10 motivos para visitar Ericeira

10 motivos para visitar Ericeira

Ericeira é uma encantadora vila piscatória na costa oeste de Portugal, a apenas 45 km de Lisboa. Pertence ao município de Mafra e, recentemente, tornou-se referência de moradia para estrangeiros apaixonados por mar e surf. Basta caminhar por suas ruas encantadoras para perceber o motivo.

Repleta de restaurantes charmosos, casinhas brancas e azuis que lembram a Grécia, um céu azul límpido e um dos lugares mais lindos para assistir ao pôr-do-sol em qualquer época do ano, quem visita Ericeira, se apaixona.

Eu confesso ser uma delas e não perco a oportunidade de passear por lá. Na verdade é muito perto aqui de Cascais, sendo perfeitamente possível passar um dia ou mesmo uma tarde na encantadora vila. Então, no post de hoje eu divido com vocês meus 10 motivos para visitar Ericeira, e espero que vocês possam ir até lá o quanto antes!

Mas antes, um bocadinho de história.

 

Ericeira

A lenda diz que seu nome deve-se ao grande número de ouriços (do mar ou terrestres, há controvérsias) que havia por lá, fato demonstrado no brasão da Vila.

Brasão da Vila de Ericeira

Com vestígios de ocupação humana desde a pré-história, acredita-se que os Fenícios tenham passado pela região e, ao longo dos séculos, a vila prosperou como centro de pesca, agricultura e comércio marítimo. No século XVI, a Ericeira foi palco de importantes eventos históricos, como a batalha entre D. Sebastião I e o Rei Mouro, e a construção da Fortaleza de São Sebastião, que protegia a vila de ataques piratas. No século XIX, a Ericeira começou a atrair visitantes pela sua beleza natural e clima ameno. A vila tornou-se um destino popular para a aristocracia portuguesa e estrangeira, e surgiram diversos hotéis e casas de veraneio. Recentemente Ericeira ganhou fama internacional como destino de surfe, com ondas perfeitas que atraem surfistas de todo o mundo. Hoje, a Ericeira é uma vila vibrante e cosmopolita, que preserva o seu charme histórico e cultural.

 

Como ir?

De carro pela A8e A21 ou de Ônibus (autocarro) desde Lisboa. Se for de carro, há bons parques de estacionamento ao redor do Largo de São Sebastião.

 

10 motivos para vistar Ericeira

1. O Miradouro de São Sebastião

Situada no extremo norte da vila e com acesso por uma bonita escada, a praia de São Sebastião conta com um miradouro belíssimo, guardado por uma Ermida branca por fora e toda azulejada por dentro, que confere uma atmosfera encantada ao local.  Em frente à Ermida, um monumento em homenagem às Rascas, barcos pesqueiros típicos da Ericeira. Normalmente quando vamos à Ericeira deixamos o carro estacionado ao lado do miradouro.

 

Motivos para visitar a Ericeira: O Miradouro de São Sebastião

10 motivos para visitar Ericeira

Miradouro de São Sebastião

10 motivos para visitar Ericeira

Ermida de São Sebastião

 

2. A “Grécia” de Portugal

Portugal conta com alguns lugares que lembram a Grécia (Praia do Burgau, Azenhas do Mar,…) mas, pessoalmente, a Ericeira é o local que mais me faz lembrar da Grécia, ou de algumas ilhas gregas. As casas pintadas de branco com aberturas azuis além das falésias com muros brancos e montes à beira mar com certezam contribuem para essa impressão. De qualquer forma, A Ericeira tem seu próprio encanto e personalidade. Seguindo rumo a Praça Central depois de sair do Miradouro de São Sebastião você vai ter um gostinho.

 

10 motivos para visitar Ericeira

Casas azuis e brancas lembram a Grécia

10 motivos para visitar Ericeira

Casas típicas da Ericeira

10 motivos para visitar Ericeira

A Igreja de São Pedro existe desde 1446 na Ericeira. Começou como uma pequena capela que, posteriormente foi aumentada.

 

3. A Praça da República

A Praça da República é a praça central da Ericeira e, como tal, um local de encontro popular. Também conhecida como Jogo da Bola, por conta de um antigo jogo semelhante à bocha que costumava ser praticado no local. É cercada por ruas de pedestres, cafés, pastelarias e o posto de turismo.

 

Praça da República

 

4. Lojinhas charmosas

A Rua do Carmo e a Rua 5 de Outubro são repletas de lojinhas e restaurantes, uma delícia para percorrer e movimentar a economia local.

 

Lojinhas no centro histórico da Ericeira

 

5. Restaurantes e Cafés

É uma das características da Ericeira  a enorme quantidade de restaurantes e cafés, você não vai ter dificuldades em encontrar um. O problema é encontrar lugar neles se visitar na alta temporada, por isso, recomendo fazer reserva. Sendo uma vila piscatória, peixes frescos e frutos do mar são a grande pedida, mas há de tudo! Clique aqui para ver uma lista dos melhores restaurantes na Ericeira de acordo com o The Fork.

 

Almocinho na Ericeira

Bar de Tapas na Ericeira

 

6. Praia dos Pescadores

A praia dos pescadores, também conhecida por Praia da Ribeira ou Praia do Peixe, fica mesmo no centro histórico da Ericeira. É uma praia bastante calma e apreciada por famílias com crianças pois tem formato de uma baía. É famosa pela festa da Nossa Senhora da Boa Viagem no domingo próximo a 20 de agosto e também por ter sido ponto de partida da família real portuguesa, que no dia 5 de outubro de 1910 embarcou para o Exílio, após o regicídio.

