As Passeadeiras

3 dias em Barcelona

 

3 dias em Barcelona é o assunto do post de hoje, onde continuamos a contar os passeios que fizeram parte do nossa Roadtrip de Páscoa 2019, desta vez na linda cidade catalã.

Contei nosso roteiro completo, resumidamente nos dois posts seguintes:

 

Roadtrip de Páscoa 2019 – Parte I: Espanha

e

Roadtrip de Páscoa 2019 – Parte II – França e Mônaco

 

Mas só para deixar um gostinho de como foi a viagem, saímos de Cascais, de carro e paramos em Salamanca, onde ficamos 2 dias. De lá seguimos até Zaragoza, onde dormimos uma noite antes de seguir rumo à Barcelona. No caminho até Barcelona fizemos um pit-stop em Montserrat. Clique nos links acima para ver os posts correspondentes publicados até agora.

 

Clique aqui para ver nosso roteiro de 1 dia em Cascais

 

Subindo o Montjuic em Barcelona

3 dias em Barcelona

Chegamos em Barcelona e rumamos diretamento para o apartamento que alugamos no Booking.com, que ficava na Plaza Europa, uma região moderna e mais afastada do Centro Histórico.

O apartamento estava com preço ótimo, ficava ao lado de Mercados e da IKEA e em frente à estação de metrô Plaça d’Europa. Bem conveniente.

 

Clique aqui para ver as ofertas de alojamento em Barcelona.

 

Vista noturna do nosso apartamento em Barcelona

Dia 01 – O apartamento e o perrengue na chegada

 

Tivemos alguns perrengues no apartamento, que era muito bom mas precisava de algumas manutenções. O Wifi não funcionou, a cama da Manoela quebrou o pé quando ela sentou, o chuveiro da suite aquecia demasiado e o chuveiro do banheiro das crianças estava com o suporte quebrado.

Acionei o proprietário que enviou alguém na manhã seguinte para arrumar. Foi uma chatice, mas vou ser justa e dizer que arrumaram tudo. Ainda assim, não vou recomendar aqui pois eu esperava que tudo estivesse 100% já na chegada. Se ainda assim você quiser o contato, fale comigo pelo Instagram @as_passeadeiras ou mande um email para passeadeiras@gmail.com.

Nosso primeiro dia ficou mesmo em função do apartamento e aproveitamos para descansar da viagem desde Zaragoza, guardando forças para os dias seguintes.

Mas não se preocupe. No post abaixo eu conto sobre as atrações que eu acho bacanas, ainda que não tenhamos visitado desta vez.

Uma delas é o Parc Güell, que eu já conhecia mas ainda assim queria muito ter voltado lá com as meninas. Acontece que não comprei os ingressos antes e o que aconteceu? Estavam esgotados!

 

Eu, no Parc Guell, no século passado! 🙂

 

Não deixe isso acontecer com você! Planeje sua visita e compre seu ingresso online (não faça como eu…) para evitar isso.

 

Barcelona dia 02

 

Resolvidos os perrengues, ao meio-dia saímos para almoçar e, estando ao lado da IKEA, fazia sentido almoçar lá antes de passear (e assim economizar um pouco!), então foi o que fizemos. De acordo com meu lano original, teríamos visitado o Parc Guell pela manhã. Mas não deu, paciência. A seguir, nosso roteiro do primeiro dia de passeios mesmo:

 

A Sagrada Família em Barcelona

Sagrada Família

 

Depois do almoço pegamos o metrô e descemos na Estação Sagrada Família, nossa primeira parada. Eu já estive no interior da igreja e afamília optou por não entrar. Pra ser sincera, dei graças a Deus. A fila estava gigante e eu acho os preços das atrações em Barcelona abusivos.

Se você tiver a felicidade de visitar Barcelona em um domingo ou dia santo, pode entrar na igreja gratuitamente no horário da missa. Para ver os horários clique aqui. Cuide para chegar cedo pois os lugares são limitados.

 

Ficamos um bom tempo admirando a Sagrada Família, mesmo por fora.

Crianças menores de 11 anos não pagam. Os tickets individuais custam a partir de 17€, mas se você nunca foi nem conhece a arte de Gaudí, eu recomendo ao menos usar o audioguia. A visita é muito mais rica quando você sabe o que está vendo e a Sagrada Família é repleta de simbologia e história.

