Como é morar em Caldas da Rainha

como é morar em caldas da rainha

Como é morar em Caldas da Rainha é nosso mais novo post da série “como é morar em Portugal”. Anah Cremonese mora em Portugal desde março de 2018 e conta pra nós sua experiência em Caldas da Rainha.

Obrigada Aninhah querida, seja bem-vinda e muito obrigada por dividir com a gente um pouco de sua vida na terrinha!

Como é morar em Caldas da Rainha

Olá! Me chamo Anah Cremonese (esse é o meu instagram, pode seguir lá 🙂 ), tenho 37 anos e três filhos,Victória com 18 anos, Valentina com 6 e Lucca com 3. Sempre amei trabalhar com pessoas e os últimos 15 anos foram trabalhando com produção de eventos no Sul do Brasil.
Aqui estou me reinventando e desafiando na área imobiliária, para conhecerem um pouco mais da região e do nosso trabalho, podem acessar o perfil da Pro Portugal Selected Properties @pro_portugal e ou meu instagram de trabalho o @acremoneserealestate.

Cheguei em Portugal com minha família em 14.03.2018, há sete meses.

Antes de vir, pesquisei muito uma cidade onde o custo de vida não fosse tão alto, onde eu conseguisse fazer tudo a pé, pasmem: recém vou tirar minha carta aqui, que tivesse boa infraestrutura, boas escolas, fosse perto da praia, perto de Lisboa, turística e que tivesse um bom incentivo para empreendedores.

Através do grupo Vivendo Portugal dicas do facebook, conheci a região Oeste de Portugal e assim escolhi Caldas da Rainha para iniciar nossa vida no velho continente.

como é morar em Caldas da Rainha

Centro de Caldas da Rainha. Foto: @anacremoneserealstate

Caldas da Rainha é uma cidade média, com 50 mil habitantes, que fica a 50 min de carro de Lisboa, 75min de autocarro super cômodo e com wifi, ao lado de Óbidos, tem um bom hospital público (meus filhos são asmáticos), está a 7km da praia de Foz do Arelho e da lagoa de Óbidos e muito perto de tantas outras na região Oeste, como São Martinho do Porto, Baleal, Peniche e Nazaré, uma mais linda que a outra.

Ficamos a 2h30 de carro do Porto, 3h da Serra da Estrela, 6h de Madrid, é mesmo uma região estratégica para quem quer ficar perto de tudo.
Para quem busca investir, a região Oeste é a única no país a dar até 80% de incentivo à investidores.

Enquanto em Lisboa com 500k euros se compra um apartamento para o visa gold, aqui se compra um imóvel para abrir seu negócio e uma moradia/apartamento na praia e, com o auxílio certo, com vista mar, lagoa ou campos do golf. Sim, aqui na região temos os melhores campos de golf do país e da Europa.

Escolhi viver nas Caldas por ser uma zona estratégica e escolhi meu apartamento, que é maravilhoso e no centro, porque foi o único que consegui na cidade rsrs.

Tivemos muita sorte, o encontramos num app de busca de imóveis para arrendar.

Liguei ao Senhorio duas horas depois do anúncio ser colocado no ar, numa terça-feira, ele disse que não estava mais aceitando visitas, pois já tinha muitas e só poderia faze-las no sábado seguinte.

Expliquei que poderia dar seis meses de renda adiantada e pedi que caso alguém desmarcasse eu fazia questão de ver.
Na quinta enviei msg pra ele lembrar de mim. Na sexta liguei no final do dia rsrsrs e ele disse que ok eu poderia ir ver o apartamento às 11h.

Cheguei às 9h40 e fiquei esperando, avisei que estávamos lá. Como o casal que marcou para as 10h não foi, fomos os primeiros a visitar. Eles nos adoraram, cumpriram as visitas todas do dia e no final nos ligaram dizendo que como fomos os primeiros a visitar, o apartamento era nosso. Mas queria os seis meses de caução e não de renda adiantada.

Negociei com ele pra ser três de caução e três adiantado, aceitaram!
Assinamos o contrato 14 dias após chegarmos em Portugal.

