Como é morar em Vila Nova de Gaia

como é morar em vila nova de gaia
Convidamos a querida Danessa Diaz, gaúcha como nós, que atualmente mora em Vila Nova de Gaia, para contar pra gente como é morar lá. Nossa série especial “Como é morar em Portugal” está crescendo e tem o objetivo de ajudar quem vem morar aqui também. Conheçam a Dane e também os outros posts da série, clicando aqui. Todas as fotos do post são de autoria da @danediaz.
 
 

Como é morar em Vila Nova de Gaia

por Danessa Diaz
 
 
Eu sou de Porto Alegre e estou morando em Vila Nova de Gaia desde fevereiro de 2017 com as minhas duas filhas (8 e 13 anos), o marido e o cachorro (que veio junto). Gaia nos escolheu e não o contrário. Procuramos muito por Lisboa e Cascais antes de vir, mas acabamos gostando da região do Porto. Ter uma amiga da família que mora aqui na cidade também pesou muito na decisão, porque tudo ficou mais simples com a ajuda dela. Eu sou funcionária pública em licença, então não posso trabalhar fora. Aproveitei a oportunidade para realizar o sonho antigo de escrever. Comecei escrevendo sobre a nossa viagem para me aproximar da Elen (a filha mais velha) e gostei tanto que continuei. Escrevo alguns contos, ficção e tenho uma página com artigos no Medium. 

https://www.danediaz.com/
https://medium.com/@danediaz
https://www.instagram.com/danediaz/

 

como é morar em vila nova de gaia

 
Nós moramos em Francelos, em Vila Nova de Gaia. É um lugar lindo e super calmo e seguro. Para fazer a pé não tem muitas coisas: um mercado na frente da estação do metro, uma fruteira e uma pequena padaria, mas tem um Pingo Doce que dá para ir em 3 minutos de carro. O problema maior do deslocamento são as estradas que separam os bairros e impedem que façamos mais coisas caminhando. As escolas das meninas são perto, também só dá para ir de carro, mas é coisa de 7 minutos. Tem paragem de autocarro por toda a região e o metro. O que eu mais gosto daqui são as praias e a estrutura de lazer, como ciclovia, calçadão para correr, parques infantis. 
 
 
 
 
como é morar em vila nova de gaia

Vista do Mosteiro da Serra do Pilar

 
Por causa do bairro não tivemos muita escolha quanto a escolas públicas. A Elen, que está indo para o 9º ano, ficou na do agrupamento. É uma escola muito boa, que precisa de uma reforma, mas que já está com as autorizações para isso. A diretora de turma dela é como uma mãe e cuida da Elen com muito carinho. Para Lauren, que está indo para o 4º ano, deram duas opções, mas a que queríamos, que ficava mais perto da nossa casa não tinha vaga. A dela está toda reformada e é como se ela estivesse em casa, pois é bem pequena. Como elas vieram de escola particular, analisamos os conteúdos e vimos que as matérias daqui eram quase que um ano atrasadas em comparação com as do Brasil, então colocamos elas no meio do ano mesmo e elas acompanharam muito bem. Só acabou que estão super adiantadas agora. 
A matrícula foi super simples, chegamos no meio do carnaval e quando acabou elas já estava estudando. A Lauren almoça todos os dias lá (cerca de 29,00 euros por mês), no começo ela estranhou a comida e emagreceu muito, mas agora já gosta. E tem lanche que eles dão (pão com queijo e fiambre, fruta e leite de caixinha ou suco), além dos livros. A Elen não gosta muito da comida da escola, como são só dois dias que precisa ficar ela acaba almoçando em um restaurante perto. Os livros dela são pagos e o valor depende do escalão (quanto ganham os pais). O que é complicado são os horários. Uma começa 8:30 e a outra 9:00. As aulas terminam em horários diferentes em cada dia e eu passo para lá e para cá buscando filhas na escola. 
 
como é morar em vila nova de gaia

Passeando em Lisboa

 
Elas têm opção de atividade extra-classe na escola, mas fazem em outro lugar. Como as aulas são o dia todo, vimos que era muito cansativo e então decidimos não estender esses horários para as outras atividades. A escola da Elen tem algumas turmas bilíngues (inglês) também. 
Sobre os professores e funcionários, temos só que agradecer, porque cuidam delas como pais. Tiveram algumas dificuldades em se aproximar e fortalecer amizades no início, mas nada fora do comum.
 