 

Para evitar filas você pode comprar seu ingresso online aqui. 

 

Só passear na rua já vale muito. É cada prédio mais lindo!

Saímos da Sagrada família e caminhamos até a próxima parada: La Pedrera, no Passeig de Gràcia esquina com Carrer de Provença. A idéia era visitar as famosas Casas modernistas catalãs, que ficam na região. Se você preferir ir de metrô, desça na parada Diagonal.

 

La Pedrera, a Casa Milà – Foto: Booking.com

Passeig de Gràcia e o Quadrado de Ouro

 

Além da La Pedrera (Casa Milà), de Gaudí, visitamos a Casa Lleó-Morera, a Casa Amatller e a Casa Batlló. As três casas tem uma história curiosa, pois na época havia uma disputa entre seus aruqitetos, inflamada pela imprensa local.  Tanto que o quarteirão ficou conhecido como O quarteirão da discórdia.  Isso por que os arquitetos Lluís Domènech i Montaner (Casa Lleó-Morera), Josep Puig i Cadafalch (Casa Amatller) e Antonio Gaudí (Casa Batlló) eram contratados pelos endinheirados da época para construir as casas mais espetaculares. 

 

As casas modernistas de Barcelona

 

Infelizmente (!) a Casa Batló estava em reformas. Mas eu ainda guardo as fotos da minha primeira visita, ainda bem! Detalhes sobre as casas e o movimento modernista catalão serão assuntos de um outro post. Mas se você quer visitar, clique no link aqui para ver todas as opções.

 

Se você gosta de arquitetura e arte modernista, veja no site do Turismo de Barcelona um mapa com a rota modernista recomendada.  São 18 casas.

 

Você pode comprar os tickets para visitar as Casas Modernistas aqui.

 

La Boqueria, o famoso mercado central de Barcelona

La Rambla

 

Seguimos em frente rumo à Plaza de Catalunya, onde inicia La Rambla. Paramos para um café bem gostoso, antes, em frente ao Coliseum, chamado Costa Caffé. De lá percorremos La Rambla até o Mercado Central (La Boqueria). Eu amo mercados e já conhecia La Boqueria, mas estava virtualmente impossível de caminhar lá dentro, de tanta gente. Nem ficamos muito tempo e já seguimos em frente, rumo à  Catedral de Barcelona, que fica em pleno Barri Gòtic, o núcleo medieval de Barcelona.

 

A Catedral de Barcelona

Barri Gotic

 

Caminhamos devagar, curtindo as ruelas estreitas e as pequenas pracetas pelo caminho, Muitas fotos e paradinhas para descansar, depois, chegamos à Catedral.

 

Detalhes do Barri Gòtic em Barcelona

 

O bairro e a Catedral merecem um post à parte, também, não vou esticar a corda porque ainda tem muito o que ver. Mas adianto que havia uma feirinha em frente à Catedral e muitos artistas de rua. Sentamos ali para descansar um pouco e curtir o clima festivo. 

Saímos pela ruela à direita da Catedral, passando pelas antigas torres romanas e seguimos em direção à Plaça Reial de Barcelona.

 

Plaça Reial em Barcelona

Plaça Reial

 

A esta altura estávamos bem cansados já, afinal foram cerca de 5 quilômetros até aqui. Sentamos mais um pouco e Juju começou a ter dor de cabeça. Descansamos bastante e seguimos até a estação Drassanes, ali perto, de onde voltamos para o apartamento, encerrando assim nosso primeiro dia de passeio em Barcelona.

Aqui o mapa com o percurso que fizemos:

 

Roteiro do primeiro dia de passeio em Barcelona. (Google Maps)

Barcelona dia 03

 

Começamos o dia com um café da manhã no apartamento e logo depois pegamos o metrô, para visitar o lindo Palácio da Música Catalã.

 

O maravilhoso Palácio da Música Catalã

Palácio da Música Catalã

 

Eu já conhecia Barcelona, de outros carnavais, mas não tinha tido a oportunidade de visitar o Palácio da Música, que é belíssimo.  A visita começa com uma pequena explicação em uma sala no térreo, ao lado da Cafeteria que, por sinal, é lindíssima e aberta ao público.

Mesmo que você não visite o Palácio, vale dar uma paradinha para visitar o lindo café em estilo Art Nouveau.

