Toulouse o que visitar?
Contei no post anterior sobre a nossa visita ao Parque Cité de l’espace, na cidade de Toulouse, durante nossa Roadtrip de verão de 2019.
No post de hoje eu conto sobre o que visitamos em Toulouse no pouco tempo que tivemos por lá e, quem sabe, ajudar você a planejar a sua visita também.
Sobre Toulouse
Toulouse é a capital da região da Occitânia, no sul da França, também conhecida com La Ville Rose, ou cidade rosada, devido a cor dos tijolos de terracota característicos das construções da cidade.
O rio Garonne divide a cidade que fica a 150 km de distância do mar Mediterrâneo e é a quarta maior cidade francesa em número de habitantes.
Com uma atmosfera fervilhante, muito devido ao elevado número de estudantes que moram lá, Toulouse tem algumas das melhores universidades do país e seu clima ameno atrai pessoas do mundo inteiro.
Curiosidades sobre Toulouse
– Toulouse é cortada pelo Canal de Brienne, pelo Canal du Midi e pelos rios Garonne, Touch e Hers-Mort. O Canal du Midi é o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em funcionamento. Navegável entre o rio Garonne e Sète, no mar Mediterrâneo, numa extensão de 240 quilômetros, permite a comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo.
– Em Toulouse nasceu Carlos Gardel, o famoso cantor de tango que fez sucesso na Argentina e no mundo inteiro.
– A violeta é o símbolo da cidade e podemos encontrá-la em produtos e referências diversas por toda a parte.
– No centro histórico de Toulouse, as vias paralelas ao rio Garonne são sinalizadas com placas amarelas, e as perpendiculares ao rio têm placas brancas. Esse engenhoso sistema começou em 1815, quando o governo resolveu ajudar as inúmeras almas perdidas no sinuoso labirinto das ruas do centro.
– A empresa de aviação Airbus tem sede em Toulouse.
– Toulouse é um polo da indústria aeronáutica europeia, onde fica o maior centro espacial do continente para pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial.
– Em Toulouse as placas de rua são escritas em Francês e em Occitano (ou provençal), língua de origem romana falada na região.
Toulouse o que visitar
Nós tivemos muito pouco tempo para visitar a cidade, então nos concentramos no centro histórico e caminhadas ao ar livre mesmo, sendo que os únicos locais fechados que visitamos foram a Cité de l’espace e restaurantes simples para nossos lanches.
Clique aqui para ler o post sobre nossa visita à Cité de l’espace
Listo abaixo os locais que visitamos e deixo outras sugestões, frutos de minha pesquisa antes da viagem.
Lembro que estávamos de carro e partimos do nosso hotel que ficava em frente ao Parque Cité de l’espace, acerca de 15 minutos do centro da cidade. Havia várias opções de estacionamento (pago) na Rue de Metz, que leva até a Pont Neuf. Nas duas vezes que visitamos o centro histórico deixamos o carro em um dos estacionamentos e seguimos o passeio à pé.
Mais que qualquer ponto turístico que vale a pena visitar, eu amo perambular pelas cidades, curtindo os prédios, observando as lojinhas locais, os mercadinhos de rua, os cafés (ahhhh, os cafés)… eles dizem tanto sobre o estilo de vida do local.
Rio Garonne
Em Toulouse, eu sugiro você começar caminhando pela Rue de Metz até chegar às margens do rio Garonne. Ao invés de cruzar a Pont Neuf, dobre à direita e siga caminhando pela Quai de la Daurade, em direção à Pont Saint Pierre. Você vai passar pela Escola de Belas Artes e pelo Mirador de la Daurade, que vai te dar uma bonita perspectiva do rio e suas pontes.
Chegando até a Place Saint Pierre (que fica bombando no final de tarde de verão) e seguindo mais um pouquinho em frente você chega no famoso Canal de Brienne, que liga o rio Garonne ao Canal du Midi.
Convento dos Jacobinos
Seguimos o passeio até o Convento dos Jacobinos. Em estilo gótico, o convento dominicano abriga reliquias de São Thomas de Aquino. Lembrando que foi o próprio frei Dominic de Osma em 1215, em Toulouse, quem fundou a Ordem Dominicana. Endereço: Place des Jacobins.
Seguimos nosso caminho rumo à Praça do Capitólio, perto dali.
Praça do Capitólio
O capitólio de Toulouse (Hôtel de Ville) é do século XVII, mas sua construção guarda resquícios de prédios tão antigos quanto a própria cidade. Uma verdadeira jóia da arte neoclássica em tijolos rosados, fachadas majestosas e arcadas, que funciona como sede do poder municipal. Lá também está o Théâtre du Capitole, um dos teatros de ópera mais prestigiados da França.
O prédio permite visitação e oferece visitas gratuitas e guiadas em dias e horários específicos.
A praça em frente é igualmente impressionante, com seus 12.000 m2 e sua cruz do Languedoc/Occitane, símbolo da cidade, no chão. A cruz occitana é composta de 12 ramos que representam os signos do zodíaco.
Outro prédio impressionante ao redor da mesma praça é o Grand Hôtel de l’Opéra, que funciona em um antigo convento do século XVII. Procura um lugar para ficar em grande estilo? É aqui mesmo!
Atrás do Capitólio ficam os jardins da Praça Charles de Gaulle, onde fica o escritório de turismo e uma estação do metrô.
Depois de tomar um café e descansar na Place du Capitole, seguimos até a igreja Notre-Dame du Taur.
