Conhecemos Andorra no verão, uma época improvável para visitar o pequeno país espremido entre a França e a Espanha, cuja capital, Andorra-a-Velha, é a mais alta da Europa. O destino é muito conhecido por suas estações de ski no inverno. Eu tinha poucas informações, mas como estava no caminho entre La Rioja, na Espanha e o Sul da França, resolvemos buscar mais um carimbo no passaporte, durante nossa Roadtrip de verão 2019.
Leia aqui sobre nosso roteiro completo da Roadtrip de verão 2019
Um pouco de história
Andorra é antiga! Tem mais de mil anos de história e reza a lenda que Carlos Magno fundou o país no ano 805, como reconhecimento pela ajuda que lhe prestaram os seus habitantes na luta contra os sarracenos, sendo que inicialmente era um feudo dos condes de Urgell.
O principado em si, tal como é hoje em dia, surgiu a partir da assinatura de dois tratados que estabeleciam a soberania partilhada de dois senhores, chamados copríncipes, o Arcebispo de Urgell, Pere d’Urg, e o conde de Foix, Roger Bernat III, sobre o território. Mais tarde, a representação do Conde de Foix passou a coroa Francesa e, com a república, ao Presidente Francês. (Fonte: Oficina de Turismo de Andorra). Sendo assim, Andorra tem como regime um coprincipado parlamentar.
Turismo em Andorra
Conhecida como destino de compras e de esportes de inverno, Andorra no verão nem sempre é uma escolha óbvia. Uma pena, porque como vamos mostrar aqui, há imensas atrações para quem curte natureza e história.
Comece sua visita no escritório de turismo, em Andorra-a-Velha, a capital do principado. Bem localizado, no centro histórico, o escritório é atendido por 2 ou 3 funcionárias muito atenciosas que fornecem informações, folders e mapas gratuitos. Vale a pena e poupa tempo. Eu expliquei que tínhamos somente 2 dias e pedi sugestões de lugares para visitar, que descrevo mais abaixo.
Vale a pena visitar Andorra no verão?
Nossa conclusão é que SIM! Vale muito a pena! Principalmente para quem curte ar livre e natureza. As estradas são excelentes, as trilhas, bem sinalizadas, os lagos são deslumbrantes e aquele ar puro todo ao redor…
Aliado à paisagem, outro bom incentivo é o preço do combustível, o mais barato que encontramos em todos os países que visitamos na Europa! Bom, né? Se você visitar de carro, deixe para abastecer lá!
Algumas informações importantes:
1. Andorra não faz parte da Comunidade Europeia nem pertence ao Espaço Schengen. No entanto, utiliza o Euro e há acordos de trânsito, o que faz com que a entrada e saída do país seja muito tranquila. Não precisamos mostrar passaportes ou qualquer documento na entrada do país, sendo que fomos pela Espanha. Isto porque nosso carro é Português, que faz parte da UE/Espaço Schengen. Nosso cartão de crédito e de débito foram aceitos normalmente em todos os estabelecimentos.
2. Para sair do país, indo para a França, pode ser preciso mostrar passaporte. Na Aduana estavam parando vários carros, mas nós passamos direto. Não nos pararam.
3. O Fuso Horário é o mesmo da França e Espanha (GMT +1).
4. Telefonia/Internet. Este é, talvez, o item mais importante e que você precisa estar atento, caso visite a partir de algum país da Comunidade Europeia. Como Andorra não faz parte da CE, seu contrato de telefonia móvel/internet não está coberto em Andorra. Ou seja, ao contrário do free roaming entre os países da CE, uma vez que entrou em Andorra, você vai começar a ser tarifado quanto ao uso de dados. Nosso conselho é: coloque em modo avião tão logo chegue ao seu hotel, ou utilize somente o GPS do carro para se movimentar por lá. Ou corre o risco de ver seus dados se esvaírem e ainda por cima ser taxado pelo uso responsável da Internet. Uma chatice!
