Como é morar em Parede Cascais

Como é morar em Parede

Perto de completarmos um ano morando ‘na Parede’, já tenho informações suficientes para contar aqui minhas impressões sobre esta Freguesia, uma das 6 Freguesias do Concelho de Cascais.

 

Concelho de Cascais

Mapa do Concelho de Cascais (Fonte: Câmara Municipal de Cascais)

 

Como é morar em Parede

Parede é um bairro calmo, delimitado a sul pelo oceano Atlântico, ao norte por São Domingos de Rana e tem, de um lado, Carcavelos e do outro, Estoril.

Fica localizado mais ou menos no meio da chamada “Linha de Cascais”, a extensa faixa litorânea entre Oeiras e o centro da Vila de Cascais, por onde passa a linha do comboio (trem). As praias tem faixa de areia estreita e muitas pedras. Dizem que pela concentração alta de iodo nas águas, o hospital “dos ossos”, como é conhecido popularmente a unidade de traumatologia da Santa Casa, fica bem em frente à praia.

Parede é um bairro bastante sossegado e nós tivemos a oportunidade de morar em 2 apartamentos diferentes no bairro, desde que chegamos à Portugal.

O primeiro foi um airbnb localizado nos Jardins da Parede, um conjunto residencial moderno e muito bonito e bem localizado, próximo à estação São Pedro.

O segundo é onde moramos atualmente, junto aos Jardins do Buzano, outra zona bastante residencial com edifícios, residências e comércio.

 

Como é morar em Parede

Urbanização Jardins da Parede

 

Características:

O centrinho da Parede é localizado em torno da Estação da Parede, onde fica um pequeno centro comercial mesmo grudado à Estação de trem. Entre a Estação e a Av. da República, a Av. principal da Parede, fica uma pequena praça onde param autocarros (ônibus) e táxis, com comércio de todos os tipos, inclusive um mercado Pingo Doce (havia ali um pequeno Continente, que foi encerrado recentemente e, dizem, dará lugar a um Lidl). Ali em torno, muitas lojas, restaurantes, cafés e tabacarias de todos os tipos. São pequenos comércios, quase todos familiares.

Falando em Mercados, o bairro inteiro é repleto de mercados, de todos os tipos. O maior deles é o Continente que fica junto à Esquadra de Polícia, na Av. de Beja. Nos Jardins da Parede, onde moramos no Airbnb há um mercado com produtos brasileiros, que fica pertinho de uma loja muito linda de decoração de festas, a Docinho de Açúcar. Bem no centrinho tem também o Mercado Público da Parede, que é muito pequenino e faz divisa com uma filial da Padaria Portuguesa.

Como qualquer bairro residencial em Portugal, sempre há lojas de produtos chineses, que nos salvam muitas vezes com produtos que não encontramos em outros lugares (ou são muito caros). Não há quarteirão sem uma loja deste tipo, aqui na Parede! São muitas, mesmo.

O bairro é bem plano perto do mar e a medida que seguimos em direção norte vamos encontrando as ladeiras.

 

como é morar em parede

Parede é bairro tranquilo, arborizado e residencial

 

Escolas Públicas em Parede:

Agrupamento de Escolas da Parede:
Escola Básica Murtal
Escola Básica Parede nº 2
Escola Básica Santo António
Escola Básica São Domingos de Rana nº 2
Escola Secundária Fernando Lopes Graça
Jardim-de-Infância Parede

Para ver os contatos das escolas públicas acima clique aqui.

Clique aqui para ver as escolas privadas de Cascais, todas as séries.

 

como é morar em parede

Praças em Parede

Parede (6)

Lazer:

Para além das praias, Existem diversos parquinhos e um deles, o Parque Morais, ou o Parque dos Patinhos, como é carinhosamente conhecido, é o mais famoso deles. Com a proximidade dos outros bairros, a falta de parques maiores não chega a ser um problema. Parede está há 7 km da Vila de Cascais, somente!

 

como é morar em Parede

Lojas de artigos chineses estão por todas as partes

 

Shopping:

Além das lojinhas e pequenos centros comerciais do Centrinho da Parede, o shopping center mais próximo é o Vila Cascais Shopping, no centro de Cascais (7km).

Transporte:

Além do Comboio, a Freguesia de Parede é servida pelos autocarros (ônibus) Buscas, que faz uma rota integrada com o Comboio (passa por diversos pontos e também pela estação de Comboio). Além disso, há as bicicletas Giras, que fazem parte das opções de transporte de toda a Linha.

 

como é morar em parede

Cafés fofos no bairro

Cafés:

Sim, há uma cafeteria (ou mais) em cada esquina! Se não, não seria Portugal! Algumas opções muito fofas, que gostamos imenso de frequentar:

Flika
A Merenda
Garden Café
Bom Bom Sweeterie
Girassol
A Padaria Portuguesa

 

como é morar em Parede

Opções para ginástica no bairro

 

Academias e esportes:

Aqui em Portugal, academia tem outro significado. O local para fazer ginástica e exercícios é chamado de Ginásio. Existem alguns ginásios na Parede, como por exemplo:

Ribeiro dos Reis – Uma academia tradicional, pequena, com piscina para hidroginástica, musculação, aulas em grupo como Pilates, Zumba,Yoga, entre outras, onde você paga uma mensalidade e pode fazer as atividades que quiser.

Clube Nacional De Ginástica – O clube tem várias modalidades esportivas como natação, hisdroginástica, musculação, ginástica acrobática, pilates, yoga, entre outras. Aqui você paga por modalidade esportiva que fizer.

VivaFit –  Jardins da Parede – Voltado às mulheres, tem aulas de grupo e treinos personalizados, com acompanhamento nutricional para emagrecimento.

Equitação – Em Portugal a equitação é muito comum e, praticamente todos os bairros contam com um centro de equitação que atuam junto com as escolas para oferecer o esporte como modalidade extra-classe.

Dança – A EDAM (Escola de Dança Ana Manjericão) é uma das escolas de dança mais prestigiadas da região. Oferece aulas de dança clássica, moderna, contemporânea, sapateado e de movimento e drama há mais de 30 anos. As apresentações anuais da escola são muito prestigiadas. Fica nos Jardins do Buzano, Parede.  www.edam.pt

Futebol e Patigação (Patinagem) – Aulas regulares no Pavilhão Parede F.C, em frente ao mercado Pingo Doce do Jardins do Buzano.

 

como é morar em Parede

Quinta da Pateira é uma das escolas de equitação em Parede

 

Serviços de Saúde:

O Centro de Saúde do Serviço Nacional de Saúde de Parede é bastante concorrido. Estamos morando aqui há um ano e ainda não foi atribuído nosso médico de família. Isto não impede de sermos atendidos, mas acaba criando alguns incômodos, tal como certa demora no atendimento). 

Além do posto de saúde público, há o Hospital de Santanna (o hospital dos Ossos) e há uma Unidade da CUF (Rede de hospitais particulares que também atendem convênios, inlusive com a rede pública) próximo, em São Domingos de Rana.

Existem algumas clínicas dentárias, médicas e laboratórios espalhados pelo bairro.

 

Como é morar em Parede? 

Para quem quer viver uma vida tranquila, junto ao mar, em um bairro arborizado, com opções de urbanizações modernas e outras antigas, ótimas escolas e mercados e acesso rápido ao comboio, Parede é uma ótima opção.

A má notícia é que com a alta demanda, os preços das moradias estão bastante altos, muito por conta da proximidade das praias e do comboio.

Nós sempre indicamos alugar um apartamento de temporada no bairro onde pretende morar, para conhecer o local e ter sua pr+opria opinião antes de firmar um contrato, claro que se for possível.

 

Leia aqui nossas dicas de como alugar um apartamento via Airbnb.

 

Deixe seu comentário ou pergunta que faremos o possível para responder.

Caso já esteja aqui em Portugal e precise de ajuda para encontrar sua morada, nós também podemos ajudar com contatos de corretores.

 

Veja aqui nossas dicas para alugar apartamento em Cascais (que valem também para outras regiões). Dicas importantes como posição solar, aquecimento, entre outras.

 

AsPasseadeiras-div1

Planeje sua viagem 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos, do Booking, uma pequena comissão. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade abaixo. 

– Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

 

Booking.com 

 

parceiros

 

 

 

como é morar em parede

 

AsPasseadeiras-div1

Leia aqui todos os posts sobre morar em Portugal

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Colégios em Cascais:

 

Colégio Europa

Escola básica e secundária de Carcavelos

Creches e infantários em Cascais

Colégio da Bafureira

 

Morar em Portugal

 

Como trazer seu pet para Portugal

Comprar carro em Portugal

Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Visto de estudante em Portugal

Como se candidatar ao Mestrado em Portugal

Comprar apartamento em Braga

Como é morar em Braga – Mara Azevedo

Morar em Braga com bebê

Morar em Vila Nova de Gaia

Como é morar em Aveiro

Como é morar em Sintra

Como é morar e estudar no Porto

Morar no Porto com crianças

Como é morar em Arruda dos Vinhos

 

Vai viajar para a Espanha?

 

Clique aqui para ver nossos roteiros e dicas.

 

Pensando em visitar Paris e a Disneyland?

 

Leia todos os posts sobre nossa viagem à França, aqui.

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

10 lugares para visitar no outono em Portugal

10 coisas para fazer no verão em Portugal

10 lugares para visitar na primavera em Portugal

Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra, com paradas estratégicas (e lindas)

Roteiro em Sintra, pelo centro histórico

Roteiro de um dia em Cascais pelo centro histórico

Lisboa com crianças – 10 passeios imperdíveis com os miúdos

10 lugares para visitar no verão em Portugal

Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças

Mercado Medieval de Óbidos

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!