A cidade tem um autocarro (ônibus) que faz o transporte interno em horário mais comercial, rodoviária com autocarros para quase todo o país, com conexões para outros lugares da Europa e a linha de comboio (trem).

Nas escolas as pessoas são um pouco desorganizadas com os papéis, mas com paciência, persistência e um pouco mais de paciência, tudo se resolve.

A Foz do Arelho e as crianças. Foto: @anahcrmoneserealstate

Meus filhos de três e seis anos estão numa escola pública aqui da cidade que tem uma ótima avaliação.
Como haviam colocado a Valentina de seis anos, numa escola ao pé de casa (mesmo ao lado) e o Lucca de três numa escola a 2,5km de casa, pedi que colocassem os dois juntos, pois não fazia sentido ter que levar cada um para lados diferentes, então a maior foi para a escola do irmão que é a mais longe.

Ainda estamos nos adaptando a rotina, visto que ainda não temos carro e para pegar o autocarro teria que caminhar um pouco, então vamos e voltamos caminhando, nos dias de tempo ruim, chamo um taxi que custa 3,50€ para levá-los.

A escola tem uma boa estrutura para os menores até os 5 anos e a professora do meu menino tem se mostrado muito atenciosa, justa e carinhosa.

O horário de aula é das 9h às 12h e das 14h às 16h. Das 7h30 às 9h30, 12h às 14h e das 16h às 19h eles ficam com as assistentes, que não precisam ter formação e ou experiência com crianças para trabalhar ali, mas até aqui todas se mostraram muito atenciosas e carinhosas, embora tenham um jeito mais durão de ser.

Já a parte do primeiro ciclo, achei que deixa a desejar quanto a estrutura pois não tem uma área coberta para prática de desporto no inverno por exemplo, na primeira reunião de pais, que deve acontecer nos próximos dias, quero entender o que podemos fazer pra ajudar a mudar isso.

A sala é “fria” não é aconchegante, mas tenho notado um empenho da professora em mudar isso.

A professora dela tem se mostrado atenciosa, firme e disposta a fazer um bom trabalho. Ela foi contratada no segundo dia de aula, pois a professora oficial da turma está de licença saúde.

Os dois falam bem da comida de modo geral, são vegetarianos e não tivemos nenhuma rejeição quanto a isso.
Pelo contrário, ela diz que as “tias” do refeitório mesmo sendo duronas explicam às crianças as diferenças na alimentação quando elas perguntam o porque da Valentina ser vegetariana.

Pagamos a média de 60 euros para cada um com o almoço e o prolongamento de turno, como ainda não temos segurança social, nossos documentos devem chegar em dois meses, pagamos valor quase integral.

Já a de 18 anos, estuda ao pé de casa, na melhor escola da Região, uma escola técnica com ótima colocação na avaliação nacional e tem se saído bem de modo geral.

Sobre mercados e lojas estamos mesmo, muito bem servidos. Temos várias opções em vários pontos da cidade, a feira diária, muuuitas lojas e o shopping.

Eu pratico yoga em casa, caminhadas com tentativas de corrida rsrs no parque.

Minha filha frequenta o ginásio, o melhor da cidade, mesmo. Ele custa 45 euros, tem duas sedes e funciona como um clube, tem inclusive piscina, que pagando uma pequena taxa pode ser usada pela família do associado também. Ela escolheu esse por ser o único que tem artes marciais. No Brasil fazíamos muay thai e aqui somente na Queens encontramos algo parecido.

Moramos ao lado da piscina pública que tem natação a partir de 19 euros mês.

Fora esse tem outros ginásios com valores em torno dos 25 euros e muito bons também, academias de luta, escola de tênis, rugby, futebol, equitação, golf, surf… entre outros.

Largo Rainha D. Leonor, em C. Foto: @anahcremonese

Nossa experiência no centro de saúde até agora, foi somente atualizar as vacinas. Como ainda não temos os documentos, que devem chegar por agora, ainda não temos médico da família, mas pelo o que vi esse é um problema geral no país.

Quando precisamos de atendimento de emergência fomos ao hospital público e com o PB4 as crianças não precisaram pagar nada e nós adultos, taxas moderadoras como portugueses.

