Roteiro pelo Cais do Sodré em Lisboa

roteiro pelo cais do sodré

Outro dia me pediram um Roteiro pelo Cais do Sodré, em Lisboa, lá no Instagram @as_passeadeiras. Acontece que eu gosto muito de passear por lá e sempre mostro os passeios nos Stories, então fica aquela vontade para quem acompanha a gente. 

Para facilitar a vida de quem vai visitar e também fazer um registro dos lugares que eu mais gosto no Cais do Sodré, o post de hoje tem uma sugestão de roteiro um pouco ampliada, já que são muitas as atrações e, quase sempre, pouco tempo para visitar.

Não tem problema! Escolha as que mais lhe agrada e volte depois, muitas vezes, para conhecer as outras.

 

roteiro pelo cais do sodré

Mapa com o trajeto do roteiro. (Google Maps)

 

Roteiro pelo Cais do Sodré em Lisboa

 

roteiro pelo cais do sodré

Bordalo II na Estação Cais do Sodré em Lisboa

 

Estação Cais do Sodré

Começamos pela Estação Cais do Sodré, já que é um ponto de partida ou chegada para o Comboio (trem) que vai até Cascais, o Metrô e os Ferry Boats que cruzam o Tejo em direção à Almada.

A própria estação vale uma olhadinha. Se você for em direção leste (à direita de quem olha para a Av. 24 de julho), vai ver um pouco da antiga estação renovada, com suas peças de azulejo. Construída na década de 1920, tem classificação como Monumento de Interesse Público e substituiu um pequeno edifício em madeira que servia a linha férrea.

Saindo pela porta mais ao leste, você verá um pequeno e arborizado jardim. Repare, antes, na obra de Bordalo II, em homenagem à Cidade. A palavra LISBOA construída com sucata, na esquina da Av. 24 de Julho.

Agora, aqui mesmo na Avenida, erga seus olhos em direção à cidade e admire a recentemente renovada Praça onde fica a estátua do Duque da Terceira. Eu adoro a calçada portuguesa que enfeita seu entorno. Subindo A Rua do Alecrim, um pouquinho e olhando em direção ao Tejo pode-se ver bem o desenho da calçada em volta da estátua do Duque.

Se você sair da estação pela porta central, veja o prédio amarelo lindo, bem em frente à Estação, mas do outro lado da rua. Finalmente, à sua esquerda, verá o topo do Time Out Market e Mercado da Ribeira, em ferro desenhado e uma grande cúpula. Impossível passar desapercebido. Vamos até lá, mas antes, uma passeadinha na beira do Tejo!

 

cais do Sodré

Passeio pelo Cais da Ribeira e a Praça com a estátua do Duque da Terceira

 

Jardim de Roque Gameiro e o Cais da Ribeira

O charmoso jardim, recentemente renovado, tem vista para o Tejo e um pequeno Quiosque típico com cadeiras e ombrelones na esplanada. Fica bem ao lado da Estação Cais do Sodré.

Um pouco a frente, já nas margens do Tejo, vemos outra esplanada convidativa. Continue pelo passeio e mais a frente fica o passeio da Ribeira das Naus, passe pelo Quiosque e continue pelo caminho asfaltado e decorado com poesia. Repare na quantidade de bares, cafés, restaurantes e sorveterias, normalmente bem cheios ao longo do dia.

 

roteiro pelo cais do sodré

Garota Laranja

 

Garota Laranja – Mural de Street Art

Siga em frente até chegar ao Clube Naval de Lisboa, um pequeno armazém que não seria atração não fosse a enorme obra de Street Art estilo Pop Art dos artistas brasileiros integrantes do coletivo Bicicleta sem Freio. A obra Orange Girl foi feita com auxílio de um grupo de voluntários em apenas 3 dias e fica na parede voltada para os trilhos do trem.

 

Procurando Hotel pela região do Cais do Sodré em Lisboa? Veja aqui as melhores ofertas e sugestões com cancelamento grátis.

 

roteiro pelo cais do sodré

Underdogs Art Store

 

Se você curte Street Art pode gostar de conhecer a loja Underdogs Art Store.  A Underdogs é uma plataforma cultural baseada em Lisboa que se tornou referência para arte de rua. Organiza Tours especializados, workshops e eventos. A loja fica voltando do Clube Naval, pela mesma rua, em direção à estação Cais do Sodré (Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A, nº 20).

 

Time Out Market

Time Out Market

 

Time Out Market

Há dois anos atrás eu recomendaria o Time Out para a hora do almoço, devido a incrível curadoria de opções culinárias e ao clima descontraído e moderno que rola no local. Hoje, eu digo vá para conhecer e, se tiver paciência, almoce por lá.

Afinal são 24 restaurantes, 8 bares, espaços comerciais, cuja propaganda diz serem “o melhor bife, o melhor hambúrguer, o melhor sushi, entre outros). Repare que ao fundo do grande salão ficam os pocket spots dos chefs, onde você pode experimentar versões mais modestas dos pratos servidos nos renomados restaurantes correspondentes. Por um preço bem mais “pocket” também! Experimente o leitão confitado a baixa temperatura com puré de batata doce e gomos de laranja, do Chef Henrique Sá Pessoa, do famoso Alma (no Chiado).  Importante saber que os restaurantes só abrem a partir das 13:00.

Se, no entanto, estiver lotado de turistas, eu recomendo uma visita só. Aproveite para beber um café e comer um Pastel de Natas da Manteigaria, que fica bem próximo à entrada principal de quem vem pela Avenida 24 de julho. Visite as lojinhas e passeie por todo o mercado.

Não deixe de admirar a entrada do mercado, com seus azulejos maravilhosos. Suba até o primeiro andar, só para ter uma visão panorâmica do enorme salão e curtir mais um pouquinho os azulejos.

Desça novamente e antes de explorar o mercado novo “gourmet”, visite o Mercado da Ribeira, à sua direita. O anexo lateral ainda guarda a alma dos mercados públicos e são um deleite para fotógrafos e apaixonados por comida fresca e multi colorida. Eu amo!

Aproveite para ir ao banheiro, se precisar. Depois, saia por uma das portas laterais, à direita de quem olha para o Tejo. Você vai ver uma pequena praça, chamada Jardim Dom Luís. Ela fica em cima de um parque de estacionamento bem grande, subterrâneo, tem um quiosque e um playground.

 

roteiro pelo cais do Sodré

Disquiet Heart – o painel lindíssimo de Tamara Alves

 

Disquiet Heart/Dias do Desassossego – Tamara Alves

Contorne a praça e siga em direção à cidade, atrás do Mercado, atravesse a R. da Ribeira Nova. Essa região entre o Mercado da Ribeira e a Praça São Paulo é um prato cheio (literalmente). Repleta de cafés, bares e restaurantes,  alguns estrelados até. Explore à vontade, mas não deixe a pressa impedir você de observar a obra incrível de Tamara Alves, “Disquiet Heart”, no caminho. Um dos mais lindos painéis de Street Art de Lisboa, na minha modesta opinião. Leia o trecho do poema de José Saramago, à esquerda do muro e apaixone-se mais um pouco por essa cidade.

 

roteiro pelo Cais do Sodré

3 cafés deliciosos no Cais do Sodré

 

Pausa para um café

Agora vou recomendar 3 Cafés na região e você escolhe qual deles ir!

Se você seguir em frente, na Travessa Carvalho, em direção à Rua de São Paulo, vai sair quase em frente a um café muito peculiar, chamado Arco da Velha. Recomendo uma paradinha, nem que seja só para espiar. Parece que você está dentro de um antiquário. A decoração toda é mesmo do arco da velha.

Não curtiu a vibe do Arco da Velha e quer algo mais moderninho, o Tease é feito para você! Inaugurado ano passado, a filial do Tease Café veio ter conosco, no Cais da Ribeira (o primeiro fica no Príncipe Real). Lugar ideal para uma paradinha para reabastecer as energias e descansar, o ambiente é colorido e descontraído e os cupcakes são de morrer… depois não diga que não avisei!

Ah, mas ainda não é minha praia… não tem problema! A gente tem mais um para recomendar.

Continue a caminhar, em direção à Praça São Paulo e curta os elétricos e as fachadas tipicamente lisboetas do entorno. A praça tem um quiosque fofo, mas a gente deixa ele para outra ocasião. Voltamos até a rua da Ribeira Nova, atrás do Time Out Market, onde fica o Café Tati, que é uma fofuraDepois de abastecidos de cafeína e cheios de energia, podemos caminhar até a Rua Nova do Carvalho, a famosa Pink Street.

