Nazaré é um dos meus destinos favoritos em Portugal, desde que visitei pela primeira vez em 1998! O contraste do céu azul, com o verde do mar e o branco das casas da vila fazem um cenário encantador, mas Nazaré está longe de ser só isso. Recheada de lendas e história, miradouros de tirar o fôlego, ainda é o local das ondas gigantes, que atraem surfistas e curiosos do mundo inteiro. Eu poderia escrever horas aqui, mas vou resumir meu amor no post de hoje, em 10 razões para visitar Nazaré. Espero que você inclua esta delícia de destino na sua próxima visita a Portugal e curta as fotos que são uma compilação das muitas visitas que fizemos.
Leia aqui um roteiro para visitar os Mosteiros da Batalha, de Alcobaça, Fátima e Nazaré
10 razões para visitar Nazaré
1. As praias
Além da Praia de Nazaré, em frente à Vila, temos a Praia do Norte (ou do Areeiro), onde acontecem os campeonatos de ondas gigantes nos meses de inverno. Ao sul, outra praia grande com extenso areal, também chamada de Praia do Sul, mas que tecnicamente não faz parte de Nazaré. Vamos detalhar um bocadinho delas:
1.1 Praia de Nazaré
Uma praia linda, em forma de baía, com um extenso areal onde, no verão, barraquinhas corta-vento normalmente listradas de azul ou amarelo e branco, um festival de barquinhos coloridos ainda hoje em uso pelos pescadores da região que, ao chegarem da lida encontram as mulheres (vestidas com as tradicionais 7 saias, xales e lenços na cabeça). Muitas delas fazem uma bela figura ao exporem os peixes e frutos do mar a secarem ao sol, fazendo a festa dos turistas, enquanto gritam seus pregões de venda. É ali que acontece a procissão do Dia do Homem do Mar, em maio, uma festa linda em homenagem aos pescadores, quando os barcos e a vila ficam enfeitados de bandeirinhas coloridas e fazem círculos na baía.
1.2 Praia do Norte
A conhecida “Praia das ondas gigantes de Nazaré” é onde acontecem os campeonatos de ondas gigantes, tão procurados pelos surfistas do mundo todo. Para chegar até a Praia do Norte é preciso estar no Sítio da Nazaré, ou no promontório ao norte da vila, onde ficam outras atrações que mencionarei mais abaixo. Se você vem de carro pode ir direto para lá e, depois, descer pelo funicular da Nazaré até a vila. Caso queira ver a praia do Norte, siga as indicações ao longo da estrada do Farol, passe pelo portal e continue caminhando (bastante). Ao longo do percurso vai encontrar bons pontos de observação, porém é importante ressaltar que os “canhões” (ondas gigantes) aparecem somente nos meses de inverno. No final do trajeto tem o Forte de São Miguel Arcanjo, que atualmente é considerado o principal posto de observação das ondas gigantes na Praia do Norte e guarda em seu interior um Farol e o Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré, a Surfer Wall (um tipo de mini museu do surf) e exposições periódicas.
No verão quase não há ondas, porém a praia não era vigiada quando lá estivemos no verão, sendo mais recomendado ir à Praia da Nazaré se você quer entrar no mar.
Mas porque ocorrem as ondas gigantes? A explicação está na localização do canhão da Nazaré, o maior desfiladeiro submerso da Europa com uma extensão de 200 quilômetros e que chega a atingir os 5000 metros de profundidade. A sua cabeceira, que se encontra a menos de um quilômetro da costa, afeta as características da ondulação quando ela apresenta com uma incidência de oeste dando origem às enormes vagas. (Fonte: Visitportugal.pt)
2. A Vila da Nazaré
A pequena vila de cerca de 15.000 habitantes fica a cerca de 1020km ao norte de Lisboa, sendo um destino bastante atraente para quem visita a região centro de Portugal. Seu nome é relativamente recente, sendo que na idade média a povoação que só existia no promontório chamava-se Pederneira, até 1912. Seu nome atual vem de uma lenda segundo a qual teria sido lá encontrada, uma imagem oriunda da terra natal da Virgem.
Conta a lenda que a imagem da Senhora tinha sido esculpida no Oriente por São José, na presença da Mãe de Cristo. Depois passou por várias vicissitudes até chegar ao Mosteiro de Cauliana, em Mérida. Com a derrota dos cristãos em Guadalete, o rei godo D. Rodrigo refugiou-se no mosteiro. Perante o avanço islâmico, o Rei e Frei Romano, um dos monges ali residentes, decidiram partir para lugar seguro, levando consigo a pequena imagem mariana e um cofre com caixa com relíquias e um relato das circunstâncias da fuga. Chegaram em Novembro de 714 ao Monte de São Bartolomeu, nas proximidades da actual Nazaré. O monarca e o monge separaram-se tendo o primeiro permanecido no local e o segundo levado o ícone e as relíquias para um monte vizinho. Aí Frei Romano para se abrigar construiu um pequeno nicho entre os rochedos. Com a partida de D. Rodrigo para o norte, a imagem ficou esquecida na pequena lapa construída pelo monge, no actual promontório do Sítio (Nazaré). (Fonte: cultosenhoradenazare.org)
Percorrer as ruelas da vila é um deleite, seja pela sensação típica de que a vida pode ser mais tranquila, seja pelas conversas das nazarenas espalhadas pelas pracetas e em frente à praia, na Marginal da Nazaré. Há um sem número de restaurantes e cafés, que ficam apinhados de gente no verão e há alguns pontos de interesse culturais, tais como o Centro Cultural da Nazaré. o Museu Vivo do Peixe Seco, as capelas de Santo António e de Nossa Senhora dos Aflitos. O Bairro dos Pescadores também vale a pena conhecer.
3. Ascensor (Funicular) da Nazaré
O Ascensor da Nazaré foi inaugurado em 28 de Julho de 1889 e une a vila ao Sítio (onde fica a basílica e o miradouro, além do acesso à praia do Norte. É uma delícia de passeio e uma forma agradável de ir de um local ao outro. Além disso, normamente quem não vai até o Funicular acaba não vendo uma parte muito bonita do Sítio da Nazaré, com miradouros de tirar o fôlego. Na parte baixa (da vila) o funicular chega mesmo no centro histórico. Na data deste post os bilhetes custam 2,50€ (ida) ou 4€ (ida e volta) e parte a cada 15 minutos. É bom saber que nas estações do Ascensor há banheiros gratuitos.
4. Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
O principal monumento da Nazaré foi construído em 1377 como local de peregrinação, para que os fiéis pudessem ver uma venerada imagem da Virgem, que se diz ter sido esculpida em Nazaré (Israel). Foi remodelado v´rias vezes e, o seu interior atual, data do século XVI, altura em que foram acrescentados o retábulo revestido a ouro e as paredes revestidas por painéis de azulejos holandeses. A imagem de Nossa Senhora da Nazaré é a de uma virgem negra que se encontra no altar da igreja e as pinturas da Sacristia descrevem a história do milagre que salvou a vida a Dom Fuas Roupinho, alcaide-mor do Castelo de Porto de Mós, que tinha por hábito caçar nesta região. De acordo com a lenda, no ano de 1182, o nobre caçava à cavalo um veado, quando baixou uma forte neblina repentinamente, que o fez cair no precipício. Alarmado pelo perigo de cair também, invocou a Virgem e logo o cavalo estacou, salvando a sua vida. Em ação de graças, D. Fuas Roupinho mandou construir a Capela da Memória. A romaria em homenagem à Santa ocorre em 08 desetembro.
5. Ermida (ou Capela) da Memória
De acordo com a tradição, em 1182, D. Fuas Roupinho mandou construir a Ermida da Memória em agradecimento ao milagre. Havia ali uma gruta com um altar primitivo sobre o qual estava a imagem. O interior da Capela (ou Ermida da Memória) é revestido de azulejos do séc. XVIII, da autoria do Mestre António Oliveira Bernardes. No lado de fora, atrás da Ermida pode-se ver um pequeno conjunto de azulejos com a cena do milagre.
6. Miradouro do Suberco
Impressionante formação rochosa, murada de forma a possibilitar aos visitantes avistar toda a praia da Nazaré, a vila e além, de uma altura de 110m. Fica bem ao lado da Ermida da Memória e é rodeado por uma feirinha ao ar livre, com de tudo um pouco. Desde produtos típicos, roupas, lanchinhos, lembrancinhas…
7. Cruzeiro da Nazaré
Em frente ao miradouro, você vai ver um cruzeiro (ou padrão) com algumas inscrições. Ele foi colocado ali em 1939, em comemoração à vinda do Almirante Vasco da Gama à Nazaré. Reza a lenda que o navegador, antes de embarcar para a descoberta do caminho marítimo para a Índia, veio como peregrino até Nazaré, onde invocou a proteção da Santa e trocou a grossa corrente de ouro que trazia, pelo colar de contas da Virgem. Dizem que quando passava pelo Cabo das Tormentas enfrentou um terrível temporal pondo em perigo a tripulação. Foi então que o Almirante atirou o colar da Santa às águas, que logo se acalmaram. Em agradecimento, após o regresso a Portugal, voltou ao Sítio da Nazaré e ofereceu-lhe um precioso manto.
8. Baloiço Panorâmico
Recentemente instalado, virou ponto queridinho (e instagramável) da Nazaré. Com vistas sobre a Praia da Nazaré e a vila, rende ótimas fotos. Reparou que em Portugal diz-se Baloiço ao invés de Balanço? 😉
9. Gastronomia
Como não poderia deixar de ser, Nazaré é lugar de excelentes peixes e frutos do mar. Vou deixar aqui algumas dicas:
- – @northspot_nazare: para quem busca boa comida e uma bela vista panorâmica (no sítio da Nazaré).
- – Taberna D’Adélia: Recomendado pelo Guia Michelin e pela minha amiga Fabi ) @Fabizavatta, que também trabalha com turismo e vive levando visitantes à Nazaré e oferece 5% de desconto para os leitores aqui do Blog! 🙂
- – Dá cá os remos: Av. Manoel Remigio – Ed. Vila Mar. Típico português, com nota 9,3 no The Fork.
- – Mar Bravo: Praça Sousa Oliveira, 71. Comida típica perto do mar.
10. Hotelaria
- Villamar Style Maison: 4*, a 400m da praia, piscina e estacionamento. Nota 8,8 no Booking.
- Apartamentos Turísticos da Nazaré: Apart-hotel, com alguns quartos de frente para o mar e cozinha. Nota 9,3 no Booking.
- Hotel Magic: a 3 mins da praia, com quartos temáticos. Pequeno e funcional. Nota 9,2 no Booking.
- Hotel Praia: 4* com piscina e vista panorâmica. Aceita Pets. Nota 8,3 no Booking.
- Hotel Miramar Sul: 4* com piscina, vista panorâmica e restaurante. Nota 8,1 no Booking.
- Glamping em Nazaré: é um complexo que tem um parque aquático e opções bem diferentes de hotelaria, incluindo tendas safari.
Nazaré sempre é uma boa ideia! Espero que tenham curtido as dicas. Para mais sugestões de passeios em Portugal e no mundo, clique nos links mais abaixo no post e siga-nos no Instagram.
Até o próximo post!
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra, com paradas estratégicas (e lindas)
Roteiro em Sintra, pelo centro histórico
Roteiro de um dia em Cascais pelo centro histórico
Lisboa com crianças – 10 passeios imperdíveis com os miúdos
10 lugares para visitar no verão em Portugal
Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
Veja aqui sugestões de hospedagem para famílias, em Portugal, testadas e aprovadas por nós
Já pensou em alugar apartamento e passar as férias como um local? Aqui ensinamos como nós fazemos!
0 Comentário