Parto em Portugal

Relato de parto em portugal

Meu Parto em Portugal é o assunto do post de hoje, que traz o depoimento de Renata Ramalheira, que mora em Faro com a família.

Obrigada Renata, por compartilhar aqui sua experiência, que poderá ajudar outras mamães.

 Meu parto em Portugal

Por: Renata Ramalheira

No Brasil eu tinha um plano de saúde, então quando cheguei aqui foi natural buscar um paralelamente à inscrição no centro de saúde. O Algarve é conhecido pela falta de médicos, mais uma razão pela qual adquirimos uma apólice de seguro saúde. Eu e minha família não conseguimos médico de família ainda, e estamos aqui desde abril de 2017. Essa apólice tem nos salvado porque nem sempre conseguimos atendimento no público e este seguro reduz o preço das consultas e exames.
 
Parto em Portugal
Renata aguardando a chegada do baby. Foto: @renata.ramalheira
 
Bom, quando soube que estava grávida meu reflexo foi agendar uma consulta na rede privada. Fiz isso. Mas quando soube o valor do parto, não tive outra opção a não ser ir para a rede pública. Conversei com uma amiga portuguesa que teve seus dois filhos no Hospital de Faro e depois ouvi inúmeros relatos de clientes portuguesas e brasileiras do meu café sobre o parto neste hospital e decidi prosseguir o acompanhamento na rede pública.
 
Fui ao centro de saúde e pude perceber o quanto o governo dá tratamento especial às gestantes. Tudo para as gestantes é GRATUITO, do pré natal, parto ao pós parto. Eu sou casada com um cidadão português e tenho visto de residência por reagrupamento familiar, mas mesmo não sendo cidadã portuguesa tive todo um tratamento especial. Por eu ter mais de 35 anos, a primeira consulta foi no centro de saúde, mas fui instruída e esperar uma correspondência na minha residência para prosseguir com o atendimento no Hospital de Faro. Eu tenho hipotireoidismo e por essa razão todo o meu pré natal foi realizado no hospital. Caso eu fosse totalmente saudável, sem nenhuma questão crônica, eu prosseguiria o pré natal no centro de saúde.
 
Fiz 3 ultrassons apenas, os importantes, de cada trimestre. Me ofereceram o exame Amnioncentese. Foi quando eu soube que por lei, se você quiser interromper a gravidez caso o resultado deste exame mostrar anomalias no bebê, você pode. Eu não iria interromper a gravidez qualquer fosse o resultado deste exame, então eu não fiz, porque ele oferece riscos e eu achei desnecessário correr estes riscos uma vez que independente do resultado eu não interromperia a gravidez.
 
parto em Portugal
Renata no Chá de Bebê. Foto: @renata.ramalheira
 
Assim como no Brasil, aqui, preconiza-se parto normal na rede pública. E era o que eu queria mesmo, tentar o parto normal. Por lei, você pode pedir epidural e nenhum hospital pode recusar, desde que você possa tomar e esteja na fase em que a anestesia é recomendada.
 
Por conta da minha vida profissional e do clima frio, fui deixando para fazer as fotos da barriga, quando na 38a. semana agendei as fotos. Fiz a maquiagem em casa às 11h e de tarde iria para a praia tirar fotos, quando percebi que a bolsa tinha rompido. Dei entrada no Hospital de Faro toda maquiada, foi hilário. Foram 2 dias com a bolsa rompida, perdendo líquido aos poucos, monitorando ele e eu o tempo todo, fui induzida com soro, mas não teve jeito, meu pequeno grande Benjamim quis mesmo foi vir de cesariana.
 
parto em portugal
Renata e baby Benjamim. Foto: @renata.ramalheira
 
A equipe da cesariana foi fantástica! Correu tudo bem. Benjamim nasceu de 38 semanas e 4 dias, 4.150kg e 51 cm. Apgar 8-9-10.
 