 

Enquanto aguardamos a visita, um café!

A visita é guiada e a nossa guia foi muito querida, super acessível e bem humorada. Explicou toda a história do prédio, contou sobre os shows, detalhes da acústica, da decoração, das salas. No final ainda fez uma demonstração do órgão que foi substituído recentemente por um modelo moderno e automatizado.

 

As famosas colunas em mosaicos do Palau de la Música

Outro local que merece um post exclusivo, tantos são os detalhes. Mas a dica maior é que é uma visita imperdível. Se puder, assista a um dos espetáculos. Há um de dança flamenca que nos foi muito recomendado.

Nossa visita foi uma cortesia do Palácio da Música Catalã e agradecemos a gentileza. 

 

Para fazer a visita guiada ao Palácio da Música Catalã, você pode comprar os ingressos aqui, evitando filas e atrasos.

 
Restaurante Rosa Negra – Adoramos!

Saímos com fome da visita e encontramos no caminho um restaurante de comida mexicana que chamou nossa atenção. Oferecia Menu (prato, bebida e café) por 14€ e acabamos entrando lá mesmo. 

 

Foi um acerto! A comida era deliciosa, no Restaurante Rosa Negra (Via Laietana, 46) e a fome era tanta que eu esqueci de fotografar! Mas #Ficaadica

 

O Arc de Triomf de Barcelona

Arc de Triomf

 

Depois do nosso belo almoço, saímos para conhecer o Arc de Triomf, no Passeig Lluís Companys, em frente ao Parque de la Ciutadella. Outro lugar que eu não conheci da última vez que sonhava em ver. Do restaurante até lá foram 800m de caminhada, super tranquilo.

Além disso, o dia estava lindo e agradável, foi um passeio bem bonito.

O Arc de Triomf foi construído como porta de entrada à Exposição Universal de 1888, em Barcelona. Impressiona pela beleza da construção, pelos seus 30m de altura e cor avermelhada.

O passeio em frente é muito agradável. Havia crianças brincando, namorados e muitos turistas. Não tivemos tempo para visitar o parque em frente, mas fica a dica para quem tiver mais tempo. No Parc de la Citadella fica o Zoo de Barcelona, além de ser um dos pulmões verdes da cidade.

 

Plaça Espanya

Montjüic

 

Saindo do Arc de Triomf, nosso destino era o Montjüic, na parte alta de Barcelona. Pegamos o metrô quase em frente ao Arc de Triomf e descemos na Plaça Espanya.

No alto do Montjüic fica o Museu Nacional de Arte da Cataluña, que deve ser lindíssimo, mas ficou para uma próxima visita.

 

Museu Nacional de Arte da Cataluña

 

A subida até o alto do Montjüic é muito facilitada pela escadas rolantes ou pelo teleférico. Atentem ao fato de que existem as escadas que sobem (à direita) e as escadas que descem ficam à esquerda de quem olha o Montjüic de frente. A vantagem do teleférico é a curtição da vista espetacular sem nenhum cansaço associado.

 

Subindo o Montjuic

 

Se você visitar à noite, vai poder assistir ao espetáculo das águas dançantes na Fonte Mágica de Montjüic que há mais de 80 anos encanta aos visitantes. Ela fica embaixo, logo no início da subida. Não foi nosso caso… aqui todo mundo é meio cinderela e à noite viramos abóboras, depois de bater perna o dia todo!

 

A Fonte Mágica desligada durante o dia

Ocorre que no Montjüic existe um verdadeiro complexo de atrações, tanto históricas quanto mais contemporâneas e é um lugar que você pode visitar mais de uma vez, de tanto que há para se ver.

Subindo no Montjuic em Barcelona

 

No nosso caso, ficamos “somente” com a espetacular vista para a cidade, de onde se enxerga tão longe quanto é possível, em dias sem nuvens.

 

A vista do alto de Montjuic é espetacular!

 

Para quem tem mais tempo, além do poderá visitar além do Museu Nacional de Arte da Cataluña:

– O Castelo de Montjüic, uma antiga fortaleza militar que guardava a cidade e de onde você pode ir pelo teleférico ou andando mesmo.

