Aline é nossa convidada de hoje, para contar um pouco sobre sua experiência em mudar para Portugal, onde mora na Cidade do Porto, com seu marido André. Agradecemos a participação de Aline, por dividir aqui seu relato e ilustrar ainda mais nossa série de Como é Morar em Portugal. Volte sempre, Aline! Será um prazer receber você novamente ;-).
Como foi mudar para a cidade do Porto
Por Aline e André @desbravadores_no_porto
Somos o casal @desbravadores_no_porto. Aline, 34 anos, analista financeira e André, 33 anos, analista de infra-estrutura (TI). Morávamos em Osasco/SP. Não temos filhos até o momento. Como todos sabem, estamos enfrentando um período muito instável no Brasil. Falta de segurança, de saúde pública e desemprego em alta são só alguns desses fatores. Entre esses, a violência é um dos problemas que mais nos assustam, sendo talvez o principal motivo da nossa mudança para o exterior.
Além disso, nós amamos viajar, conhecer novas culturas e morar na Europa facilita demais para fazermos o que mais gostamos. Escolhemos Portugal para ser a nossa primeira experiência vivendo fora do Brasil, por não haver a barreira do idioma e pela questão culinária e cultural serem bem próximas.
Como foi mudar para o Porto – Foto: @desbravadores_no_porto
A adaptação, na nossa opinião, é mais fácil. Além disso, Portugal precisa de mão-de-obra jovem e qualificada para continuar crescendo. O André possui cidadania portuguesa e fizemos a averbação do nosso casamento em Portugal, para que houvesse menos burocracia para solicitar a residência para a Aline.
Aline e André em Sintra – Foto: @desbravadores_no_porto
Fizemos o agendamento no SEF de Braga (29/10) solicitando reagrupamento familiar. Estamos morando em Matosinhos, Porto desde Agosto deste ano. Arrendamos um apartamento estilo estúdio (T0 Duplex) por 570,00€ mensais, diretamente com a empresa administradora do condomínio, com um contrato de 1 ano. Realizamos o pagamento de 4 rendas antecipadas mais caução. Foi necessário também um fiador, que neste caso foi um amigo do André, que possui cidadania portuguesa e mora no mesmo prédio.
Já estávamos pesquisando apartamentos para arrendar desde Agosto/17, através do site idealista.pt. Já havíamos decidido algumas possíveis zonas de moradia. Assim que chegamos em Portugal, conseguimos resolver todo o processo burocrático em menos de 10 dias, pois o amigo do André intermediou o contato.
A localização do imóvel é excelente, há um grande shopping, em frente ao nosso apartamento, com supermercado e todo tipo de variedade de lojas, estamos há 300 metros de distância de uma estação do metro, próximos à parques e praias. Não poderíamos ter encontrado lugar melhor para viver. Andar pelas ruas sem aquele medo de ser assaltado, não tem preço. Ainda estamos em fase de adaptação e tentando criar uma rotina, decidimos neste começo ainda não procurar emprego, pois fizemos um bom planejamento financeiro e iremos aguardar o fim do processo de documentação da Aline junto ao SEF.
Visitando Lisboa – Foto: @desbravadores_no_porto
Conhecemos Portugal de Norte à Sul, e agora estamos aproveitando para viajar um pouco mais pela Europa, iremos passar por Itália, Polônia, Hungria, República Tcheca e Islândia. Consideramos que toda mudança te tira da zona de conforto, sendo ela de país, mais ainda.
Decidimos pedir demissão dos nossos trabalhos no Brasil, mas a parte mais complicada, foi deixar os familiares e amigos. A tecnologia nos ajuda matar um pouco da saudade, mas temos certeza que tomamos a decisão certa e contamos com o apoio de todos, durante toda essa caminhada.
Os desbravadores no Porto – Foto: Aline e André
Ainda estamos estabelecendo laços locais, o nosso principal ponto de apoio é o amigo do André e a esposa dele. Adoramos o centro do Porto, a orla de Matosinhos, o rio D’Ouro, o parque da cidade, etc. A comida em Portugal é maravilhosa, fica até difícil listar restaurantes, mas seguem duas dicas: Taverna do Alho (NorteShopping), para quem sente falta da comida brasileira e quer comer bastante arroz, feijão, picanha, farofa e ainda pagando um preço muito bom, em torno de 5,00€ e o outro local se chama Dama Pé de Cabra, se trata de um pequeno restaurante, com comidas típicas portuguesas deliciosas, onde você literalmente é tratado como se estivesse em casa.
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos, do Booking, uma pequena comissão. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade abaixo.