Como abrir conta bancária em Portugal

como abrir conta bancária em Portugal

Como abrir conta bancária em Portugal

 

Durante nosso processo de mudança para Portugal foi fundamental escolhermos um banco para abrirmos uma conta. Afinal, todas as movimentações financeiras passariam a ser feitas aqui. Depois de pesquisarmos muito e conversarmos com algumas pessoas aqui, optamos pelo Activo Bank, um braço online do Banco Millenium BCP, o maior banco privado em Portugal.

Com um conceito voltado à simplificação, o Activo Bank dispõe de poucos “balcões” de atendimento que nada mais são que pequenas agências (pequenas mesmo) localizadas geralmente em shopping centers, com 2 ou 3 atendentes ao balcão e um terminal de uso coletivo para os clientes, além dos caixas eletrônicos.

O maior diferencial do Activo Bank é a isenção de comissões (taxas bancárias de qualquer espécie), coisa comum em todos os outros bancos que pesquisamos. É importante ressaltar que para não pagar as comissões bancárias (as taxas) é preciso manter um saldo médio mensal de 250 euros na conta.

Para abrir uma conta corrente é necessário:

– NIF (o CPF português)

– Comprovante de morada (no nosso caso, quando abrimos a conta só tínhamos o email de confirmação do Airbnb, o que foi aceito normalmente pelo banco como comprovante de morada)

– Passaporte ou Cartão Cidadão 

– Depósito de 250 euros

Após a apresentação dos documentos acima, recebemos o cartão de débito com a divida senha, que foi desbloqueado na hora, no caixa eletrônico ali mesmo. Além disso, recebemos 2 pen-drives com a apresentação e regulamentação da Conta. Além disso recebemos uma folha com o IBAN e o Bank Code mais o NIB e SWIFT.

O IBAN e o Bank Code, são os códigos internacionais, que usamos para fazer transferências entre Brasil e Portugal (os códigos que utilizamos no TransferWise).

O NIB e o SWIFT são o número da conta corrente e o código do banco, aqui em Portugal.

 

como abrir conta bancaria em portugal

Conta Solidária

Em Portugal, conta conjunta é chamada de Conta Solidária. O nome “Conta Conjunta” é utilizado geralmente para empresas, quando 2 pessoas assinam o cheque. Quando for Conta Solidária os documentos a serem apresentados devem ser individuais, ou seja, ambos tem que apresentar seus documentos.

 

Cartão de Crédito

Na ocasião que abrimos a conta, solicitamos um cartão de crédito e nos foi explicado que somente após algum tempo de utilização da conta e mediante histórico do cliente (saldo e movimentação financeira) que seria então avaliado e eventualmente concedido o cartão de crédito. No nosso caso isso aconteceu após 3 meses. O limite de crédito também é avaliado conforme o histórico do cliente. Com o tempo o limite pode ser modificado se você tiver histórico de saldo suficiente para justificar.

Acompanhamento

Assim como no Brasil, no Activo Bank você pode acompanhar suas movimentações através do site ou através do aplicativo. Além disso, existe uma linha de apoio ao cliente por telefone, que funciona muito bem.

Limites

Para pagamentos o cartão de débito tem limite de 99.999,00 euros, desde que você tenha saldo. Já para transferências através do site ou aplicativo, o limite é de 12,500 euros/dia. Para valores acima disso, você deve entrar em contato com a linha de apoio e cumprir os requisitos de segurança solicitados.

Cheque

Os cheques tem custo e validade. Vem em 5 unidades avulsas, somente. Você precisa solicitar os cheques nos balcões de atendimento. Dependendo do local, você recebe na hora ou então são enviados para o seu endereço (morada). Existe aqui uma modalidade chamada cheque bancário, que é um cheque autorizado pelo banco, ou seja, com garantia de pagamento onde, no momento da autorização , o dinheiro sai da conta do cliente. Isto é utilizado para transações comerciais mais volumosas onde quem recebe o dinheiro solicita esse tipo de garantia. 

 

como abrir conta bancária em portugal

 

O banco ainda oferece soluções para crédito pessoal, seguros, poupança e investimentos.

Mais informações sobre o Activo Bank, acesse o site: https://www.activobank.pt/pt/public/produtos/Pages/homepage.aspx

 

Saiba  Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

 

_______________________________________________

 

Procurando hotel em Portugal? Clique aqui para fazer sua reserva. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog!

 

 

____________________________________________

 

Leia outros artigos com dicas para quem quer morar em Portugal aqui:

 

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

PB4 – O que é e como pedir o seu

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

 

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!