 

A Praia dos Pescadores

 

7. Beber vinho e ver o pôr-do-sol no Largo das Ribas 

Impossível não se apaixonar pelo visual do miradouro em frente ao Restaurante Mar das Latas na Ericeira no Largo das Ribas. À sua direita a Praia dos Pescadores e, em frente, o Atlântico. Mais romântico impossível! Por ali fica o Mar das Latas Wine & Food e, mais em frente o Brisa, outra boa opção.

 

Vinho e pôr-do-sol

Bonita fachada no Largo das Ribas

 

8. As portas e fachadas da Ericeira

Eu sou uma apaixonada por portas e a Ericeira é um prato cheio. Há tantas e tão lindas, que fica difícil não se encantar.

 

As portas da Ericeira

 

 

9. As lendas da Ericeira

Se você segue o blog a mais tempo, sabe que eu amo pesquisar sobre as lendas locais e contar para as meninas quando visitamos. É uma maneira de tornar as visitas ainda mais lúdicas e interessantes, não é?

 

A Sereia da Pedra Negra:

Conta-se que, nas noites de lua cheia, uma bela sereia cantava melodias encantadoras sobre a Pedra Negra, rochedo imponente na Praia dos Pescadores. Os pescadores, enfeitiçados por sua voz, aproximavam-se perigosamente das ondas, arriscando suas vidas. Acredita-se que a sereia era um espírito protetor da vila, alertando os navegantes sobre os perigos do mar.

O Tesouro dos Piratas:

Segundo a lenda, piratas cruéis enterraram um baú repleto de moedas de ouro e joias em uma caverna escondida nas falésias da Ericeira. A entrada da caverna só se revelaria a cada sete anos, em uma noite de lua cheia, quando a maré estivesse baixa. Muitos aventureiros buscaram o tesouro ao longo dos séculos, mas nenhum o encontrou. Dizem que o fantasma do pirata que guardava o baú ainda assombra a caverna, protegendo o tesouro de almas gananciosas.

A Moura Encantada:

Em uma gruta escondida na Praia do Norte, vivia uma moura encantada de beleza incomparável. A lenda conta que a moura tecia panos mágicos com fios de ouro e prata, concedendo desejos a quem os encontrasse. Um dia, um jovem pescador apaixonou-se pela moura e, em troca de seu amor, ela ofereceu-lhe um dos panos mágicos. O jovem, porém, traiu a moura e vendeu o pano para um rico comerciante. A moura, furiosa, amaldiçoou o pescador, condenando-o a vagar pelas ondas para sempre.

O Sino Misterioso:

Na Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, em frente à Praia dos Pescadores, existia um sino que tocava sozinho em noites de tempestade. Acreditava-se que o sino era um aviso divino, alertando os pescadores sobre perigos iminentes no mar. Em uma noite tempestuosa, o sino tocou incessantemente, e os pescadores, acreditando ser um aviso, permaneceram em terra. No dia seguinte, o mar estava calmo, e os pescadores viram os destroços de um navio que se afundara na noite anterior. O sino misterioso, que salvou tantas vidas, nunca mais tocou sozinho.

 

10. Visitar a obra Caranguejo de Bordallo II

Sim, nós somos fãs de Bordallo II e de street art em geral, e não podia deixar de mencionar a obra que o artista português criou para o hotel You and the Sea na Ericeira. Como sempre, utilizou material reciclado para fazer seu Caranguejo 3D (Half Hermit Crab ) que enfeita uma das paredes laterais do hotel cujos 35 quartos tem vista para o mar.

 

Caranguejo de Bordallo II para o hotel You and the Sea

 

Onde dormir

Vai dormir na Ericeira? Veja algumas sugestões de hospedagem:

hotel You and the Sea – Nota 9,3 no Booking. Quartos com vista para o mar.

Villa Ana Margarida Hotel – Nota 8,9 no Booking. Quartos familiares.

Aethos Ericeira – Nota 9 no Booking. Bom para casal. Em frente ao mar.

Vila Galé Ericeira – Nota 8,1 no Booking. Em frente ao mar. Quartos familiares.

 

Gostou da dica? Espero que sim e espero também que você possa visitar a Ericeira em um lindo dia de sol muito em breve!

Se já conhece, deixe suas dicas abaixo nos comentários, vamos adorar conhecer mais. Aproveite para ver abaixo no post outras dicas de lugares para conhecer em Portugal e no mundo!

 

 

 

 

 

 

Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:

 

Passeios Bate-volta de Lisboa

10 motivos para visitar Ericeira

12 motivos para visitar Valença do Minho

12 motivos para visitar Guimarães

3 dias em Lisboa – 1º vez em Portugal

10 motivos para visitar Tomar

10 castelos para visitar perto de Lisboa

Vinícolas em Portugal

Portugal Experiences

Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro

 Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

 

Portugal por estação:

 

Lugares para visitar no outono

Lugares para visitar na primavera

Lugares para visitar no verão

 

Clássicos de Portugal:

 

Óbidos em um dia

Mercado Medieval de Óbidos

Um dia em Cascais

Um dia em Sintra

 

Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal

 

Herdade do Freixo

Quinta do Piloto em Palmela

José Maria da Fonseca – do vinho Periquita

Malo Tojo – Vinhos e Hotel

Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Fernão Pó Adega e Winery

 

Passeios em Lisboa

 

10 passeios com crianças em Lisboa

Roteiro pelo Cais do Sodré

Roteiro por Saldanha e S. Sebastião

 

Restaurantes em Portugal

 

Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal

 

Hotéis em Portugal

Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal

 

Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui

Todos os posts sobre a Itália, aqui

Todos os posts sobre a Espanha, aqui

Todos os posts sobre a França, aqui

 

Roadtrip por 14 países na Europa, aqui

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!