Dois anos em Portugal – uma reflexão sobre a mudança

dois anos em portugal

Olho o calendário e parece que os olhos não conseguem acompanhar a rapidez do tempo. Tic Tac Tic Tac é o que escuto. Mas se prestar bem atenção, talvez seja o tum-tum tum-tum do coração que bate acelerado. Um misto de emoção e ansiedade que insiste em viver neste peito desde que me entendo por gente…

Dois anos e tudo vai bem.

Sobrevivemos à mudança, nos adaptamos à língua, ao clima, aprendemos sobre a burocracia, engordamos com o pão e os pastéis de nata. Mas tudo vai bem.

Honestamente, não é surpresa. Surpresa seria se não tivéssemos nos adaptado, se houvesse sofrimento ou qualquer motivo impensável que nos fizesse querer voltar correndo aos braços da pátria mãe.

dois anos em Portugal

Ahhh pátria mãe, Brasil. Você também facilita nossa vida… é cada notícia que a gente ouve. É cada discurso, manchete, estatística que só dá pra pensar que fizemos a coisa certa.

Desde que mudamos, há quase dois anos, não houve um só dia de arrependimento. Ainda que haja muitos dias de saudades.

De saudades eu entendo bem. Já senti muitas vezes na vida. Saudades de casa, do calor dos abraços, de sentir o cheiro que só pai e mãe tem. Saudade dos irmãos, sobrinhas e de um sobrinho que eu mal conheço mas que amo com todo meu coração… A saudade dói fundo no coração, sim, mas não impede de seguir o caminho. E eu sempre fui assim.

Entendo e aceito que uma escolha exige também uma renúncia, que não dá para ter tudo na vida, ao menos não ao mesmo tempo. Que tudo tem um motivo e um momento e que, antes de qualquer coisa, a vida é uma só. E é curta.

Motivos. É preciso coragem para reconhecer e aceitar os próprios motivos. É preciso grandeza e generosidade para aceitar quando os motivos não são somente seus, mas você está disposto a encará-los ainda assim. É preciso força e paciência para permanecer no caminho, ainda que hajam pedras e abismos a serem atravessados. É preciso muita determinação e fé em si mesmo para lidar com as frustrações que a sua decisão trouxe às pessoas que você mais ama e preza nessa vida. 

dois anos em portugal

Sem entender os motivos que te fizeram cruzar o oceano, dificilmente você vai conseguir lidar com os momentos de frustração. Mas se você, por outro lado, comprou de verdade a idéia, vai usar toda sua inteligência e sabedoria para ajustar as velas quando necessário, mas ainda assim seguir em frente.

As tempestades vão acontecer, isso é certo. O barco vai desviar da rota, vai se perder no oceano de novidades desconhecidas que vão cruzar seu caminho. As costas vão doer e a consciência também, assim como aquela maldita sensação de que tudo está errado, de que você não sabe o que está fazendo.

Deixa eu te dizer uma coisa. Nessa hora, quando a sua cabeça parecer explodir de dúvidas e questionamentos, pare. Pare tudo. Respire fundo, várias vezes. Acalme sua mente e lembre do que te fez iniciar o caminho. Lembre dos seus motivos.

Lembre também que tudo precisa de um tempo, ninguém ou nada que existe no mundo já nasce pronto. Coloque sua ansiedade de lado e ponha toda a sua racionalidade a seu favor. Essa é a maior dica. Use a razão. Ela, assim como a emoção e o impulso que te fez ter forças para mudar e chegar aqté aqui, precisam andar lado a lado, para que, juntas, te levem a um lugar melhor, mais tranquilo.

Siga seu coração, mas leve seu cérebro junto. Não esqueça disso. “Mas se eu não gostar?” Você vai perguntar… eu te digo: “quantas vezes você não gostou de algi na vida?” E o que você fez? Você decidiu mudar uma vez, pois mude de novo! Mude seu jeito, suas expectativas, adapte-se a nova realidade. Mude seu discurso, seu modo de vida. Mas tente! Tente, antes de concluir que não deu certo. Tente de verdade, com toda a sua energia, toda a sua verdade, foco e dedicação.

Tente por você e tente por sua família. Tente nem que seja para mostrar a você mesmo que você tentou. E se for o caso de voltar ou de partir para outro lugar, seu coração vai estar em paz, porque esgotou todas as tentativas.

De definitivo, só a morte. É o que sempre digo aqui em casa. 

Aprenda a diferenciar problemas de inconveniências. Amadureça para enxergar as coisas como elas são e não como você quer que elas sejam. Tenha coragem para ver e viver a realidade, não uma fantasia. Tenha orgulho em ser um adulto humano e assuma seus atos e escolhas e não uma criancinha mimada que precisa de aprovação constante para cada passo que dá.

Tente por você, pelos seus filhos. Mas se não der mesmo, dê meia volta e vá em paz. Comece tudo de novo, tentando outra vez.

 Veja aqui outras crônicas aqui no blog:

Adaptação da mãe depois da mudança

 

 Adaptação da Família depoisa da mudança

 

Mãe, eu tenho medo da tristeza

 

Sai daqui que não quer te ver!

 

Vocês são os piores pais do mundo

 

____________________________________________

parceiros

Planeje sua viagem 

 

Encontre seu hotel:

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

Booking.com 

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

Conhece o Lisboa Card?

Desloque-se gratuitamente por Lisboa e usufrua de acesso a um total de 26 museus e monumentos com o Lisboa Card, que inclui entrada gratuita na Torre de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, no Elevador de Santa Justa, entre outros, Clique no link para saber mais e adquirir o seu.

Viage Seguro

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

Alugue um carro

Alugue um carro na RentCars, nosso parceiro. Compare os preços e tenha mais liberdade nos seus passeios

Compre seu ingresso

Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.

 

 

Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui

 

Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:

 

Roteiro pelo Alentejo Central

 

Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro

 

 Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

 

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

 

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

 

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

 

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

 

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

 

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

 

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

 

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

 

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

 

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

 

Portugal por estação:

Lugares para visitar no outono

 

Lugares para visitar na primavera

 

Lugares para visitar no verão

 

Clássicos de Portugal:

Óbidos em um dia

 

Mercado Medieval de Óbidos

 

Um dia em Cascais

 

Um dia em Sintra

 

Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal

José Maria da Fonseca – do vinho Periquita

Malo Tojo – Vinhos e Hotel

 

Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal

 

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

 

Fernão Pó Adega e Winery

 

Passeios em Lisboa

10 passeios com crianças em Lisboa

 

Roteiro pelo Cais do Sodré

 

Roteiro por Saldanha e S. Sebastião

 

Restaurantes em Portugal

Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal

 

Hotéis em Portugal

Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal

 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. Diogo 4 de fevereiro de 2019, 09:44 comentar

    Excelente texto! Parabéns! 🙂

    • Claudia Bins 4 de fevereiro de 2019, 15:48 comentar

      Obrigada Diogo!

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!