Onde se hospedar em La Rioja foi minha principal preocupação quando fiz nosso roteiro da Roadtrip de Verão 2019.
Pelo nosso trajeto, saímos de Miranda do Douro, em Portugal, rumo à Andorra. Mas como o caminho era longo e a vontade de visitar a região vinícola mais famosa da Espanha era muito grande, fazia todo sentido parar lá ao menos uma noite, então foi o que fizemos.
Clique aqui para ver o post sobre nossa Roadtrip 2019
Com tamanho “pedigree”, hotéis e formas diversificadas de hospedagem é o que não falta em La Rioja. O caso era conjugar custo x benefício com localização próxima as atrações que eu queria visitar. No caso, 2 vinícolas que ao meu ver, são imperdíveis: Marquês de Riscal e Bodegas Ysios. Isso porque tínhamos pouco tempo e meu foco era tanto os vinhos quanto a beleza das construções das sedes de ambas.
Mas voltemos à nossa hospedagem, que depois eu conto sobre as vinícolas.
Palácio Condes de Cirac
Depois de muito procurar, encontrei no Booking.com um hospedaria que parecia perfeita para nós. Excelente custo benefício e bem próxima das duas vinícolas que queríamos visitar.
O Palácio Condes de Cirac é um palacete do século XVI, totalmente restaurado, com construção típica da região, em pedra de sillería.
No melhor estilo Pousada de Charme, tem 8 quartos com banheiro privativo, sala de jantar e estar, assim como a cozinha compartilhadas.
O Palacete foi de propriedade da família de D. Pedro Ruiz del Castillo, fundador da cidade de Mendoza, na Argentina e, mais tarde, dos Condes de Cirac y Castillofiel.
A experiência não poderia ter sido melhor e o único arrependimento foi o de não termos ficado mais tempo.
Localização
O Palácio Condes de Cirac fica no interior de Villalba de Rioja, uma pequena localidade da Rioja Alta, situada a 4 Km. de Haro. Cercada por montes e vinhedos por todos os lados, está a somente 4 km da maior concentração de vinícolas centenárias do mundo, no bairro da estação de Haro.
Ainda muito perto do Palácio (cerca de 15 minutos) está o Museo del Vino de Briones, outra atração local. Além disso, perto dali ficam as vinícolas que mencionei acima, a Rota dos Dinossauros e os Monastérios de Yuso y Suso, em San Millán de la Congolla.
A pequena localidade onde fica o palácio tem algumas casas, uma pequena igreja e muitos vinhedos em torno.
Não há estacionamento, mas havia muito espaço em frente ao Palácio e também nas ruas adjacentes.
Palácio Condes de Cirac
De propriedade familiar, Wendy, a dona, nos recebeu com um enorme sorriso no rosto e prontamente nos deixou super à vontade.
Mostrou toda as acomodações e, para nossa sorte, éramos os únicos hóspedes aquela noite.
Assim, Wendy explicou-nos tudinho, entregou a chave, confirmou o número de seu telefone e nos deixou “de donos” do hotel, que ficou todinho para nós.
Nem preciso dizer que foi espetacular. As fotos falarão por mim!
Ainda assim, drei alguns detalhes que julgo importantes.
Nosso quarto era um apartamento de 2 quartos, amplo, lindo, super limpo e aconchegante, com uma decoração impecável, no segundo andar.
No térreo, além do pequeno páteo na entrada, fica a cozinha, estilo americana, moderna e ampla, com uma mesa de jantar em frente e a sala de estar, também muito ampla e aconchegante logo depois.
Interessante que as janelas mostravam os vinhedos ao redor, tornando tudo ainda mais lindo.
O bom gosto na decoração, aliado ao atendimento super simpático de Wendy e ao conforto das acomodações fez com que nossa experiência fosse inesquecível.
O Check in
Wendy não mora no hotel, portanto foi necessário combinarmos nosso horário de chegada, via whatsapp ou comunicação no Booking. Foi bem tranquilo. Tão logo chegamos, fomos recebidos pela Wendy que solicitou nossos documentos. O pagamento havia sido feito antecipadamente.
Os quartos
Claro que, estando “de donos”, aproveitamos para conhecer os outros quartos que eram para casal (ou 3 pessoas). Olhem só que lindos!
