Como é morar em Odivelas por Paula de Souza

como é morar em Odivelas
 
 

Como é morar em Odivelas

por Paula Colvara de Souza
 
 
Me chamo Paula Colvara de Souza e tenho 30 anos. Sou casada há quase 13 anos e tenho uma filha maravilhosa de 6 anos, a Larissa, que é a principal razão desta mudança toda.
 
No Brasil nos morávamos em Porto Alegre/RS, eu trabalhava na minha área de formação que é fonoaudiologia e meu marido professor do Estado. Hoje, vivemos em Odivelas, trabalho em um Hostel em Lisboa (recepção/empregada de andares) e meu marido é motorista de Uber.
 
Mudamos pois não víamos mais perspectivas de melhorias no Brasil de uma forma geral, viemos em busca de qualidade de vida e encontramos! Como este sonho era muito grande para nossa realidade, resolvemos dividir com aqueles que estavam mais próximos de nós e começamos a sonhar e lutar juntos pelo mesmo objetivo (eu, meu marido, filha, sogra, sogro, cunhado, cunhada, afilhada).
 
Minha rede social é @paulinhacolvara, divido algumas experiências ali mas como não se trata de um IG conhecido acabo não fazendo uso de todos os recursos do Instagram. Quem sabe depois desta publicação?
 
Moro em Colinas do Cruzeiro e adoro este bairro! Acredito que é um dos mais organizados e bonitos de Odivelas, mas também é um dos mais caros e por isso não foi nossa primeira escolha. 
 
 
Como é morar em Odivelas

Paula e família – Foto: @paulinhacolvara

 

Nosso objetivo era Oeiras, mas como meu núcleo familiar compreende 8 pessoas, no mínimo um T3, e cada um tem uma especificidades: meu sogro faz hemodiálise, então precisava ser um apartamento próximo a uma clínica; minha sogra tem dificuldade de locomoção, então deveria ter elevador e banheiro com poliban; deveria ter uma metragem de uns 90m2 para que acomodasse todos e as crianças tivessem um espaço para brincar; e por fim, próximo de escolas.
Já está horrível de conseguir imóveis por aqui, imagina com tantas exigências!!! 
 
Pontos positivos: próximo de mercados, de autocarro, de pracinha, da escola, do pavilhão multiusos e piscina municipais, farmácia, restaurantes, 3 minutos do Strada Outlet…
 
Negativos: não é próximo da estação de metro, é cheio de subidas e descidas (mas isso é em qualquer lugar né), longe da praia.
 
Minha filha tem 6 anos, agora que irá começar a escola (amanhã). Escolhemos escola pública pois acreditamos na qualidade do ensino daqui, acabamos conseguindo na que fica a 500m de casa (Porto Pinheiro). Infelizmente não temos nenhuma referência, então nosso critério de escolha foi a localização mesmo, e como apenas amanhã será a recepção dos alunos e reunião com os pais, ainda não tenho uma posição sobre a escola.
 
A matrícula foi relativamente simples, precisamos do atestado de morada, NIF (do aluno e encarregado de educação), foto, cópia do passaporte, comprovante das vacinas e fizemos uma carta solicitando que as meninas (filha/afilhada) ficassem na mesma escola. Tudo bem tranquilo, elas estão na mesma escola mas ainda não sabemos se na mesma turma.
 
Todas as outras informações somente nos próximos dias… 
 
Paula em Lisboa - Foto: @paulinhacolvara

Paula em Lisboa – Foto: @paulinhacolvara

 

A vida aqui é muito boa, não é fácil, mas vale o esforço. Ser imigrante é recomeçar, é aproveitar a oportunidade para se reinventar! Por mais que meu emprego atual não seja aquele para o qual eu estudei anos, me sinto valorizada e vejo que meu trabalho duro dá resultados.. estou construindo memórias e proporcionando coisas para minha família que jamais seria possível se ainda estivesse no Brasil.
 
Acho que meu maior desafio é dividir uma casa com outros 2 núcleos familiares, é não ter vida social ativa, é ainda não ter autonomia e livre arbítrio.. mas isso é uma dificuldade específica da minha trajetória, não necessariamente de todos que migram. Minhas relações se resumem aos colegas de trabalho, que são todos brasileiros e ao meu núcleo familiar. Ainda estou me inserindo em novas rotinas, nessa cultura tão diferente!
 
Como mencionei acima, tivemos tantas especificidades que ficou bem complicado arrendar. Meu marido e meu cunhado vieram 2 meses antes para providenciar estas burocracias. Contataram centenas de imóveis, visitaram dezenas e tivemos 3  propostas aceitas. Mas nós adiantamos 12 meses de aluguel e mais 2 meses de caução… e ainda sim temos algumas dores de cabeça com nosso imóvel.
 
 
Como é morar em Odivelas

Larissa, filha da Paula – Foto: @paulinhacolvara

 
 
Minha dica: façam o contrato passar pelas finanças, tenham uma boa relação com o senhorio mas fiquem espertos e exijam tudo o que lhe foi prometido em contrato.. ah e registrem tudo por email. Aqui eles tem o hábito de se contradizer.
 
Fiz algumns programas turísticos no primeiro mês, depois foi correria atrás de emprego e agora.. saio apenas nos dias de folga. Mas tenho explorado Portugal sempre que posso… recomendo o  Oceanário, um dos meus lugares preferidos daqui… levo minha filha para patinar no pavilhão multiusos, indico o Castelo de São Jorge…Cascais… Sesimbra!
No meu aniversário fui no The Fifties… lugar incrível e muito gostoso, adorei.
 
Viemos em busca de qualidade de vida, de segurança, educação e saúde! Algo que já não tínhamos mais em Porto Alegre e estou muito feliz aqui e realizada com tudo que estamos vivenciando.
 
 
AsPasseadeiras-div1

 

Planeje sua viagem 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos, do Booking, uma pequena comissão. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade abaixo. 

– Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

Booking.com 

 

parceiros

AsPasseadeiras-div1

Leia aqui todos os posts sobre morar em Portugal

 
 

Colégios em Cascais:

 

Colégio Europa

Escola básica e secundária de Carcavelos

Creches e infantários em Cascais

Colégio da Bafureira

 

Morar em Portugal

 

Como trazer seu pet para Portugal

Comprar carro em Portugal

Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Visto de estudante em Portugal

Como se candidatar ao Mestrado em Portugal

Comprar apartamento em Braga

Como é morar em Braga – Mara Azevedo

Morar em Braga com bebê

Morar em Vila Nova de Gaia

Como é morar em Aveiro

Como é morar em Sintra

Como é morar e estudar no Porto

Morar no Porto com crianças

Como é morar em Arruda dos Vinhos

 

Passear em Portugal

 

Clique aqui para ver todos os nossos posts com dicas de lugares, restaurantes e passeios por Portugal

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!