Nossa convidada especial de hoje é a Caroline, que mora no Kentucky, nos Estados Unidos, desde 2016, depois de ter morado na Alemanha. Adorei saber dos desafios e das diferenças entre morar na Europa e nos Estados Unidos, pelo ponto de vista da Caroline. Muito obrigada, Carol, por participar da nossa série Morar Fora, aqui no blog As Passeadeiras e muito sucesso com seu novo canal no youtube e redes sociais!
Todas as fotos aqui no post são de autoria da Caroline, que autorizou a reprodução. Obrigada!
Caroline e sua família, no Kentucky
Como é morar no Kentucky – US
Por Ana Lauvao
Meu nome é Caroline, tenho 25 anos, nasci no Rio de Janeiro e atualmente eu moro nos Estados Unidos, no Kentucky, desde do final de 2016.
Eu vim morar nos EUA por causa do meu marido. Ele é soldado no exército americano. Antes de nos mudarmos pra cá, nós morávamos na Alemanha na Base militar próxima a Nuremberg.
Nós temos 2 filhos, o Gabriel de 2 anos e meio e o Oliver de 3 meses. No momento eu sou dona de casa e mãe em tempo integral.
Canal Ca Lauvao e sou ativa no Instagram @mamaenokentucky.
Gabriel, filho da Caroline
Atualmente nós moramos em Fort Campbell na fronteira do Kentucky com o Tennessee, dentro da base militar.
Aqui é considerado o sul dos Estados Unidos, comparando com outros estados que conheci o KY/TN não são os estados que eu pessoalmente escolheria, mas nós vamos aonde o exército (Army) manda. As pessoas são bem simpáticas e dispostas a ajudar, no mercado ou nos restaurantes elas sempre chamam o cliente de “sweetheart” ou “sweetie” uma expressão carinhosa. Na área onde nós moramos existe um índice de criminalidade até alta, mesmo morando dentro da base a atenção é redobrada.
Um dos pontos positivos do Kentucky é que vc não paga impostos sobre alimentos nos supermercados, então a gente economiza nesse sentido.
Por morarmos dentro de uma base militar, a nossa casa é nos padrões da base, nós pagamos $1200 por uma casa que não vale isso tudo, mas saneamento básico, recolha de lixo, manutenção 24/7 já está incluso no aluguel, coisa que não teríamos fora da base.
Meus filhos ainda não vão à escola, mas se fossem, iriam na escola da base, que não é militar. A escola é coordenada pelo departamento de defesa e não tem nada haver com o ensino do estado, o que é ótimo já que o ensino pelo estado é muito falho, tanto no Kentucky como no Tennessee. A agenda de ensino do DOD (departamento de defesa) é mais avançada e tem uma qualidade superior.
Graças ao Army nós temos ajuda de custo pra moradia (recebemos uma quantia todos mês depositada depende do estado ou país que vamos morar), tanto o Kentucky quanto o Tennessee são estados pobres, então morar aqui não é muito caro. Com $250 a cada duas semanas da pra fazer uma boa compra pra 4 pessoa. Transporte público aqui é raro, só têm fora da base, e só devo ter visto o ônibus umas 3x esse tempo qhe estou morando aqui. Em cidades grandes já melhora um pouco mas mesmo Nashville ,que é a cidade grande próxima, não vi muitos ônibus ou metrô. Essa parte do estado que eu moro todos têm, pelo menos, 2 carros. Aí o transporte público fica desnecessário. Fora que agora com uber e lyft as pessoas preferem o conforto de um carro.
O trânsito aqui é mega caótico, parece que algumas pessoas não deveriam ter a carteira, já que é barato fazer a carteira de habilitação aqui.