Nosso jantar
Depois de passearmos muito pela região, voltamos exaustos para o hotel e sem vontade alguma de sair. Resolvemos então comprar alguns ítens no mercado que encontramos no centro da cidade, antes de voltarmos ao hotel e eu fiz nosso jantar lá mesmo.
Encontrei todos os apetrechos que precisei e, no final, colocamos as louças que sujamos na máquina de lavar. Estávamos nos sentindo em casa, literalmente!
O Café da manhã
Nossa reserva incluía café da manhã, que foi preparado por Wendy e Luíza, uma portuguesa muito simpática que vive há mais de 18 anos em La Rioja. Acordamos com o cheirinho do pão e do café e não consigo pensar em maneira melhor de começar o dia do que recebendo um abraço da Wendy junto com uma refeição repleta de carinho e atenção.
O Check out
Fomos embora logo após o café da manhã (infelizmente, pois a vontade era de ficar mais). Já estava tudo acertado então foi só nos despedirmos de Wendy e Luíza e devolvermos as chaves. Saímos com o coração apertado, cheios de certeza que vamos voltar!
Para saber os valores nas suas datas, clique no link abaixo:
O que fazer em La Rioja
Para quem ficar mais tempo que nós, vou listar aqui algumas das atrações da região:
La Rioja é considerada a maior e melhor região vínica de Espanha. A região produz até 300 milhões de litros de vinho anualmente, em uma área de mais de 63 mil hectares de vinhas.
- Visitar a Bodega Marqués de Riscal, em ElCiego. Não esqueça de agendar a visita para além de conhecer as caves, fazer as provas também visitar o hotel-escultura, de autoria do arquiteto Frank Gehry (o mesmo responsável pelo museu Guggenheim de Bilbao). Se quiser visitar somente a loja, não é preciso marcar.
- Visitar a Bodega Ysios, em LaGuardia. Outro incrível exemplo de obra arquitetônica, de autoria do famoso arquiteto Santiago Calatrava (Museu do Amanhã, RJ; Estação do Oriente, Lisboa) conjugada com vinhedos e provas. Também precisa de marcação prévia, aqui.
- Siga a Rota dos Dinossauros, no coração da região onde há milhões de anos os dinossauros andavam. Visite o Centro Paleontológico de Enciso (dinosaurios-larioja.org) para saber mais sobre a rota dos dinossauros, o Museu Cretáceo, O Parque de Paleoaventura de La Rioja, entre outras atrações.
- Visitar o Monastério de san Millán de Yuso, considerado o berço da língua espanhola. Conhecidas como Las Glosas Emilianenses, os textos foram traduzidos do latim, como era de praxe nos monastérios.
- Caminho de Santiago – Em Logroño os caminhos que vem dos Pirineus e a Rota Jacobea do Ebro, convergem, passando por vinhedos e cidades repletas de lendas e história.
- Visitar os mosaicos romanos de Calahorra, no Museo de la Romanización.
- Percorrer a Ruta Românica de La Rioja, partindo do Centro del Románico em Treviana. (www.riojaromanica.com)
- Visitar o Musei Vivanco de la Cultura del Vino, em Briones.
Outras oções de hospedagem em La Rioja:
Eurostars Fuerte Ruavieja – 4 estrelas, avaliação 9,4 no Booking.
NH Logroño Herencia Rioja – 4 estrelas, avaliação 8,9 no Booking
Hosteria del Monasterio de San Millan – Prédio histórico, nota 8,7 no Booking.
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos na Espanha, ou em qualquer lugar deste mundão? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Prefere aluguel de temporada? O Booking permite aluguel de apartamentos ou casas por até 30 dias. Mas se você precisa por mais tempo, veja aqui nossas dicas para alugar apartamento no Airbnb.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.
O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).
Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
Posts sobre a Bélgica
Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica
Posts sobre a Espanha
Um dia em Santiago de Compostela
Onde se hospedar em Santiago de Compostela
Roteiro de 2 dias em Salamanca
Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca
Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)
Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)
Roteiro de carro pela Andaluzia
Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia
Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia
Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco
Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Posts sobre Portugal
Natura Glamping – Acampamento de luxo em Portugal
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal
0 Comentário