes, até um pequeno pátio. São ótimos! O que eu olho é a ventilação, a luz, a insolação e se tem ou não umidade. Nosso apartamento alugado via Airbnb na Costa da Guia era rés-do-chão e era super ensolarado e arejado e com ótima localização. Então mantenha a mente aberta e vá ver com os próprios olhos, para não perder uma boa oportunidade. Lembre-se que em Portugal a melhor posição solar é a Sul e o lado mais frio é o lado norte. Um apartamento sem janelas para o lado Sul e leste será certamente bem frio e úmido no inverno.

Outro exemplo. Nosso apartamento novo, alugado via imobiliária, tem descrição de primeiro andar. Mas, na verdade, existe um apartamento abaixo do nosso que fica, ainda, acima da garagem. No meu ponto de vista, nosso apartamento fica no segundo andar, sendo que a garagem é no térreo. Entendem a confusão? Pois é…

Finalmente, cada bairro possui suas escolas. Uma vez tendo o contrato de aluguel (ou compra) você deve ir à Junta de Freguesia para pedir o comprovativo de morada. Com isso em mãos você pode solicitar vaga na escola pública de sua região, além de ir ao centro de saúde e solicitar seu número de utente (utilizador), para quando precisar de serviços de saúde.

Gostou do post? compartilhe! E veja abaixo outros posts que podem te ajudar.

Beijo das Passeadeiras

 

Para compartilhar no Pinterest:

Espero que ajude, caso você esteja procurando alugar apartamento em Portugal. Se ficou com alguma dúvida, deixe aí nos comentários que teremos o maior prazer em tentar ajudar. E fiquem ligados nos próximos posts, que tem muito mais dicas a caminho!

Boa sorte e beijo das Passeadeiras!

 

_____________________________________ 

 

 Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

 

_____________________________________ 

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Um dia em Cascais

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

Sair da versão mobile