Amanda é nossa convidada hoje e nos traz de presente esse relato sobre sua viagem à Praga e conta pra gente 10 coisas para se encantar em Praga. Tem como não se apaixonar?
Todas as fotos do post são da Amanda Jacobus.
10 coisas para se encantar em Praga
Por Amanda Jacobus
Eu não sabia muito bem o que esperar de Praga. Tinha certeza que seria uma bela cidade, com um idioma indecifrável para nós. Tirando isso, me baseava nos pontos turísticos que lia nos guias e blogs de viagem. Antes da de chegar lá, fiz uma lista de todos os lugares que queria visitar. Marcamos presença em praticamente todos eles (e ainda em alguns mais), então vamos às 10 coisas mais encantadoras neste lugar que, sem dúvidas, ganhou nosso coração.
1. A Ponte Carlos:
A construção dessa linda ponte começou em 1357, no reinado do visionário rei Carlos IV e passa por cima do Rio Vltava. Hoje, é um dos pontos mais populares dos turistas que chegam à Praga. Nos encantamos com tantas pessoas atravessando a ponte, além dos vários artesãos, músicos, caricaturistas e outros artistas que dão o clima livre, leve e solto ao lugar.
Nos 621 metros de extensão, ainda se pode conferir diversas estátuas religiosas de estilo barroco, que foram colocadas lá em 1700 (atualmente, réplicas).
2. Passeio no Rio Vltava
O rio, que em português chamamos de “Moldava”, já teve vários filmes famosos ambientados em suas águas, por ser um país bem mais barato em relação a outros na Europa. Por exemplo, Cassino Royale, Missão Impossível e As Crônicas de Nárnia. Os turistas podem fazer passeios nos barcos que levam pelas águas do rio e ainda dão um lanchinho: cerveja tcheca e sorvete. O que mais poderíamos querer, não é mesmo?
3. A culinária
A culinária tem algo de exótico, sim! O “trdelnik” é um pão enrolado em um pedaço de madeira que fica assando aos pouquinhos sobre a brasa. Ele é envolto com açúcar, canela e lascas de amêndoas. Uma delícia! E o aroma pode ser sentido na cidade inteira, pois sempre há uma barraquinha com estas maravilhas.
Todo mundo comenta que as cervejas tchecas são mais baratas que água. Posso dizer que SIM, são mesmo! E ainda por cima, são SENSACIONAIS, saborosíssimas! No supermercado, você paga menos de UM EURO e leva uma cerveja de qualidade infinitamente superior às nossas aqui no Brasil. Tá bom, ou quer mais?
4. O Castelo
Uma das construções mais importantes da cidade, o Castelo de Praga envolve diversos espaços históricos, cujas entradas podem ser compradas em pacotes mais simples ou mais completos. Por ser tão vasto, é considerado o Maior Castelo do Mundo pelo livro de Recordes da Guinness e Patrimônio da Humanidade, pelos 1000 anos de história. E é uma boa caminhada para conhecer tudo. Tem a famosa Catedral de São Vito (cuja construção demorou 600 anos para ficar pronta), a Basílica de São Jorge, as Galerias do Castelo com as Joias da Coroa e a Golden Lane, uma rua cheia de casinhas coloridas onde moravam os antigos funcionários do castelo. Até Kafka morou por 22 anos em uma delas! É tanta coisa legal pra ver, que eu poderia escrever vários posts só sobre o castelo!
5. O Zoológico
O Zoo de Praga foi premiado como um dos melhores do mundo, inclusive pelo ótimo tratamento aos animais. É um lugar enorme, que vai do pé ao topo de um morro. Quem tem preguiça de subir tanto, pode pegar um teleférico para chegar lá em cima. Uma das coisas mais incríveis deste Zoo é a ala dos morcegos. Eu fiquei apavorada, pois dentro do local escuro, os animais ficam soltos. Isso mesmo, voando, soltinhos da silva acima da sua cabeça! Quase todos os animais ficam meio soltos, você entra de verdade no habitat deles. Sem dúvidas, um lugar para se conhecer!
6. A igreja de São Nicolau
Se tem uma coisa que eu vi aos montes na Europa, foram IGREJAS. E se tem uma igreja que marcou meu coração, foi a de São Nicolau. É um santuário com mais de 300 anos e cuja arquitetura é de cair o queixo. Barroca e tomada por ouro e uma espécie de mármore róseo, a visão interior do espaço é celestial. Mozart tocou diversas vezes nesta igreja e atualmente, à noite, ela traz concertos da Orquestra de Cordas de Praga.
7. As pessoas
Todos os tchecos que conhecemos são gente boa. Especialmente a nossa host, Božena Vítková, uma senhora querida, prestativa e cheia de sorrisos (junto ao Bart, seu cão e fiel amigo). Alugamos um belo quarto no apartamento dela (via Air BnB) e, sinceramente, nos sentimos em um hotel! É um povo muito simpático, que fala inglês tranquilamente e está sempre pronto para ajudar.
8. A Absinteria
São várias Absinth Shops em Praga. Fomos provar um pouquinho da bebida verde que tem 90% de álcool na composição. Dentro dessas lojinhas, tem de tudo, desde sorvete de absinto até a bebida contendo extrato de Cannabis. A bebida é preparada no estilo tcheco, uma tradição cujo roteiro demora mais ou menos 5 minutos ficar pronto. (Não se esqueçam de comer algo junto com a bebida!).
9. Orloj
O famoso relógio astronômico de Praga é envolto por muitos turistas à espera do espetáculo que acontece a cada 1 hora. Instalado em 1410 ele é o relógio mais antigo deste tipo ainda em funcionamento! Mostra o calendário, os signos do zodíaco, as estações do ano… Difícil mesmo é ver a hora! A cada 60 minutos, as estátuas que fazem parte da obra se movimentam e nas portinhas acima do relógio, imagens de santos passam para dar um “olá” aos visitantes. Uma linda atração!
10. O transporte
Outra tranquilidade de Praga. O transporte é pago por meio de uma máquina (com moedas), de onde sai o seu ticket. Você pode comprar o tempo de transporte que precisar, por exemplo, um ticket de 30 minutos. E este, pode ser usado para trem, ônibus e metrô, disponíveis praticamente 24 horas por dia!
Delícia de viagem, Amanda e obrigada por compartilhar conosco! Nós não vemos a hora de conhecer essa linda cidade e agora já temos dicas!
Busca mais posts inspiradores? Dá uma olhada aí embaixo e veja todas as dicas de viagens, roteiros, hotéis, restaurantes e muito mais!
Siga nossas redes sociais e no Instagram @as_passeadeiras você encontra um pouco do nosso dia a dia em Portugal.
____________________________________________
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Prefere aluguel de temporada? O Booking permite aluguel de apartamentos ou casas por até 30 dias. Mas se você precisa por mais tempo, veja aqui nossas dicas para alugar apartamento no Airbnb.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.
O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).
Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
Posts sobre a Bélgica
Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica
Leia aqui nossos posts sobre a Espanha:
Roteiro de 2 dias em Salamanca
Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca
Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)
Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)
Roteiro de carro pela Andaluzia
Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia
Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia
Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco
Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Veja aqui posts sobre a França
Alemanha
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Natura Glamping – Acampamento de luxo em Portugal
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
0 Comentário