Na Alemanha
A mudança pra cá foi bem impactante, as coisas aqui são muuuuito diferentes da Alemanha, já que morei lá por quase 9 anos. Aqui aonde eu moro não existem calçadas fora na área residencial, então não da pra ir no mercado a pé ou ir nas lojas andando, é tudo carro, aliás aqui o que tem de stands de venda de carros é impressionante, a única coisa que tem mais que vendedor de carro é lugar pra pedir empréstimo ou adiantamento, tem em cada esquina. Não existem muitas atrações próximo então a gente se contenta em ir em lojas ou no shopping. Mas como eu disse antes as pessoas são muito alegres e amigáveis. Talvez a única coisa que me incomoda com as pessoas é a necessidade de argumentar todas as decisões, seja política, como se cria os filhos, como conduz um relacionamento, ou se da ou não vacina, usa fralda de pano ou descartável, e acaba fazendo varias conversas tranquilas virarem uma discussão.
Inverno na Alemanha
Como a cada 3 anos nós nos mudamos fica muito difícil manter amizades duradouras, claro vc sempre encontra alguém mas é ruim saber que tem “prazo de validade. Mas é legal que a gente tem amigos em varios lugares e de varios lugares. Trabalhar aqui com crianças pequenas é quase impossível, eles pagam mal aqui, o mínimo por hora é $7.25 e é muito raro achar um lugar que pague mais que $10/h e a creche é umas $600 por mês por criança e como eu tenho 2, pagar $1200 por mês e quase o que ganharia de salário, fora que teria que pagar combustível, acaba não valendo a pena. Até pra quem tem ensino superior e diploma universitário os empregos mais bem pagos estão em Nashville que fica a 1h da onde eu moro, aí duplica o custo com transporte.
Existem muitos trabalhos que pagam o mínimo e pra quem não tem família perto pra ajudar com as crianças é inviável, trabalhar só pra pagar creche e escolinha. Acho que se eu soubesse como são as coisas aqui antes de mudar pra cá, eu provavelmente teria vindo com menos expectativas, sair da Alemanha e vir pra cá que é quase uma roça foi muita diferença de uma vez só.
Nashville é um lugar incrível, muita coisa bonita pra ver e comida gostosa, pra quem gosta de comida picante, Nashville tem a próprio molho BBQ é e o berço da Nashville hot chicken. Tem um restaurante de biscuit and gravy’s maravilhoso chamado BiscuitLove. Tem o The melting pot que é um restaurante de fondue️ muito bom.
Tem varias lojas de botas de cowboy e chapéu que são bem caros por sinal. Música ao vivo é a palavra de Nashville.
Memphis também é incrível, tem a mansão de Elvis Presley, vale muito a pena o tour, tem um safári zoo próximo a Memphis que também é uma experiência incrível.
Land Between the Lakes é ótimo pra Campin e banho de rio. O aquário de Chattanooga é ótimo e Ruby Falls é lindo.
Visitando Orlando
Uma coisa que eu percebi aqui, é que tudo parece ser muuuito longe, tipo da pra ir mas demora horrores. Nós dirigimos de Kentucky a Utah é foram mais de 30h de viagem por mais que o mapa diga 23h, isso com pouquíssimas paradas. Ou nós fomos pra Miami e foram quase 20h de viagem de carro. Ah a Flórida tem brasileiro saindo por todos os lados, quase todos os restaurantes tem pão de queijo, picanha, linguiça e guaraná e nem sempre os donos ou os funcionários são brasileiros, pra mim que não vou ao Brasil a mais de 10 anos, foi maravilhoso. As água do mar em março que tecnicamente é o começo da primavera estava super quentinha, em Orlando tem muito brasileiro, mas muito mesmo.
Gostou do post? Compartilhe! Talvez possa ajudar quem pensa em morar fora. Sempre é bom saber a opinião de quem está no país a algum tempo!
Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugale damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeirase segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!
_______________________________________________
Quer receber as dicas por email?
Assine nossa Newsletter
Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.
Se você precisa transferir dinheiro para o México ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
_____________________________________
Procurando hotéis ou apartamentos nos Estados Unidos? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.