Olho o calendário e parece que os olhos não conseguem acompanhar a rapidez do tempo. Tic Tac Tic Tac é o que escuto. Mas se prestar bem atenção, talvez seja o tum-tum tum-tum do coração que bate acelerado. Um misto de emoção e ansiedade que insiste em viver neste peito desde que me entendo por gente…
Dois anos e tudo vai bem.
Sobrevivemos à mudança, nos adaptamos à língua, ao clima, aprendemos sobre a burocracia, engordamos com o pão e os pastéis de nata. Mas tudo vai bem.
Honestamente, não é surpresa. Surpresa seria se não tivéssemos nos adaptado, se houvesse sofrimento ou qualquer motivo impensável que nos fizesse querer voltar correndo aos braços da pátria mãe.
Ahhh pátria mãe, Brasil. Você também facilita nossa vida… é cada notícia que a gente ouve. É cada discurso, manchete, estatística que só dá pra pensar que fizemos a coisa certa.
Desde que mudamos, há quase dois anos, não houve um só dia de arrependimento. Ainda que haja muitos dias de saudades.
De saudades eu entendo bem. Já senti muitas vezes na vida. Saudades de casa, do calor dos abraços, de sentir o cheiro que só pai e mãe tem. Saudade dos irmãos, sobrinhas e de um sobrinho que eu mal conheço mas que amo com todo meu coração… A saudade dói fundo no coração, sim, mas não impede de seguir o caminho. E eu sempre fui assim.
Entendo e aceito que uma escolha exige também uma renúncia, que não dá para ter tudo na vida, ao menos não ao mesmo tempo. Que tudo tem um motivo e um momento e que, antes de qualquer coisa, a vida é uma só. E é curta.
Motivos. É preciso coragem para reconhecer e aceitar os próprios motivos. É preciso grandeza e generosidade para aceitar quando os motivos não são somente seus, mas você está disposto a encará-los ainda assim. É preciso força e paciência para permanecer no caminho, ainda que hajam pedras e abismos a serem atravessados. É preciso muita determinação e fé em si mesmo para lidar com as frustrações que a sua decisão trouxe às pessoas que você mais ama e preza nessa vida.
Sem entender os motivos que te fizeram cruzar o oceano, dificilmente você vai conseguir lidar com os momentos de frustração. Mas se você, por outro lado, comprou de verdade a idéia, vai usar toda sua inteligência e sabedoria para ajustar as velas quando necessário, mas ainda assim seguir em frente.
As tempestades vão acontecer, isso é certo. O barco vai desviar da rota, vai se perder no oceano de novidades desconhecidas que vão cruzar seu caminho. As costas vão doer e a consciência também, assim como aquela maldita sensação de que tudo está errado, de que você não sabe o que está fazendo.
Deixa eu te dizer uma coisa. Nessa hora, quando a sua cabeça parecer explodir de dúvidas e questionamentos, pare. Pare tudo. Respire fundo, várias vezes. Acalme sua mente e lembre do que te fez iniciar o caminho. Lembre dos seus motivos.
Lembre também que tudo precisa de um tempo, ninguém ou nada que existe no mundo já nasce pronto. Coloque sua ansiedade de lado e ponha toda a sua racionalidade a seu favor. Essa é a maior dica. Use a razão. Ela, assim como a emoção e o impulso que te fez ter forças para mudar e chegar aqté aqui, precisam andar lado a lado, para que, juntas, te levem a um lugar melhor, mais tranquilo.
Siga seu coração, mas leve seu cérebro junto. Não esqueça disso. “Mas se eu não gostar?” Você vai perguntar… eu te digo: “quantas vezes você não gostou de algi na vida?” E o que você fez? Você decidiu mudar uma vez, pois mude de novo! Mude seu jeito, suas expectativas, adapte-se a nova realidade. Mude seu discurso, seu modo de vida. Mas tente! Tente, antes de concluir que não deu certo. Tente de verdade, com toda a sua energia, toda a sua verdade, foco e dedicação.
Tente por você e tente por sua família. Tente nem que seja para mostrar a você mesmo que você tentou. E se for o caso de voltar ou de partir para outro lugar, seu coração vai estar em paz, porque esgotou todas as tentativas.
De definitivo, só a morte. É o que sempre digo aqui em casa.
Aprenda a diferenciar problemas de inconveniências. Amadureça para enxergar as coisas como elas são e não como você quer que elas sejam. Tenha coragem para ver e viver a realidade, não uma fantasia. Tenha orgulho em ser um adulto humano e assuma seus atos e escolhas e não uma criancinha mimada que precisa de aprovação constante para cada passo que dá.
Tente por você, pelos seus filhos. Mas se não der mesmo, dê meia volta e vá em paz. Comece tudo de novo, tentando outra vez.
Veja aqui outras crônicas aqui no blog:
Adaptação da mãe depois da mudança
Adaptação da Família depoisa da mudança
Mãe, eu tenho medo da tristeza
Sai daqui que não quer te ver!
Vocês são os piores pais do mundo
____________________________________________
Planeje sua viagem
Encontre seu hotel:
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Conhece o Lisboa Card?
Desloque-se gratuitamente por Lisboa e usufrua de acesso a um total de 26 museus e monumentos com o Lisboa Card, que inclui entrada gratuita na Torre de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, no Elevador de Santa Justa, entre outros, Clique no link para saber mais e adquirir o seu.
Viage Seguro
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Alugue um carro
Compre seu ingresso
Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
Excelente texto! Parabéns! 🙂
Obrigada Diogo!
Clau
Adorei o texto! Estou indo para Lisboa com meu marido e minha filha de 5 anos em agosto. Ele irá fazer o pós doutorado e ficaremos 1 ano. Quem sabe a gente não se apaixone e futuramente tente ficar de vez.
Abraços
Quem sabe? 🙂
Boa sorte!
Clau
Que texto maravilhoso! Com o visto em mãos, vamos começar a preparação para as mudanças. Estava lendo sobre as escolas secundárias e acabei na tua página. Me deu mais coragem de ir! Nosso filho é estudante do segundo ano do EM no Brasil. As tuas meninas se adaptaram bem na escola? Escola pública ou privada? Estamos pensando em Lisboa e arredores(Cascais, Carcavelos, Estoril). Penso em levar minha mãe, que tem 80 anos, e isso me preocupa em termos de saúde, da rede que precisarei construir para os cuidados de que ela necessita.
OI Jaqueline, minhas meninas estudam em escola particular, aqui em Cascais. Conto mais sobre isso neste post aqui, incluindo sobre a adaptação: https://aspasseadeiras.com.br/nossa-experiencia-na-escola-particular-em-portugal/
Os planos de saúde privados aqui são bem mais em conta que no Brasil e estamos muito satisfeitos com a saúde pública. Tanto que nem tenho usado nosso plano privado, de tanto que gosto do público. Demora um pouco para ter médico de família, mas depois que tem, fica maravilhoso. Até lá, faça um privado e lembre que emergências são tratadas nos hospitais públicos (maravilhosos) e pelo saúde 24h, com atendimento emergencial, ambulâncias, em casa… dependendo da sua necessidade.
Eu ficaria tranquila quanto a isso.
Clau
Olá! Estamos pensando em ir para Portugal, meu esposo, 3 filhos (16, 4 e 3 anos) e eu. Sou funcionária pública, meu esposo está sem emprego no momento, mas o principal motivo é a busca por qualidade de vida. Ainda não sabemos por onde começar, nos indicaram Algarve. Estava pesquisando e encontrei você. Muito boa sua página. Parabéns! Você indicaria alguma cidade pra tentarmos morar?
Olá Alanna, tudo bem? No geral as cidades maiores tem mais oportunidades, por outro lado tem aluguéis mais caros. Depende dos recursos de vocês e das necessidades, expectativas… É difícil dizer assi, sabendo tão pouco. 😉
Abraço,
Claudia
Que depoimento motivador!
Estou adorando ler suas postagens! O melhor blog que já conheci sobre brasileiros que se mudaram para Portugal!
Obrigada, Natália! Beijos 😉
Que texto lindo e motivador!!! Estou com lágrimas de um misto de sentimentos. Parabéns pelas palavras!!! Felicidades
Obrigada querida!