Meu pequeno de três anos caiu recentemente e cortou o queixo, foi muito bem atendido, mesmo! muito melhor do que no Moinhos de Vento em Porto Alegre, Brasil quando preciso costurar a língua rsrs.

A cidade tem também um hospital particular que dizem ser bom, embora para emergências sempre indiquem o público.

A cidade e a região tem vários eventos acontecendo ao longo do ano.

Ótimos restaurantes, aqui em Caldas da Rainha temos dois com estrela Michelan por exemplo, lazer, uma feira de biológicos diária que acontece hà mais de 100 anos e um parque maravilhoso, o Dom Carlos I.

Alguns museus e centro culturais sempre com algum show e ou atividades gratuitas para a comunidade.

Fora as muitas feiras que acontecem ao longo do ano. Como falei acima temos ótimas praias e lagoas na região.

A Feira na Praça da Fruta é imperdível, pelas pessoas, clima e história.
Parque Dom Carlos que tem o Prédio do antigo hospital termal, que foi vendido e será um hotel de luxo.
Museu José Malhoa
Museu João Fragoso
Museu da Cerâmica
Igreja Nossa Senhora do Pópulo
Foz do Arelho
Óbidos aqui ao lado
Lagoa de Óbidos
Bom sempre ficar atento a programação do CCC – Centro Cultural das Caldas da Rainha e do site da Câmara das Caldas da Rainha.

Tem algo que você não goste no bairro onde mora?

A sirene dos bombeiros já que moro ao lado, mas até isso já acostumei hahahaha
E o subclima da região, aqui é tipo Gramado sempre mais friozinho, mas também quando esquenta, nossa senhora!

O que você mais gosta e porquê?

É perto de tudo, consigo fazer toooda parte central da cidade a pé .

Algum conselho ou dica para quem busca imóvel neste bairro? Algum cuidado a ter ou observação para prestar a atenção?

A cidade em si é muito tranquila e segura. Acho que o cuidado mais importante é o que se precisa hoje em quase todo o país, uma boa programação e planejamento para conseguir arrendar algo, já que está bem difícil de se conseguir imóveis para arrendar.

AsPasseadeiras-div1

Planeje sua viagem

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos, do Booking, uma pequena comissão. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade abaixo.

– Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

Booking.com

parceiros

AsPasseadeiras-div1

Leia aqui todos os posts sobre morar em Portugal

Colégios em Cascais:

Colégio Europa

Escola básica e secundária de Carcavelos

Creches e infantários em Cascais

Colégio da Bafureira

Morar em Portugal

Como trazer seu pet para Portugal

Comprar carro em Portugal

Morar em Vila Nova de Gaia

Como é morar em Aveiro

Como é morar em Sintra

Como é morar e estudar no Porto

Morar no Porto com crianças

Como é morar em Arruda dos Vinhos

Passear em Portugal

Clique aqui para ver todos os nossos posts com dicas de lugares, restaurantes e passeios por Portugal

17 comentários

1. Dana 19 de janeiro de 2019, 14:43 comentar

Oi Claudia! Moro no RS e trabalho com fotografia! Amei teu post e o lugar em que estas vivendo! Gostaria de saber como é o mercado fotográfico por ai. Achas que tem futuro ou há clientes potenciais? Desde já, mt obrigada!

• Claudia Bins 19 de janeiro de 2019, 16:37 comentar

OI Dana, não sei te dizer sobre o mercado, mas existem várias fotógrafas brasileiras por aqui, talvez você possa falar com elas. Deixo aqui alguns nomes: @imaginelovephoto @fotosellisboa @fotosemportugal @photoexperiencelisbon.

2. Carla Reis 29 de abril de 2019, 13:05 comentar

Olá,

Muito bom saber informações de quem está vivendo a experiência. Estamos nos mudando para Portugal e também escolhemos Caldas da Rainha. Já estive uma temporada em Torres Vedras, também região Oeste. Dessa vez optamos por Caldas. Sou Bibliotecária, pretendo trabalhar (não sei se na área), qual oportunidades são mais acessíveis para estrangeiro? Obrigada.