5. Todos os verões, já é uma tradição, o governo local oferece aos visitantes e habitantes de Andorra alguns dias com espetáculo gratuito do Cirque de Soleil. São poucos dias e é preciso fazer a inscrição pelo site. Os ingressos gratuitos são para assistir em pé. Caso prefira o conforto, também há ingressos à venda.
O que visitar em Andorra no verão
1. O centro de Andorra-a-Velha. Algumas atrações:
– A casa de la Vall (Antiga sede do Conselho Geral de Andorra);
– A Igreja de Sant Esteve (Rota do Românico, mais sobre isso, abaixo);
– A Casa Guillemó, uma mansão na praça Príncipe Benlloch;
– Passeio ao longo do Rio Valira, na Avenida Meritxell, com parada na escultura de Dali, O Relógio, na Piazza della Rotonda e na Pont de Paris;
– As Galerias Pyrenees, ou algumas das tantas lojas e galerias no centro histórico, para comprinhas; Nós olhamos algumas e, sinceramente, não achei nada demais em relação aos preços. Não vá com altas expectativas…
– As esculturas dos 7 poetas (a noite ficam iluminadas) na Plaza Lidia Armengol;
2. Visitar as Igrejas da Rota do Românico, para as fotos icônicas que você vê no Instagram
– Igreja de Santa Coloma
– Capela Sant Joan de Caselles
– Sant Pere del Tarter
– Sant Martí de la Cortinada
– Sant Climent de Pal
– Sant Cristòfol d’Anyós
– Església de Sant Antoni de la Grella
– Sant Andreu d’Andorra la Vella
3. Visitar os Mirantes
– Roc del Quer (esse merece post especial)
– Les Fonts
– Toll Bullidor
4. Fazer um piquenique no Lago
– Lago de Engolasters, foi onde escolhemos, pela proximidade da cidade. O caminho é muito bonito e a infra-estrutura é ótima! Merece um post exclusivo, também.
– Lagos de Tristaina
Leia aqui o post onde conto sobre o piquenique que fizemos em Andorra
5. Visitar as Pontes de Pedra
- Pont de l’Estarell, AD300 Ordino, Andorra
- Pont de Sant Antoni de la Grella, AD400 La Massana, Andorra
6. Curtir um SPA
Visite o famoso SPA Caldea, bem próximo ao centro histórico de Andorra-a-Velha. Nosso hotel ficava bem pertinho do SPA, mas por pura falta de tempo optamos por não visitar. Se você tiver mais tempo, vale a pena dar uma olhada, o local parece ser deslumbrante, com várias opções de pacotes e tratamentos para toda a família. Segundo minhas pesquisas, se você for no inverno, reserve os horários da manhã ou depois do almoço (cedo da tarde), para evitar a lotação dos esquiadores, depois de voltarem das pistas.
Localidade: Parc de la Mola, 10, AD700 Escaldes-Engordany, Andorra
7. Divertir-se no Naturlandia, o Parque de Aventuras dos Pirineus
Aproveite para levar os filhotes em um parque de aventuras, que tem o escorrega alpino mais comprido do mundo: 5,3 km de comprimento e 400 metros de desnível! Já pensou? Esta é só uma das atrações e, com certeza, será diversão certa. Aqui, mais uma vez, não visitamos por questão de tempo, mas fiquei morrendo de vontade de voltar à Andorra só para ir lá.
Mais informações no website da Naturlandia, aqui.
8. Fazer um pit-stop na estrada para ver uma cascata
Cascada de Les Moles, na estrada de Canillo, direção Andorra-a-Velha.
Não espere grande coisa. No verão ela é bem pequena, devido ao volume de água. No inverno pode estar congelada. Deve ficar bonita na época das chuvas, na primavera.
9. Visitar uma aldeia medieval
Visitamos Sant Roma des Les Bons, em Andorra, uma pequena aldeia medieval super bem preservada e que lembra muito as aldeias de Xisto, em portugal.
O lugar é bem pequenino e você consegue percorrer as ruelas à pé mesmo, no melhor estilo Piódão, para quem conhece. Uma gracinha!
Nosso roteiro de 2 dias em Andorra, no verão
Dia 01:
– Chegamos à Andorra, vindos de La Rioja, na Espanha. Paramos em Zaragoza para almoçar e chegamos no meio da tarde em Andorra, direto para nosso hotel.