O Anel Olímpico de Montjüic. Em 1992 os Jogos Olímpicos foram sediados em Barcelona e uma série de construções foram erguidas por conta do evento, ali mesmo no Montjüic. O Estádio Olímpico Lluís Companys, as Piscinas Bernat Picornell, o Palau Sant Jordi, e a Agulha (Torre de Telecomunicações) de Calatrava fazem parte do complexo.

– A Fundação Joan Miró.

Poble Espanyol: Um parque criado para a Exposição Internacional de 1929, com representação de algumas cidades e lugares da Espanha.

– O Jardim Botânico, que foi construído sobre o antigo depósito de lixo de Barcelona.

A esta altura as crias começaram a reclamar de cansaço ( e eu ambém, confesso). Depois de descansarmos muito e resistir à tentação de comer um sorvete lá no alto (o sorvete mais caro da vida!), descemos o Montjüic e, lá embaixo sim, paramos para um sorvete, antes de retornar para nosso apartamento.

No outro dia partimos para a França, com uma pequena parada em Girona, só porque somos fãs de Game of Thrones e lá foram filmadas muitas das cenas do seriado! Aguardem os posts, que estão imperdíveis!

 

Barcelona com crianças

 

Se você visitar a cidade com crianças menores que curtem programas mais voltados aos miúdos, nós recomendamos as seguintes atrações:

– O Aquarium de Barcelona: Um dos maiores aquários do mundo, com mais de 11.000 animais divididos em 21 aquários grandes, um espetacular Oceanarium, uma área para crianças e o Planeta Aqua (uma área inteira dedicada aos estudos sobre o mar.

Passeio nas Golondrinas: Trata-se de um mini-cruzeiro pela Costa de Barcelona, saindo do Portal de la Pau e visitando lugares como o Port Olímpic, as praias de Poblenou e o moderno Port Fòrum.

– O Parque Aquático Illa Fantasia: Localizado bem perto da cidade, o Parque é perfeito para quem visita Barcelona no verão. São 22 atrações, além de restaurantes e vestiários, para quem visita. Pode ir de trem ou de ônibus gratuito, desde Barcelona. Clique no link azul para ver os detalhes.

 

Barcelona Card

 

Se você pretende visitar os museus e atrações pagas da cidade, considere comprar o Barcelona Card, o cartão que te dá acesso a mais de 30 atrações e desconto em mais de outras 10. Veja a lista completa além dos valores aqui neste link.

Assim encerramos nossa curta mas muito intensa visita à Barcelona. Voltaremos, com certeza, para visitar mais vezes.

E você, já conhece? Deixe nos comentários suas dicas para quem quer visitar também!

 

Um #butfirst de despedida em Barcelona!

Quer mais dicas de passeios, hotéis e restaurantes em Portugal, Espanha, Bélgica, França,… dicas de roteiros, enfim, é só olhar no final deste post. Já segue nossas redes sociais? No Instagram @as_passeadeiras contamos tudo sobre nosso dia a dia em Portugal, além de mais dicas de passeios. Passa lá e se não quiser perder nenhuma novidade assine a Newsletter aí em cima, no vídeo.  

 

____________________________________________

Planeje sua viagem 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

Booking.com 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

Aluguel de carro: Alugue um carro na RentCars, nosso parceiro. Compare os preços e tenha mais liberdade nos seus passeios

Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.

 

Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.

TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).

Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.


Posts sobre a Bélgica

Um dia em Bruges

Roteiro 5 dias na Bélgica

Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica

Comics Art Museum

Leia aqui nossos posts sobre a Espanha:

Roteiro de carro pela Andaluzia

Três dias em Sevilha

Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia

Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia

Setenil de las bodegas

Acinipo, a Ronda Romana

Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco

Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos

Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo

Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana

 

Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:

Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro

Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

Portugal por estação:

Lugares para visitar no outono

Lugares para visitar na primavera

Lugares para visitar no verão

Clássicos de Portugal:

Óbidos em um dia

Mercado Medieval de Óbidos

Um dia em Cascais

Um dia em Sintra

Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal

José Maria da Fonseca – do vinho Periquita

Malo Tojo – Vinhos e Hotel

Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Fernão Pó Adega e Winery

Passeios em Lisboa

10 passeios com crianças em Lisboa

Roteiro pelo Cais do Sodré

Roteiro por Saldanha e S. Sebastião

Restaurantes em Portugal

Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal

Hotéis em Portugal

Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal

Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui

Sair da versão mobile