A Cris é publicitária, gaúcha, mãe do Léo e mora em Lisboa desde agosto de 2016. Trabalha com edição de conteúdo e faz mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias na FCSH, onde pesquisa sobre parentalidade no contexto digital. No @lisboacom_miudos divide um pouco os passeios que faz com seu filhote em Lisboa e arredores e hoje conta aqui para nós como fazer para trazer seu cão do Brasil para Portugal.
Como trazer seu cão do Brasil para Portugal
por Cristina Hentschke do @lisboacom_miudos
Se você pretende trazer seu cachorro do Brasil para Portugal, a primeira dica é se preparar com antecedência. A burocracia é grande, os procedimentos requerem um timing perfeito e é necessária muita organização para que tudo dê certo! O processo todo leva por volta de 5 meses.
No meu caso, fiquei um ano e meio em Lisboa encaminhando tudo à distância, enquanto meu cachorro, o Romário, ficou sob os cuidados dos meus sogros, no Brasil. Depois, com tudo alinhado, fomos buscá-lo em Porto Alegre, em dezembro do ano passado. Aqui, conto um pouco deste passo –a-passo:
– A primeira coisa a tratar é implantar o microchip no animal, o que pode ser feito por diversos veterinários e clínicas, basta pesquisar na sua cidade. Nós fizemos com a veterinária Bruna do “Vacina em Casa” (https://www.facebook.com/veterinariaBrunaSchafer/), que – como diz o nome – vai fazer o procedimento na sua casa. É bem rápido, tranquilo e o Roma não deu um ai! Você deve dizer ao profissional para onde o animal vai viajar. No caso de Portugal, de acordo com a Norma ISO 11784, o chip deve utilizar uma tecnologia HDX ou FDX-B e deve ser capaz de ser lido por um dispositivo de leitura compatível com a Norma ISO 11785. Mais informações você pode checar aqui: http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?generico=9771508&cboui=9771508
– O próximo passo, depois de colocado o microchip, é aplicar a vacina da raiva no animal. Quem aplicou foi a veterinária Mheyra (https://www.facebook.com/mheyra.souza), que também vai em casa.
Atenção: depois desses dois primeiros passos, é necessário que se aguarde 30 dias.
– Passado o prazo, o sangue o animal deve ser coletado para a sorologia. O veterinário ou você deverá enviar o sangue para análise em algum laboratório credenciado pela EU. No nosso caso, a veterinária Mheyra foi quem encaminhou o sangue para um laboratório, em São Paulo. É fundamental que no resultado da Sorologia o animal esteja com anticorpos acima de 0,5 UI/ml. Ou seja, é um exame feito para checar se a vacina da raiva deu certo.
– A partir do dia da coleta do sangue, aguardar, no mínimo, 90 dias para retirar o resultado.
– Nesse meio tempo, você pode começar a procurar a caixa de transporte, que vai depender do tamanho e peso do animal. O Romário é um “vira-latas” de 15kg e também é alto, então teve que ir em uma caixa grande e rígida, no porão. O seu veterinário e as lojas especializadas poderão dar dicas mais específicas, mas é importante que o animal tenha espaço para dar uma volta completa dentro da caixa e é fundamental que a porta da caixa trave bem (nessa hora, melhor não economizar e comprar a melhor que encontrar).
Dica: acostume seu cão com a caixa o quanto antes, meses antes, de preferência. Coloque dentro da caixa a cama do bichinho, petiscos, brinquedos, cobertores, enfim, faça com o que ele curta estar lá dentro. Isso vai fazer muita diferença no dia da viagem!
– Assim que comprar a caixa ou souber as dimensões e peso dela, você já pode também comprar o bilhete aéreo. Eu comprei normalmente as passagens para mim e depois liguei para a TAP informando que viajaria com um animal no trecho Porto Alegre-Lisboa. Eles pedem então o peso e tamanho do animal, assim como as medidas da caixa. A partir daí é calculado o valor a ser pago, procedimento que fiz por cartão de crédito pelo telefone mesmo. A documentação é apresentada somente na hora do embarque. Aqui tem algumas indicações sobre o transporte de animais pela TAP: https://www.flytap.com/pt-st/necessidades-especiais/viajar-com-animais
– Quando eu e minha família estivemos em Porto Alegre para buscar o cachorro, já perto da data da viagem (e depois dos tais 90 dias), tivemos que fazer os processos finais:
* Fomos ao laboratório retirar o resultado da sorologia (ele deve ser retirado por quem vai viajar com o animal).
* Fomos na veterinária do Romário tirar um certificado de que o animal está apto para viajar (este certificado tem validade de 72h). Aproveitamos esse momento para pedir indicação para a veterinária de como proceder no dia do voo, se ela aconselha dar algum medicamento. A orientação foi de não sedar e apenas dar um remédio para enjoo. A veterinária também recomendou um jejum algumas horas antes do voo, para evitar “acidentes”.