Os dias que seguiram o nascimento foram PUNK. Diferente do Brasil, o bebê fica com você o tempo todo. E das 21h até 9h do dia seguinte você não pode ficar com acompanhante. Então foi um teste de ferro para mim. Toda estrupiada da cesária, morrendo de dores e tomando conta de um recém nascido. Foi FOGO. Achei que não ia conseguir. Mas a gente é mãe, sabe que tudo na vida passa. E eu me agarrei nisso, que ia passar. Em casa tive problemas sérios de saúde e demorei uns 15 dias para ficar bem totalmente. Eu não estou conseguindo amamentar 100% e por conta disso estou tendo aconselhamento gratuito no Cantinho da Amamentação do Hospital. Não sei exprimir a gratidão e o carinho dessas enfermeiras comigo, Benjamim e minha família. São extremamente carinhosas, cuidadosas e cumprem aquilo que preconizam sobre a questão de amamamentação.
 
Minha experiência de pré natal, parto e pós parto na rede público aqui em Portugal foi além das minhas expectativas. Só passei perrengues mesmo quando não pude estar com meu marido ao meu lado. Isso mexe bastante com o nosso emocional então tive que me concentrar e ter a mente boa e forte. Isso foi no pré parto nas contrações sozinha conversando com amigas, família e doula no Brasil pelo whatsapp na madrugada daqui e no pós parto eu sozinha com Benjamim. Mas sobrevivi rs. E isso me fez ficar e ser ainda mais convicta de que nós mulheres somos muito forte e aguentamos tudo!

Pré natal

 
No pré natal participei de um evento para gestantes que ganhei 5 minutos de uma ecografia (ultrassom) 4D, cupons de descontos para sessão de fotos e sorteios de produtos. Ganhei um kit da Wells quando estava grávida com produtos que gostei demais e quando Benjamim nasceu também ganhei outro kit. Sou adepta do minimalismo e do reciclar, então tenho comprado produtos numa loja brechó de Faro que tem coisas lindas e preços super acessíveis. Apesar de ter poucos amigos aqui em Portugal, a família do meu marido nos presenteou com muitas roupinhas, minhas amigas lindas do Brasil (Santos) fizeram um chá de bebê por skype com a presença do meu marido que foi pra lá resolver coisas do trabalho enquanto estive aqui e ganhei coisas lindas delas também. Nossa casa tem 2 quartos, sendo 1 do meu filho mais velho e um nosso. Então o berço do Benjamim ficou em nosso quarto e compramos tudo no Ikea e no OLX (carrinho e espreguiçadeira).
 
O chato agora é que não tenho médico de família e estou fazendo as consultas do Benjamim no privado. Mas levando em consideração que eu economizei em todo esse processo, tudo bem. Não dá para ter tudo perfeito né?!
 
 
Obrigada Renata e muitas felicidades para você e sua família!
 
Leia aqui no blog outros depoimentos de pessoas que moram em Portugal, assim como dicas de passeios e viagens.
 
Já segue nossas redes sociais? No Instagram @as_passeadeiras nós contamos sobre nossa vida em Portugal. Passa lá!
 

_______________________________________________

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

 

Veja um exemplo aqui

_______________________________________________

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.

TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).

Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

Planejando sua viagem para Portugal? Faça suas reservas clicando nos links abaixo, escolha as melhores opções de hospedagens com cancelamento grátis, aluguel de carros e seguro de viagem:

Booking.com

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

Clique aqui para ver as ofertas de aluguel de carros, com nosso parceiros da RentCars.com.

Compre seus ingressos para as melhores atrações de Portugal aqui, sem filas e sem stress. Navegue para descobrir as melhores atrações e garanta já seu ingresso.

_____________________________________ 

 

Procurando sugestões de passeios e restaurantes por Portugal?

Veja todos os passeios pelo Algarve aqui

Veja todas as dicas de restaurantes em Portugal

Procurando experiências diferentes e inesquecíveis em Portugal? Veja aqui

Passeios e dicas no norte de Portugal aqui

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!