Bacalhau Espiritual
Eu nunca tinha ouvido falar deste prato, Bacalhau Espiritual, até que experimentei durante uma visita à IKEA, em Alfragide. Para quem não sabe, a IKEA tem um ótimo restaurante aberto ao público, que serve pratos muito acessíveis e gostosos.
Pois adorei o tal Bacalhau Espiritual. Achei leve, com tempero delicado e sem nenhum gosto forte. Gostei tanto que resolvi tentar fazer, para ver como fica. Veja aqui a receita, que é muito fácil e rápida de fazer, e fica uma delícia.
Ingredientes:
– 500 gr de bacalhau demolhado e desfiado
– 1 creme de leite (natas paea culinária)
– 6 cenouras descascadas pequenas
– 1 pedaço de alho francês
– 1 cebola grande
– 3 fatias de pão de forma, sem a casca
– Sal, louro, pasta de alho e azeite de oliva
– Queijo ralado
Modo de Fazer:
Cozinhe em meio litro de água uma colher de azeite de oliva, sal, uma folha de louro e 1 colher de pasta de alho. Assim que a água ferver, coloque o bacalhau e deixe por 5 minutos. Reserve.
Em uma frigideira grande, refogue a cebola picada, o alho francês picado e a cenoura picada. Quando a cenoura estiver macia, junte o pão em pedaços pequenos, o bacalhau já coado, sem o líquido do cozimento. Acrescente 3 conchas do líquido do cozimento ao refogado e cozinhe por 1 minuto. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando bem.
Coloque toda a mistura em um refratário e polvilhe queijo ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido (200 graus) por 20 minutos. Sirva quente com arroz branco e salada.
Variação: se quiser, pode colocar batata palha por cima, quando estiver pronto.
______________________________________________
Procurando hotel em Portugal? Clique aqui para fazer sua reserva. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog!
__________________________________________
Com fome de mais receitas deliciosas?
Bolo de fubá e queijo, cremoso e delicioso
Costelinha de porco com molho barbecue como o do Outback
Pão de queijo com batata e chia
Salmão ao Pesto com tomate e brócolis
Strudel de ricota e passas de uva
0 Comentário