Notre-Dame du Taur
Segundo a lenda, a igreja foi construída no local exato em que o corpo de São Saturnino de Sernin, bispo e padroeiro de Toulouse, se separou do touro. A lenda diz que o bispo foi martirizado pelos romanos que o amarraram a um touro que o arrastou pela cidade, em 250 d.C. (Entrada gratuita).
Seguindo em frente pela mesma rua, chegamos até a Basílica de Saint-Sernin.
Basílica de Saint-Sernin
A maior igreja românica preservada, na Europa, do século XI, é patrimônio mundial da UNESCO. Dentro da Basílica fica uma estátua em madeira de Santiago, sendo Toulouse uma das paradas da peregrinação pelo caminho francês.
Depois dessa maratona, paramos para um café, ali pertinho da Basílica mesmo. Aproveitamos para lanchar algo simpleslá mesmo. Depois de revigorados e aproveitando a luz do dia que teimava em permanecer, por conta do verão, voltamos ao carro e seguimos até o Canal du Midi.
Canal du Midi
O Canal du Midi é um canal artificial navegável entre o rio Garonne, na altura de Toulouse, e Sète, no mar Mediterrâneo. Com uma extensão de 240 quilômetros, permite a comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo. Criado com fins políticos e comerciais, para evitar que as embarcações francesas precisassem passar pelo Atlântico e península ibérica, para chegar ao Mediterrâneo. É o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em funcionamento.
Outros pontos de interesse em Toulouse
Acho importante mencionar que Toulouse é uma cidade enorme, cujo centro histórico representa uma pequenina área da cidade. Portanto, quem visita terá à disposição todo tipo de oferta de mercados, lojas e conveniências de uma cidade grande. Assim como as mazelas: muita gente, hora do rush, etc… mais uma razão para você caminhar bastante e aproveitar o que a cidade tem de melhor. Outros pontos que podem te interessar em Toulouse:
– Catedral de Santo Estevão
– Marche victor Hugo
– Museu de História Natura e Jardim Botânico
– Museu Aeroscopia e Fábrica da Airbus
– Jardim japonês de Toulouse
– Fundação Bemberg
– Museu Saint Raymond (museu arqueológico de Toulouse)
– Museu des Augustins (Museu de arte e escultura do período medieval)
– Museu Georges Labit (Museu de arte e artefatos egípcios e asiáticos)
– Excursão de barco no rio Garonne
Onde se hospedar em Toulouse
Apart Hotel Adagio Toulouse Centre – Hotelzinho BBB, simples mas confortável e bem localizado. Oferece quartos familiares.
Hôtel des Arts – Excelente custo x benefício, ótima localização e quartos familiares. Boa opção na cidade. Desvantagem é não ter elevador, mas o recepcionista ajuda a levar as malas.
Novotel Toulouse Centre Wilson – Hotel confortável, bem localizado, com estacionamento, elevador e quartos familiares. Muito bem avaliado no Booking.
Boutique Hôtel des Beaux Arts – Ao lado da Pont Neuf, no coração do centro histórico, hotel charmoso e confortável, com elevador e opções de quartos familiares. Não tem estacionamento próprio, mas na rua tem vários estacionamentos públicos.
Onde comer em Toulouse
Nós temos um estilo BBB de viajar. Sempre buscamos opções baratex para comer. Durante esta viagem nós compramos comida nos mercados e fizemos lanches nos cafés. Ainda assim, Toulouse tem várias opções deliciosas. Minha sugestão é olhar no TripAdvisor para buscar os restaurantes que agradem ao seu paladar.
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos na Espanha, ou em qualquer lugar deste mundão? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Prefere aluguel de temporada? O Booking permite aluguel de apartamentos ou casas por até 30 dias. Mas se você precisa por mais tempo, veja aqui nossas dicas para alugar apartamento no Airbnb.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.
O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).
Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
Leia também sobre outras visitas que fizemos na França aqui.
Tem dicas de hotéis, roteiros de roadtrips e passeios que fizemos na França. Para ler sobre outras dicas, veja nos links abaixo ou na nuvem de tags do lado direito do vídeo.
Disclaimer I:
Os links de afiliados aqui no post geram pequenas comissões quando utilizados pelos leitores para suas reservas. Esses valores ajudam-nos a continuar a fornecer dicas e informações através do blog e redes sociais. Obrigada por utilizar os links!
Posts sobre a Bélgica
Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica
Posts sobre a Espanha
Um dia em Santiago de Compostela
Onde se hospedar em Santiago de Compostela
Roteiro de 2 dias em Salamanca
Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca
Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)
Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)
Roteiro de carro pela Andaluzia
Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia
Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia
Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco
Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Posts sobre Portugal
Natura Glamping – Acampamento de luxo em Portugal
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Hotéis para curtir a neve em Portugal
Clássicos de Portugal
Bom dia, que bom ter encontrado este seu post , com toda a certeza que me vai ajudar a ver a cidade de Toulouse . Dentro de dias vou estar na cidade a fotografar um evento e vou ficar 4 dias . Com a vossa ajuda vou poder aproveitar melhor o pouco tempo. Obrigado pela partilha !!!
Fico muito feliz em saber, Abilio! Aproveite a visita!
Claudia
Cláudia, muito obrigada por compartilhar suas experiências, sempre tão valiosas. Gosto muito de ler seus posts. Sucesso com o Blog!
obrigada amada!!!
fico bem feliz em saber 🙂
Clau