– Depois do check-in saímos para visitar o centro histórico. Como era verão e anoitecia mais tarde, conseguimos visitar tudo e ainda paramos para comprinhas. O centro é mesmo bem pequeno. Apesar de não muito distante do centro, estávamos cansados e optamos por ir de carro e estacionar por lá. Há várias opções de estacionamento e os preços são bem em conta. Compramos comida no mercado E. Leclerc, que fica próximo à Pont de Paris e jantamos no quarto do hotel.
Dia 02
– Acordamos cedo para aproveitar bem o dia e, depois do café da manhã, pegamos o carro no estacionamento próximo ao hotel e seguimos rumo à Rota do Românico, miradores e lagos. Eu coloquei os pontos de interesse no nosso gps, antes de sair do hotel. Assim, consegui organizar uma rota de passeio que conjugou todas as principais atrações (igrejas, miradouros, pontes e lagos), de tal forma que almoçamos no caminho e, no final da tarde, fizemos piquenique no lago. Foi corrido, mas deu tudo certo! Conseguimos ver boa parte das atrações listadas acima e voltamos ao hotel no cair da noite. Mais uma vez compramos comida no mercado e jantamos no quarto.
5 Curiosidades sobre Andorra que você provavelmente desconhece:
– Andorra é o único país do mundo cuja língua oficial é o Catalão, mas pela proximidade com a França e a Espanha, seus habitantes são trilingues.
– O Principado nunca teve exército nem Ministério da Defesa.
– Andorra tem a 5ª maior expectativa de vida do mundo.
– Tem um dos menores e mais antigos parlamentos do mundo.
– 10% do país é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Onde ficar em Andorra
No verão, nossa sugestão é ficar no centro histórico ou bem próximo a ele. Aqui alguns hotéis que pesquisei para te ajudar:
- Hotel Les 7 Claus – Foi nossa escolha. Hotel simples, mas confortável. Com café da manhã e estacionamento próximo (pago). Fácil de achar e de se locomover, atendimento atencioso. Típico BBB. Clique no link para ver as tarifas nas suas datas.
- Hotel Plaza – Hotel novo, lindo, com pontuação 8,9 no Booking, central e elegante, com preços acessíveis.
- Hotel Panorama – Com café da manhã incluído, piscina e a 200m do SPA Caldea. Tem estacionamento pago (15€ a diária, na data deste post).
- Holiday Inn Andorra – Quartos familiares, com ar-condicionado, restaurante e com opção de café da manhã. Estacionamento pago. Excelente localização.
- Magic Andorra – Super central, quartos amplos e confortáveis, com café da manhã e estacionamento (pago) e SPA.
Gostaram? Se tiverem perguntas é só deixar nos comentários e aproveite para seguir nossas redes sociais. No nosso Instagram @as_passeadeiras eu mostro nosso dia a dia em Portugal, diariamente e também dou muitas dicas. Segue lá!
Em tempo, saímos de Andorra rumo à Toulouse, na França, seguindo nossa Roadtrip de verão. Mas isso já é assunto para o próximo post!
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos na Europa, ou em qualquer lugar deste mundão? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Prefere aluguel de temporada? O Booking permite aluguel de apartamentos ou casas por até 30 dias. Mas se você precisa por mais tempo, veja aqui nossas dicas para alugar apartamento no Airbnb.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.
O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).
Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
Posts sobre a Bélgica
Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica
Posts sobre a Espanha
Um dia em Santiago de Compostela
Onde se hospedar em Santiago de Compostela
Roteiro de 2 dias em Salamanca
Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca
Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)
Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)
Roteiro de carro pela Andaluzia
Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia
Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia
Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco
Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Posts sobre Portugal
Natura Glamping – Acampamento de luxo em Portugal
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Hotéis para curtir a neve em Portugal
Clássicos de Portugal
Excelente me ajudou bastante. Estou querendo ir visitar.
Que bom, Francielle! Fico feliz demais em saber! Quando for, me conta!:-)