3. Thompson Jesser 5 de julho de 2019, 10:04 comentar

Olá Claúdia Bins…

Excelente informações, você esta de parabéns!!!

Desejo receber informações e se puder me enviar um e-mail agradeço.

Muito obrigado…

• Claudia Bins 15 de julho de 2019, 19:48 comentar

Olá Thompson,

Que tipo de informações você precisa?

4. Gabi 9 de agosto de 2019, 19:58 comentar

Ola Claudia,

Bem interessante o post, obrigada por compartilhar.

Você poderia falar mais sobre a informação que você escreveu aqui de que a região oeste é a única no país a dar até 80% de incentirvo à invenstidores? Procurei mais no Google mas não encontrei nada a respeito.

Muito obrigada!

Gabi

• Claudia Bins 10 de agosto de 2019, 14:27 comentar

Oi Gabi, este foi um guest Post, quem escreveu foi a Anah Cremonese. Vou pedir a ela que responde. Obrigada!

5. Rosineide Cavalcante 10 de outubro de 2019, 13:32 comentar

Oi Cláudia!
    Estamos planejando nos mudarmos para Portugal, em Caldas da Rainha em final de 2021.
    Gostaria de saber se aí existem vilas próximas do centro, gostaríamos de comprar uma casa de vila, porém o mais
    próximo do centro da cidade.
    Saberia me informar os nomes de algumas vilas ( caso hajam), para eu poder pesquisar preços primeiramente de arrendamento pois iremos comprar mesmo somente depois de termos certeza da melhor localização para fixarmos moradia.
    Desde já muito obrigada pelas informações que passou neste post, foram muito úteis para mim e minha família!

Abraços!

Rosineide

• Claudia Bins 10 de outubro de 2019, 15:06 comentar

Oi Rosineide,

A autora do post é uma amiga que mora em Caldas e talvez possa te ajudar melhor. Segue ela no Instagram @anahcremonese e manda mensagem pra ela, com certeza vai saber.

Beijo e obrigada pela visita!

6. José Luiz Trindade 30 de novembro de 2019, 15:42 comentar

Muito interessante suas DICAS até porque traduzem a realidade se comparada a outras cidades de PT.
    A proximidade com Lisboa faz a diferença. Nós já conhecemos Caldas e também optamos por morar aí, acreditamos pedra em definitivo até final de julho 2020.
    Será um prazer fazer novos amigos.
    Abc

• Claudia Bins 2 de janeiro de 2020, 20:23 comentar

Que bom, desejo muito boa sorte!

7. Maria da Glória Cedro 28 de janeiro de 2020, 02:33 comentar

Olá, Claudia! Tudo bem? Já que Caldas é próximo a óbidos, o que você me diz de morar em óbidos? É fácil e barato a compra de imóveis? E em relação a arrendamento?

• Claudia Bins 28 de janeiro de 2020, 14:39 comentar

Oi Maria,

Óbidos é menor, bem tranquilo, a uma hora de distância de Lisboa. É uma cidade mais turística, por conta do castelo e cidade murada, então pode ter diferença nos valores de aluguéis, mas é questão de procurar. 😉

8. Maria da Glória Cedro 29 de janeiro de 2020, 04:45 comentar

Grata, Cláudia.
    Ah, parabéns pelo blog com dicas ótimas e informativas, principalmente, sobre Portugal, que é o meu foco.

• Claudia Bins 29 de janeiro de 2020, 17:03 comentar

Fico feliz em saber, Maria!

9. Gino Donato 5 de abril de 2021, 13:05 comentar

Ola Claudia

Eu e minha esposa moramos em Cascais e pretendemos conhecer / morar em Caldas. Qual o melhor bairro? A cidade tem hospitais / Centros de Saude? Obrigado Gino

10. Rosangela A Dadona 16 de maio de 2022, 04:31 comentar

Olá Claudia 🙂

Ótimo Post!
    Teriam como nos dizer algo sobre que tipo de trabalho e mais fácil de encontrar (oferecido) em Caldas da Rainha.