* Fomos na Vigiagro (Ministério da Agricultura, dentro do aeroporto de Porto Alegre) solicitar o CZI (Certificado Zoossanitário Internacional). Convém ligar antes (+55 51 3371-4515) para marcar um horário e se certificar de quais documentos levar. Nós levamos toda a documentação do cão (atestado, resultado da sorologia, carteira de vacinação, certificado de microchipagem), documentos do dono que vai viajar junto (passaporte) e passagem aérea. No nosso caso, o documento ficou pronto na hora, porém pode demorar até 48 horas. Importante: depois de pegar o CZI, a viagem deve ser feita em no máximo 10 dias.
* Dois dias antes da viagem, é necessário contatar o Ministério da Agricultura português avisando que você está chegando com o seu animal. Eu enviei um email para o aeroporto de Lisboa (piflisboaa@dgav.pt) com uma carta (conforme modelo abaixo) e todos os documentos digitalizados e anexados.
Boa noite,
Como dono/pessoa autorizada a efetuar a circulação sem caráter comercial do cão “Romário”, venho por este meio informar que o animal que me acompanha chegará a Portugal a partir de Brasil, aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS) a Lisboa (aeroporto ANA, Lisboa, Portugal) no voo TP 118 no dia 17/12/2017 com hora de chegada pelas 10:55 (10:55 AM).
O animal viajará:
na cabine: ( )
no porão: excesso de bagagem ( X ) carga aérea ( )
Anexo documentação relativa a um país com risco de raiva.
– página(s) que indique(m) o número do microchip e data da sua colocação ou, da sua leitura registada por um veterinário clínico;
– páginas que indiquem a vacinação da raiva que deu origem à análise de sangue para verificação do número de anticorpos (suficientes) relativamente a esta doença e vacinações subsequentes até à vacinação atual;
– boletim de análise de sangue para verificação do número de anticorpos (suficientes) relativamente a esta doença.
Identificação do dono
(Nome completo do dono, que vai acompanhar na viagem)
Passaporte: (número do passaporte)
Telefone
Aguardo confirmação do recebimento do email, por gentileza.
Com os melhores cumprimentos,
Cristina
Dicas para o dia da viagem:
– Caso o voo seja à tarde ou à noite, aproveite para fazer muitos passeios e brincadeiras antes e assim dar um cansaço no bichinho!
– Chegue 4 horas antes do embarque e lembre-se de levar todos os documentos.
– Eu dei bastante água no aeroporto, antes de ele entrar na caixa. Durante o voo você tem a opção de deixar água, mas, para não derramar, o ideal é um bebedouro que libera água aos poucos e pode ser acoplado na caixa, com esse: https://lista.mercadolivre.com.br/bebedouro-de-lamber-com-bolinha. Entretanto, é preciso treinar seu cão para que ele aprenda a beber ali, no meu caso não deu tempo de fazer esse treino.
– Dê umas voltinhas pela rua, em frente ao aeroporto, para ele fazer um xixi! Depois, serão horas segurando…
– Deixei dentro da caixa um tapete absorvente, uma cobertinha fofa, um osso para ele roer e um brinquedo.
Ao chegar no aeroporto de Lisboa
Depois de passar pela imigração, dirija-se para as esteiras. Há um local específico, uma porta, onde é possível retirar a caixa. Eu achei bastante confuso e acabei encontrando a caixa em um canto (com outras caixas de diferentes tamanhos com cães e gatos), perto da sala de controle veterinário. Romário parecia muito bem! Ufa! Nesse momento já pudemos abrir a caixa e colocar a coleira nele: todos dando pulos que a aventura tinha chegado ao fim. O último passo é passar no controle veterinário, onde uma profissional vai fazer um exame rápido, conferir o chip e a documentação. Você paga uma taxa de 30 ou 40 euros e recebe um documento que libera a entrada do cão no país. Depois disso, basta mostrar esse documento para o segurança da alfândega e pronto, todos liberados para aproveitar Portugal juntos!
O processo realmente dá muito trabalho, mas ter a família completa aqui faz tudo ter valido a pena! Estamos curtindo muito os espaços verdes, as ruas e até de metrô o Romário já andou. Mas isso é assunto para um outro post…
Observação:
Caso você queira receber este post por email, cadastre seu email abaixo e nós enviaremos. Pode demorar um pouquinho e não esqueça de verificar sua caixa de SPAM (ou cadastre nosso email aspasseadeiras@aspasseadeiras.com.br). Ao deixar seu email abaixo, você está automaticamente cadastrado em nossa newsletter. Caso não queira receber as novidades do blog por email, uma vez por semana, você pode cancelar sua assinatura na primeira newsletter que receber.
____________________________________________________
Cris, muito obrigada pelo relato! Realmente parece uma novela e acredito que vai ajudar muita gente que queira também trazer seu pet para Portugal. <3
As Passeadeiras estão sempre de braços abertos para você, quando quiser contar sobre seus passeios e dividir suas dicas, a gente vai amar!
__________________________________________________
Gostou do post? Compartilhe! São tantos lugares lindos a visitar em Portugal e muita gente ainda não conhece Sintra.
Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!
_______________________________________________
Assine nossa Newsletter
Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.
_______________________________________________
Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
_____________________________________
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
_____________________________________
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa
Albergue em Portugal, com família
Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences
Um dia em Cascais visitando o centro histórico
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças