Nossa experiência com escola internacional em Portugal

Desde 2021 Manoela frequenta a escola Aprendizes aqui em Cascais, Portugal. Juliana mudou em 2023 para a mesma escola e, no post de hoje, eu conto como tem sido nossa experiência com escola internacional em Portugal, para vocês.

Só para lembrar, moramos em Portugal desde 2017, quando Manoela e Juliana entraram na escola portuguesa, no 5º e 1º ano respectivamente. Desde o princípio optamos por uma escola privada e os motivos e mais informações sobre a nossa escolha eu contei neste post aqui. Nossa experiência foi muito boa, mas por que resolvemos trocar de escola? Por um motivo muito simples. A escola anterior só tem até o 9º ano, ou seja, a secundária tem que ser cursada em outra escola.

Como aprendemos aqui, idealmente começamos a procurar uma escola nova um ano antes, quando manifestamos interesse, agendamos uma visita e fazemos as entrevistas. Portanto, tão logo iniciou o 9º ano, eu comecei a procurar escolas para Manoela cursar os anos seguintes. Visitei algumas aqui em Cascais, mas nenhuma me fez brilhar os olhos. Até que conheci a Escola Aprendizes.

Através do site da escola eu agendei uma visita. Não demorou muito eles entraram em contato para confirmar a data e horário e, quando chegou o dia, eu e o marido fomos até lá.

 

Nossa experiência com escola internacional em Portugal

Escola Os Aprendizes

 

Nossa experiência com escola internacional em Portugal

Antes de mais nada, quero comentar com vocês que existem diferenças entre uma escola bilingue e uma escola internacional. Uma escola bilingue vai oferecer o curriculum nacional português com aulas em inglês, podendo ou não, na secundária, oferecer o  International Baccalaureate ou IGCSE (explico mais abaixo). Algumas oferecem os dois. Os professores podem ou não serem portugueses e seguem a didática portuguesa. Existem escolas internacionais que seguem o curriculum da França, da Alemanha, etc… e existem aquelas que são internacionais que seguem o curriculum Inglês e onde a maioria dos professores são de outros países e alguns podem ser portugueses. Ou seja, pode ser mesmo bem confuso!

 

Critérios de escolha

Nós optamos por uma escola que segue o Curriculum Inglês Cambridge por ser bastante abrangente nas universidades da comunidade européia, além de ter um preço que cabia no nosso orçamento. Basicamente foram 4 critérios de escolha: indicação de amigas, curriculum Cambridge, metodologia de ensino e o preço. Como eu sei que a maioria quer ver os preços primeiro, deixo aqui o link para consulta.

 

Conhecendo a escola

Fizemos a solicitação de visita através do site da escola, depois de percorrê-lo todo e de ver o preçário. No site podemos ver a metodologia de ensino, a estrutura da escola, as aulas extra-curriculares oferecidas, a alimentação e outras informações importantes. Todas as escolas que consultei via website tinham essas informações.

Em relação aos preços, vejam que variam muito, assim como no Brasil. Cada escola vai ter o seu preçário e você encontra os mesmos no site da escola. Algumas cobram uma “joia” para a candidatura da vaga. Este valor é não reembolsável mesmo que o aluno não seja aceito na escola. 

O primeiro contato não poderia ter sido melhor. Além de um tour pela escola, Verônica, uma brasileira muito querida, respondeu todas as nossas questões e levantou um item super importante que viria causar uma revolução nos nossos planos.

Como a escola Aprendizes implementa o Curriculum Cambridge e Manoela vinha de uma escola portuguesa, existem séries específicas para a mudança. No caso, os anos indicados para a troca curricular são o 7º, o 9º e o 11º. Isso por conta da estrutura curricular e dos testes aplicados. É mesmo confuso para quem não está familiarizado com este curriculum, mas simplificadamente falando, os testes do 10º ano abrangem as matérias dadas no 9º e no 10º ano. Se ela mudasse no 10º ano teria perdido um ano inteiro de matérias pelas quais seria avaliada ao final do 10º ano, percebe? Além disso havia a mudança da língua. Todas as aulas são em inglês, com exceção de Português de 1ª língua. Manoela estudava inglês na escola portuguesa como uma das matérias e fazia aulas extras preparatórias para a certificação de proficiência do Cambridge, mas ainda assim era uma incógnita se ela “pegaria” o inglês da escola (matemática em inglês, física em inglês, biologia,….) facilmente ou se seria mais um desafio.

Felizmente no caso de ambas, foi muito tranquilo. Elas tiraram de letra a mudança da língua e isso não foi um problema. Agora, se o aluno começa no 11º ano na escola, vai precisar apresentar uma certificação C1 que comprove sua proficiência. Juju entrou no 7º ano e não foi preciso apresentar qualquer certificação mas ela fez uma entrevista para que a escola avaliasse seu nível de inglês.

Mas nossa visita foi em outubro, portanto Manoela já cursava o 9º ano na escola portuguesa… e agora?

Verônica nos apresentou 2 alternativas: a primeira era Manoela concluir o 9º ano na escola portuguesa e, no 10º mudar para Os Aprendizes. O problema desta opção era que no curriculo de Cambridge os testes são feitos no final de 2 anos (o 9º e o 10º). Esta é uma característica do IGCSE, uma nomenclatura que vou explicar depois. Ou seja, ela perderia um ano inteiro de matérias deste curriculum. (Notem que hoje em dia essa opção não é mais oferecida, para entrar no 10º ano o aluno tem que ter vindo de uma escola que segue o mesmo curriculum).

A segunda opção, que foi a que adotamos, era retirá-la imediatamente da escola portuguesa e começar logo nos Aprendizes. Havia vaga disponível, conversamos muito com Manoela para explicar as opções. Levamos Manoela até a escola para uma visita e ela amou. Pronto, foi o que bastou para decidirmos.

 

Nossa experiência com escola internacional em Portugal

Bichinhos e contato com a natureza

 

A troca

Nós temos uma relação linda com a 1º escola das meninas, o Colégio da Bafureira, construída por anos de convívio. Eu tenho um carinho imenso por lá, que se traduz nas dezenas de indicações que passo quando me pedem aqui no blog ou no Instagram. Pedi então uma reunião com a diretora de turma da Manoela e expliquei a situação, dizendo que seria melhor pra ela mudar o quanto antes devido a diferença curricular. Ela entendeu de pronto e foi super solícita. O processo de mudança foi bastante simples e envolveu uma comunicação entre as escolas, onde a escola portuguesa enviou um documento oficial “transferindo” Manoela para a nova escola. Fácil e rápido.

 

A adaptação

Uma vez tratados os trâmites burocráticos da mudança, fizemos o pagamento da matrícula e Manoela passou a frequentar a escola normalmente. No início, a escola indicou uma “madrinha”, uma colega que ficou responsável por acolher Manoela e auxiliá-la nos primeiros dias. A psicóloga da escola também conversou comigo e se prontificou a acompanhar a transição. Uma das coisas que mais chamou a atenção da Manoela foi a alimentação. Nos Aprendizes a alimentação está incluída no valor da mensalidade e segue um padrão inclusivo e diferenciado, com alimentos biológicos, frescos e locais. Segundo a política alimentar da escola:

A escola (segundo os valores da mesma e evidências científicas mais recentes nas áreas da Saúde e Nutrição) optou por fornecer uma alimentação fundamentada na dieta à base de alimentos vegetais integrais (Whole Food Plant based diet) e na dieta mediterrânica, respeitando, desta forma, a vertente cultural do país onde a escola está localizada, bem como as várias nacionalidades presentes.

 

Fotos: @escola.aprendizes

 

Diferenciais

Além da parte alimentar, outras coisas chamaram muito a atenção da Manoela (e nossa). A escola tem alguns bichinhos (gatinhos, cachorros, galinhas,..) e, alguns deles andam livremente pela escola. Além disso a escola conta com uma horta, onde os alunos também participam da manutenção. Outro diferencial que chamou a atenção da Manoela foi que não é permitido levar qualquer tipo de alimento para a escola. Nos dias de aniversário, os alunos fazem o bolo na cozinha da escola e os pais são convidados a participarem da cozinha em dias específicos: dia da comida brasileira, dia da comida americana, japonesa, russa, italiana, etc… Sempre tem uma opção vegana no cardápio e em dois dias da semana não tem carne. Os pães oferecidos são gluten free.

A escola encoraja a participação ativa dos pais em diversas atividades de voluntariado. Eu mesma participo do BioMarket, um mercadinho organizado pela escola uma vez ao mês, para pais empreendedores cujos produtos se enquadram na política da escola. Também já participei de atividades como oficinas, palestras, associação de pais, etc… Há possibilidade de ser voluntário para a horta, passeios, clubes, …

Outra observação interessante é que nos Aprendizes não é obrigatório o uso de uniformes (que existem para os menores, mas não é obrigatório) e os livros, ao menos das séries das minhas meninas, estão também incluídos no valor da mensalidade (consideramos isso na hora de calcular o investimento). Ou seja, computando mensalidade + uniformes + livros + alimentação + aulas extras de inglês, a diferença de preço entre a escola portuguesa e os Aprendizes não foi tão absurda assim. 

 

Fotos: @escola.aprendizes

 

Metodologia

Aprendizagem Ativa (Active Learning)

A escola encoraja a aprendizagem através da experimentação. Acredita que aprender através da brincadeira promove alegria, envolvimento e criatividade.  A abordagem é focada no bem-estar físico e emocional, respeitando a individualidade e o ritmo de cada criança/aluno e buscando atender aos interesses dos alunos.

 

Metodologia Aprendizes

 

O Curriculum Cambridge x Certificação de proficiência Cambridge

Antes de explicar o que é o curriculum Cambridge e suas diferenças com o curriculum nacional Português, eu preciso dizer algo que eu não sabia e que me causou alguma confusão inicialmente. Existe a certificação chamada Cambridge Assessment English (Cambridge English) que são provas de proficiência linguística e existem as qualificações de Cambridge Assessment International Education (Cambridge International) que são provas de várias disciplinas como matemática, biologia, etc utilizadas por escolas de ensino regular.

As escolas que oferecem o Cambridge International passam por um processo de acreditação para que possam utilizar os programas (currículos) e aplicar os exames correspondentes. As avaliações que acompanham o programa servem para atestar o aprendizado do aluno dentro dos parâmetros internacionais do currículo Cambridge, e são aceitas por universidades no mundo todo, servindo como um passaporte internacional para universidades. No entanto, um aluno que completa a secundária nessa escola não tem a certificação linguística Cambridge. Ele(a) vai precisar fazer a prova específica de proficiência se quiser ter o certificado de proficiência Cambridge. Além disso é bom saber de antemão que para ter a certificação do Cambridge International, você vai pagar uma taxa por exame prestado. Ou seja, como na secundária é o aluno que escolhe as matérias, suponha que seu filho escolheu cursar Matemática, Física, Química, Biologia e Francês. Se você quiser que ele tenha a certificação Cambridge dessas matérias, além de pagar a mensalidade escolar você terá que pagar uma taxa (que pode variar entre 150 e 200€ ) para cada uma das matérias que vai ter a certificação.

 

Curriculum Português x Curriculum Cambridge

O sistema de ensino básico em Portugal é dividido em três ciclos e é universal, obrigatório e gratuito nas escolas públicas. As escolas privadas portuguesas seguem o mesmo sistema: 

  • 1º Ciclo: 1º, 2º, 3º e 4º Anos
  • 2º Ciclo: 5º e 6º Anos
  • 3º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos
O ensino secundário é obrigatório e compreende um ciclo de três anos (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade). Ao final da secundária há o exame nacional que vai qualificar o aluno para a entrada na universidade.
 
Para mais informações sobre o sistema de ensino público em Portugal, clique aqui.
 
Antes de falar mais sobre o curriculum Cambridge, preciso dizer duas coisas: a primeira é que se o aluno vai fazer universidade em Portugal, pode escolher ainda assim o Curriculum Cambridge que no final da secundária há a possibilidade de equivalência das provas do Cambridge com as provas do exame nacional. A segunda questão é que se o aluno quer estudar fora de Portugal, em alguma universidade europeia ou de UK, também pode entrar primeiro em uma universidade portuguesa e depois fazer Erasmus ou mestrado em outro país. 
 
Finalmente, há a possibilidade de aplicar para uma universidade de outro país da comunidade europeia com as notas obtidas na secundária, sendo que a grande maioria aceita as notas do Curriculum Cambridge ou IB. Mas por que isso é importante? Por que no Curriculum Cambridge o aluno escolhe as matérias que vai cursar, já pensando no curso que vai escolher na universidade. Como podem ver na tabela abaixo, são muitas opções (ICCSE são mais de 70 opções). Claro que cada escola vai ter a sua própria gama de ofertas.
 
 

O percurso do Curriculum Cambridge

 

O que é o curriculum Cambridge

O currículo de Cambridge é um programa educacional internacionalmente reconhecido, oferecido por escolas em todo o mundo, inclusive em Portugal.  É dividido em três etapas:
  • Cambridge Primary: para alunos do 1º ao 6º ano.
  • Cambridge Lower Secondary: para alunos do 7º ao 9º ano.
  • Cambridge IGCSE: para alunos do 10º , 11º ano e 12º ano (A Levels ou AS).

As principais características do currículo Cambridge são:

  • Ênfase no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Abordagem interdisciplinar que conecta diferentes áreas do conhecimento.
  • Avaliação contínua que acompanha o progresso dos alunos ao longo do tempo.
  • Reconhecimento internacional que facilita o acesso a universidades no exterior.

Para fins deste post, vou falar somente do IGESC/A levels/AS (International General Certificate of Secondary Education)(Manô) e para conhecimento, também vou falar da opção do IB (International Baccalaureate) que é outra opção de curriculum na secundária das escolas internacionais.

Começamos pelo IB (International Baccalaureate) e o IGCSE (International General Certificate of Secondary Education) que são dois programas de ensino internacionais que oferecem aos alunos uma educação rigorosa e qualificada.

O International Baccalaureate é uma organização sem fins lucrativos criada em 1968 para atender jovens com idades entre três e dezenove anos. O IB não possui exames oficiais neste programa, mas concede diplomas aos alunos que atendem às suas necessidades.

IGCSE, ou Certificado Geral Internacional de Educação Secundária, é um sistema administrado pelo Cambridge International Examination em até 160 países. O IGCSE é atualmente a contrapartida da qualificação britânica GCSE e é responsável por preparar os alunos para níveis avançados, como o nível 3 do BTEC e o Programa de Diploma IB.

Aqui estão as principais diferenças entre os dois programas IB e IGCSE/A levels/AS, que são normalmente oferecidos nas escolas internacionais. Algumas delas oferecem um ou outro:

Estrutura:

  • IB: é um programa de dois anos com foco em seis áreas de estudo: Língua e Literatura, Língua Estrangeira, Indivíduos e Sociedades, Ciências Experimentais, Matemática e Artes.
  • IGCSE: programa modular de dois anos com foco em disciplinas específicas. Os alunos podem escolher as disciplinas que desejam estudar.

Metodologia:

  • IB: ênfase na aprendizagem independente e crítica, com foco em pesquisa, projetos e trabalhos escritos.
  • IGCSE: ênfase na aprendizagem tradicional com foco em aulas expositivas e exames.

Avaliação:

  • IB: avaliação interna e externa através de exames, trabalhos e apresentações.
  • IGCSE: avaliação principalmente através de exames escritos.

Conteúdos:

  • IB: foco em conteúdos interdisciplinares e temas globais.
  • IGCSE: foco em conteúdos específicos de cada disciplina.

Reconhecimento:

  • IB: reconhecido internacionalmente e facilita o acesso a universidades de alto nível.
  • IGCSE: reconhecido internacionalmente, alguns dizem ser menos exigente que o IB, mas há controvérsias.

Outras diferenças:

  • Língua de ensino: IB e IGCSE podem ser lecionados em diferentes línguas, majoritariamente em inglês.
  • Custo: escolas internacionais que oferecem o IB geralmente cobram mensalidades mais altas.

Em resumo:

  • IB: programa mais exigente e abrangente que prepara os alunos para o sucesso acadêmico em universidades de alto nível.
  • IGCSE: programa mais flexível que oferece aos alunos mais opções de escolha.

A escolha do programa ideal depende dos objetivos de cada aluno. Para saber mais sobre os programas IB e IGCSE:

 

A Levels e AS

São currículos baseados em disciplinas onde se estuda uma série de disciplinas escolhidas entre 55 disciplinas. Os níveis AS são um curso de um ano e os  A Levels são um curso de dois anos para alunos do 11º e 12º ano. Pode-se iniciar algumas disciplinas no nível AS e estendê-las para o nível A e realizar os exames finais no final do segundo ano em vez do primeiro. É baseado no currículo britânico.

 

Algumas dicas práticas

 

Observações

O ensino português é muito bom, especialmente se comparado ao Brasil. Mas o curriculum Cambridge não tem comparação. O nível de aprofundamento e exigência é imenso. A quantidade de conteúdo e a qualidade dos mesmos é algo que nós não imaginávamos.  Olhando os livros da Manoela eu vejo que algumas matérias eu só vi na faculdade e algumas eu nem vi (Fiz computação). A quantidade e profundidade do conteúdo é impressionante e o aluno tem que ser muito dedicado para conseguir atingir as médias.

Caso o aluno não consiga, é possível repetir os exames  alguns meses depois (pagando as taxas novamente, claro).

 

Nossa experiência com escola internacional em Portugal

Fialmente, como conclusão, quero dizer que estamos muito satisfeitos com a escola tanto em nível curricular quanto em nível de relacionamentos. Os professores e a direção são acessíveis e temos o apoio que precisamos. As matérias são bastante exigentes quanto ao conteúdo mas as meninas são muito aplicadas e, apesar do trabalho, elas têm dado conta do recado.

Além disso, a oportunidade de conviverem com diferentes nacionalidades, ter amizades de muitos países, conhecer a realidade de lá, não tem preço! A melhor amiga da Manoela é Belga e outras amigas são Italianas, Chilenas, Russas, Brasileiras, Suecas, etc… É lindo de ver! 🙂

Mas e se os pais não falam inglês? Não é problema. Toda a comunicação é bilingue e as reuniões são, na sua grande maioria, também. Eventualmente vai ter alguma reunião com algum professor que não fala inglês. Neste caso basta solicitar à Verônica ou algum outro funcionário que fale português para acompanhar.

 

Deixe sua pergunta nos cometários, caso ainda tenha alguma dúvida. Aproveite para ver abaixo outros posts sobre morar ou passear em Portugal.

 

Beijo,  Clau

 

 

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Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. Silvia Rovath 2 de março de 2024, 12:56 comentar

    Cláudia, mto obrigada pelo maravilhoso post. Estava totalmente perdida! Claro que desejo o melhor para meus filhos, mas sempre acreditei que não é apenas o currículo acadêmico que conta e sim o preparo, atenção, dedicação e principalmente um olhar específico para cada aluno; segundo seu relato, acredito que a Verônica tem esse olhar. Vou agendar uma visita. Obrigada novamente.

    • Claudia Bins 3 de março de 2024, 12:18 comentar

      Que bom Silvia, fico super feliz em ter ajudado de alguma forma! Obrigada pelo comentário e boa sorte!

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