 

roteiro pelo cais do sodré

Rua Nova do Carvalho, a “Pink Street” em Lisboa

 

Pink Street

Não se deixe enganar pela calma e tranquilidade da rua cor de rosa. Só é assim durante o dia. Se você é fã de agito e quer balada, já sabe onde voltar à noite! Passeie com calma e não deixe de olhar para cima para ver as instalações artísticas nos prédios. Ali fica uma Livraria-Bar-Café muito fofa, chamada Menina e Moça, que só abre às 16:00. Já aviso que ela tem uma peculiaridade. As mesas e cadeiras são tamanho infantil. Uma gracinha, coloridas e parecem saídas de um jardim de infância. Mas não são das mais cômodas para sentar, não! 

 

Roteiro cais do sodré

Pensão Amor

 

Pensão Amor

Passando a Pink Street, volte até à Rua do Alecrim, suba uma quadra e, se for depois das 14:00 paramos para um pit-stop. Aqui um parênteses. Se você fizer este roteiro à tardinha, vai encontrar o próximo local bastante agitado. Se for durante a tarde, vai estar vazio. Ainda assim, sugiro entrar para boas risadas e algumas fotos. Trata-se da Pensão Amor.

Veja que terá que fazer um contorninho na rua, para chegar até a Rua do Alecrim, onde é a entrada da Pensão Amor.

A Pensão Amor é um bar que funciona onde antes era um bordel. O clima permanece o mesmo, no entanto! Mas tudo meio vintage. Vale a pena conhecer. Pode pedir um drinque, uma água ou um café. Ou não pedir nada, fotografar à vontade e seguir o passeio.

Saindo da Pensão Amor, siga até o Largo do Corpo Santo, para fotos. Há atrás da igreja uma loja muito fofa chamada Take.me, com artigos típicos portugueses, uma sorveteria amarela, muito fofa e otras cositas más. É um bom ponto para fotos com os elétricos que passam por ali.

 

roteiro pelo cais do sodré

Elétricos no Corpo Santo

 

Restaurantes que recomendamos, na região do Cais do Sodré:

Além dos restaurantes do Time Out Market, recomendamos os seguintes:

Mexicano:

– Pistola y Corazon (Rua da Boavista, 16) 

Tipo Café/Bistrô:

– Café Tati

Mais chiquetosos:

– Restaurante Pap’Açorda (+351) 213 464 811) – Português

– By the Wine (Restaurante e wine bar da marca José Maria da Fonseca) Rua das Flores, 41-43

Telefone: (+351) 213 420 319
 
– Sala de Corte (Rua da Ribeira Nova, 28, Cais do Sodré 1200-376 Lisboa)
Telefone(s): (+351) 213 460 030
 
– Casa de Pasto – Português – R. de São Paulo, 20, 1º, 1200-428 Lisboa
Telefone(s): (+351) 963 739 979
 
Se sobrou tempo, continue o passeio voltando em direção ao Tejo. Pode dobrar à direita na Av. 24 de julho e caminhar umas 3 ou 4 quadras para ver de perto uma das mais recentes obra de Bordalo II, uma raposa enorme, feita de sucata, como é sua assinatura.
 
 
roteiro pelo cais do sodré

A Raposa de Bordalo II

 
 
Depois, pode voltar até a Ribeira das Naus, caminhar pela Baixa ou suba e vá passear pelo Chiado! Mas isso é assunto para o próximo post. :-)
 
 
roteiro pelo cais do sodré
 
___________________________________________________
 

Curtiu o passeio? Então veja aí embaixo no post outras dicas de passeios por Lisboa e por Portugal.

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras

_______________________________________________

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
Escolha qual o formato do email:

Veja um exemplo aqui

_______________________________________________

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Veja aqui o roteiro de 3 dias em Lisboa, pelo blog Um Olhar Novo

Roteiro por Saldanha e São Sebastião, em Lisboa

Roteiro de 1 dia em Sintra pelo Centro Histórico

Roteiro de 1 dia em Cascais pelo Centro Histórico

Nossas dicas de restaurantes em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 
 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!