Um dia em Évora é nossa sugestão de passeio bate-volta de hoje, já que a linda cidade é a Capital do Alentejo e fica a pouco mais de 130 km de Lisboa.
Sendo assim, é fácil visitá-la em um único dia, se você dispõe de pouco tempo e não quer deixar de conhecer a cidade cuja história tem mais de 5000 anos.
Saindo da Capital, cruze a Ponte 25 de Abril e siga em direção a A6, a rodovia que cruza o Alentejo no sentido Leste, em direção à Espanha.
A viagem é muito tranquila e você vai pagar cerca de 9€ de pedágio (aqui chama Portagem). No caminho há diversos postos de serviço, com ótimos cafés e banheiros, se precisar parar.
Uma vez chegando na cidade, tente estacionar próximo ao Hotel Vila Galé (que fica próximo à Porta do Raimundo, uma das portas da Cidade Murada, ou então na Av. de São Sebastião, próximo à Igreja de N. Sra. dos Remédios. Dali, siga caminhando pela R. de Serpa Pinto até chegar a nossa primeira atração, em 550m: A Praça do Giraldo.
Comece pela Praça do Giraldo, onde você pode apreciar a fonte datada de 1571 e aprecie o entorno. A típica praça com arcadas medievais e formato retangular tem em um de seus extremos a Igreja de Santo Antão e um sem número de cafés e restaurantes com esplanadas para quem quer apreciar o sol.
Subindo por uma das ruas em frente à Fonte, chegamos até a Catedral de Évora, construída entre 1186 e 1204, dedicada à Santa Maria e construída sobre as fundações de uma mesquita árabe, como era praxe. A visita é paga.
Pertinho da Sé, à esquerda de quem olha a Igreja de frente, fica o Templo Romano de Évora, construído entre o século I e III d.C e o mais emblemático símbola da cidade. foi declarado Monumento Nacional em 1910.
Atrás do Templo fica um bonito jardim, com um miradouro ao fundo. Lugar perfeito para fotos lindas da cidade e do Templo, além de um bom ponto para descansar e tomar um café.
Mesmo em frente ao Templo Romano, fica o Mosteiro dos Lóios, cuja igreja, consagrada a S. João Evangelista (conhecida como Igreja dos Lóios) ainda é pública e ambos fazem parte da Pousada Convento de Évora, uma das mais charmosas opções de hospedagem na cidade.
Na sequência do edifício, pode-se visitar o Palácio dos Duques de Cadaval, construído sobre parte da Muralha que fazia parte do antigo Castelo de Évora, a mando de Martim Afonso de Melo, um fidalgo descendente da coroa portuguesa.
Outra atração muito famosa na cidade é a Igreja de São Francisco e a sua controversa Capela dos ossos. A igreja, construída no Séc. XV é belíssima, com sua azulejaria azul e branca, ao lado do altar. Note que a visita à Igreja é gratuita, mas para visitar a Capela dos Ossos, cuja entrada fica ao lado da Igreja, é preciso pagar o ingresso, que dá direito a visitar a Capela e ao Museu, no piso superior.
Seguindo o percurso, paramos junto ao Jardim Público de Évora, onde pode-se visitar o Palácio de D. Manuel, e sua Galeria das Damas, parte do que resta do Paço do século XVI construído pela Dinastia de Avis.
A saída do Parque fica junto às muralhas de Évora e percorrer ao menos uma parte dela vai ser como uma volta ao passado. As muralhas foram iniciadas no século XIV, por ordem de Afonso IV de Portugal e foram concluídas no reinado de Fernando I de Portugal.
Para encerrar a visita, sugerimos conhecer o Aqueduto da Água de Prata, que você deve ter avistado quando foi até o miradouro do Jardim de Diana, atrás do Templo Romano de Évora. O Aqueduto teve suas obras iniciadas por ordem de D. João III, em 1532 e levou 5 anos para ser concluído. Vale a pena conhecer e ver as casas construídas mesmo sob os arcos do Aqueduto, além das lindas ruas em volta, com aquele casario branquinho, típico das aldeias portuguesas.
Procurando outras opções de hospedagem em Évora?
____________________________________________
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
0 Comentário