como é morar em vila nova de gaia

O rio Douro visto do Mosteiro da Serra do Pilar

 
Eu gosto muito daqui pelo ritmo de vida. O trânsito é uma benção perto do que eu estava acostumada em Porto Alegre, nunca tive tanta confiança para dirigir. Amo sair sozinha, andar de noite na rua sem ter medo. Só queria poder sair de casa e ir no mercado a pé rapidinho. Para tudo é necessário pegar o carro. Outra vantagem de morar em Gaia são os alugueis, muito mais baratos do que Lisboa e Porto. Eu sinto que as pessoas não fazem amizades como no Brasil, onde conhecemos alguém na fila da padaria e ficamos amigos para sempre, mas é o jeito deles e a gente entende. Como eu não trabalho fora, também não tenho muitas oportunidades de fazer um círculo de amizade, o marido que acabou conhecendo mais gente. O que nos impede de sair mais e conviver com as pessoas é o frio aqui do Norte, que muitas vezes tira a vontade de botar o nariz na rua. Às vezes eu penso que poderia ter insistido mais em ir para Lisboa, por causa do clima, de ter mais brasileiros, mas acho que vir direto para cá facilitou muito o início. Menos gente para a documentação, mais fácil de conseguir lugar para morar, tudo aqui parece mais simples de fazer. Eu só viria com menos expectativa quanto às praias e ao calor, porque pudemos aproveitar muito pouco. Se tivesse sonhado menos com isso talvez não sofria tanto ao ver aquele marzão lindo e não poder entrar nele.
 
como é morar em vila nova de gaia

Ponte da Arrábida

Eu amo a Capela do Senhor da Pedra, passear pelo Cais de Gaia, ir na pontinha da cidade e ver o mar (Bairro de Canidelo). O Mercado Municipal de Gaia tem muitas coisas boas para comer e passear na ribeira é lindo porque vemos as casinhas clássicas do Porto. O Jardim do Morro é obrigatório para tirar fotos e o Mosteiro da Serra do Pilar também. O El Corte Inglês é o passeio de quando o dia está chuvoso, porque tem todas aquelas marcas que amamos, tanto de comer quanto de roupas. De café, gostamos do 7groaster. Para comer francesinha eu recomendo o Tappas Caffe, que faz no forno à lenha. Nossa praia favorita é a da Aguda que é muito charmosa, tem uma estação litoral com um aquário e muitos restaurantes bons. 

 

como é morar em vila nova de gaia

Sessão de cinema no Jardim do Morro

 
Uma coisa que eu achei muito legal quando eu cheguei e que fica na cidade vizinha (Espinho) é a feira. Dizem que é secular e parece mesmo. Tem de tudo, vendem de galinha até tênis. Ciganos têm a sua área e comerciantes das cidades ao redor montam suas tendas todas as segundas. É uma variedade de sabores de Portugal, pães, doces, frutas, lembrancinhas, tecidos, roupas da moda, objetos de decoração para casa. São quadras e mais quadras de estandes coloridos e milhares de pessoas circulando. Nós gostamos muito dessa função.
 
Mais uma vez, obrigada. Espero que tenha lembrado do mais importante. 
 
 
_______________________________
 
 

Quer ler mais coisas sobre morar em Portugal? Veja os posts abaixo:

 

Leia aqui os posts no blog sobre diferentes tipos de visto para morar em Portugal

Leia aqui todos os posts no blog sobre Morar em Cascais

Leia aqui dicas para alugar/comprar apartamento em Cascais

Leia neste post os detalhes sobre nossa experiência na escola particular em Portugal

Como é morar em … Todos os posts sobre como é morar em várias cidades em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Mudamos para Portugal. E como ficou minha vida, como mãe?

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras.

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

 

_____________________________________ 

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de um dia em Sintra pelo Centro Histórico

Mercado Medieval de Óbidos – Para viver um dia de princesa

Uma visita à Évoramonte – uma pérola no Alentejo

10 lugares para visitar na Primavera em Portugal

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Conheça o Tease Cais do Sodré

15 cafés que amamos em Lisboa

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. Dane Diaz 3 de agosto de 2018, 17:04 comentar

    Ah, ficou tão lindo esse post! Fico feliz que todo mundo possa conhecer esse lugar incrível que é Vila Nova de Gaia. Obrigada, Cláudia.

    • Claudia Bins 3 de agosto de 2018, 17:30 comentar

      Eu que agradeço a participação! Uma honra ter você aqui! :-)

      Beijão,

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!