Eu conheci a Iara através do Instagram quando ainda estava no Brasil. Fundadora do @maesemportugal, do @maemae.pt e do @mariacrochett, ela reuniu uma comunidade linda de mulheres que vivem em Portugal, através de seus projetos. Juntas, nos ajudamos de todas as formas possíveis e Iara é sempre muito generosa no seu tempo e dedicação para conosco.
Hoje Iara conta para nós como é morar “no campo”, em uma vila portuguesa, pertinho de Lisboa. Obrigada, querida, por compartilhar com a gente suas experiências. É um prazer enorme tê-la aqui. Volte sempre!
Todas as fotos do post são de autoria da Iara Oliveira @maemae.pt.
Como é morar em Arruda dos Vinhos
Por Iara Oliveira
Meu nome é Iara Oliveira, eu vivo em Portugal desde 2012 e Moro em Arruda dos Vinhos, uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região Centro e sub-região do Oeste, com 13 391 habitantes. Arruda é sede de um pequeno município com 77,96 km² de área e 13 391 habitantes, subdividido em 4 freguesias é uma cidade da grande região de Lisboa, e está situada cerca de 40 km do centro histórico da capital.
Aqui onde vivo é considerado campo pelos Lisboetas, e é bem verdade, não se vê prédios e nem pessoas engravatadas, o transito flui vagarosamente, as pessoas se conhecem pelo nome e é comum você receber de presente as frutas do pomar do vizinho ou as couves da horta daquela senhorinha simpática que mora ao fim da rua.
A cidade, apesar dos poucos habitantes possui uma infra-estrutura bem completa, onde podemos encontrar quatro supermercados das grandes redes de Portugal, farmácia, papelaria, salões de beleza, escolas de arte, academias, lojas de armarinhos e lojas de construção, biblioteca, lanchonetes, restaurantes e até pizzarias e lojas take away de comida pronta, enfim, quase não é preciso ir até a capital para encontrar o que normalmente precisamos para viver. É importante dizer, no entanto, que aqui não há estação de Comboio(trem), no entanto, há autocarros (ônibus) que vão até Lisboa e outras cidades, inclusive à vizinha Vila Franca de Xira, onde fica a estação de comboio mais próxima.
Os aluguéis e preços dos imóveis são bem mais em conta que a área mais central e litorânea de Lisboa, como Cascais. O centro de saúde é impecável, em razão dos poucos habitantes, nunca há grande espera para as consultas de urgência (geralmente liga-se de manhã e à tarde você pode ir à consulta) e o hospital que fica no concelho vizinho (para casos mais urgentes) está apenas a 15 km.
Quanto às escolas, há duas escolas primárias e uma secundária. As escolas primárias possuem jardim de infância e a Câmara Municipal oferece gratuitamente o transporte escolar para quem mora nas freguesias do concelho. A escola secundária, que vai do 5º ao 12º ano é enorme e muito bem estruturada, o transporte também é gratuito (um acordo entre a Câmara Municipal e a rede pública de transportes) e a escola possui refeitório cuja alimentação é preparada lá mesmo.
Aqui, a experiência com a escola (pública) que meu filho frequenta é a melhor de todas. Os professores são qualificados, empenhados e prezam muito pela disciplina, é bom lembrar que a rede pública possui ensino tradicional, o que vai ao encontro a toda a formação social do cidadão português, e por isso nem parece castradora ou algo do gênero. O compromisso dos professores e coordenadores para que a criança atinja seus objetivos é notório, e a comunicação entre pais e comunidade escolar é bem aberta. Há reuniões semanais (se assim os pais entenderem) com a professora que faz uma espécie de tutoria à turma.
Desde que cheguei aqui, nunca ouvi nenhum caso de polícia que não fosse sobre briga de vizinhos, violência doméstica ou situações vexatórias por pessoas embriagadas. São casos tristes, mas nada que perturbe a nossa segurança e restrinja o nosso direito de ir e vir.
A cidade também promove eventos culturais que procuram resgatar as tradições antigas, como o mercado oitocentista em junho ou fomenta novos empreendimentos como a feira da vinha e do vinho em novembro. Há faculdade sênior, voltada para os idosos que não querem parar no tempo e campos de férias promovidos pela Câmara municipal a fim de preencher o espaço de tempo que as crianças ficam sem aulas.
A minha experiência com a vida em Portugal, morando nessa cidade não podia ser melhor. Levo uma vida menos corrida, mais tranquila e ao contrário do que possam pensar: nada aborrecida. Aprendi a ter mais paciência e a apreciar os bons momentos, além de estar sempre de olhos grudados no horizonte a nas belas paisagens que cercam minha cidade.
__________________________________________________
Gostou do post? Compartilhe! Talvez possa ajudar quem pensa em morar aqui ou recém chegou. Sempre é bom saber a opinião de quem está no país a algum tempo!
Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!
_______________________________________________
Assine nossa Newsletter
Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.
_______________________________________________
Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
_____________________________________
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
_____________________________________
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa
Albergue em Portugal, com família
Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences
Um dia em Cascais visitando o centro histórico
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças