Por mais irmão que um país seja, nunca é igual. Por mais que a língua seja a mesma (oi?) o choque cultural existe e vai te pegar antes do que você imagina. Em Portugal não é diferente. Mas como cada pessoa enxerga as coisas de um jeito próprio, hoje eu trago aqui 10 coisas estranhas em Portugal, de acordo com a percepção que eu e a família tivemos, nos primeiros 6 meses como imigrantes na terrinha.
Entre na brincadeira e conte pra nós o que você acha de estranho por aqui aí nos comentários, ok? 😉
10 coisas estranhas em Portugal (para nós, diga-se de passagem!)
1. Acender a luz do banheiro do lado de fora. Isso foi, para nós, bem estranho. É assim nas casas e apartamentos, nos banheiros de restaurantes, hotéis, cafés… em todos os lugares. Daí aquela pensamento de brasileiro espiado pega 100% das vezes: e se alguém apagar a luz do lado de fora, como eu fico? Não tem um bendito interruptor para acender a dita pelo lado de dentro. Nunca!
2. Nos banheiros de cafés e restaurantes é comum o uso de sensores de luz, o que é ótimo. Acontece que, às vezes, você está lá, sentadinha, na concentração e… parada. O que acontece? Apaga a luz! Agora a gente está acostumada, mas e no início? Batia um pequeno pânico nas meninas… Daí foi só ensinar a mexer os braços, fazer uma dancinha e tudo resolvido. Mas foi bem estranho no início!
3. Ainda no banheiro… sim, é quase uma obsessão! Aqui em Portugal o bidê parece ser uma preferência nacional. Eu confesso ter uma imensa implicância com o tal objeto, que considero enorme e desnecessário. Aqui no apartamento onde estamos agora são três (sim, três!!!!) bidês. Pra quê pelamordedeus? Se é tão necessário, quem sabe uma duchinha higiênica acoplada ao sanitário? Não, tem que ser bidê… e eu fico imaginando as pessoas usando o tal (deus me livre, sai pensamento, que horror!!!).
4. Última do banheiro, prometo… e não chega a ser estranha. Só diferente. Na verdade eu aprecio muito. Aqui o papel higiênico é colocado dentro do sanitário e não em uma lixeirinha ao lado. Às vezes nem existe a tal lixeirinha. Acho ótimo, mais higiênico e só é assim porque os sistemas de canalização de esgoto suportam, diferentemente do Brasil.
5. Apartamentos sem tanque ou área de serviço. É bem comum encontrar aquelas cozinhas lindas e enormes, super equipadas inclusive com máquina de lavar e secar roupa… mas sem tanque. Daí fica aquela pergunta: e se eu quero lavar uma peça de roupa à mão? Lava na pia. E se eu quiser limpar meu tênis, sem lavá-lo na máquina: limpa na pia (ou no bidê!). E onde eu jogo fora a água da limpeza da casa? (no sanitário – deixe para limpá-lo por último)… e assim vai. A gente acostuma, mas é estranho!
6. Não tem ralo. Nenhum, nem nos banheiros, nem na cozinha. Alugamos 6 apartamentos já e nenhumzinho tinha ralo em lugar nenhum. Sei lá, acho estranho.
7. Roupas estendidas nas sacadas, do lado de fora das janelas e… até nas calçadas. Isso é muito estranho! Imagina, no Brasil, você colocar roupa para secar ao sol na janela do apartamento térreo, ou na calçada, na rua? Não ia durar 5 segundos ali… aqui dura. É lindo de ver aquelas calçolas enormes, sutiãs, meias furadas e pijamas de bolinhas… ali, na entrada da casa. Um charme mas, muito estranho! kkkk
8. Aqui não se diz “para você” e sim, “para si”. Eu acho super estranho! A gente escuta na propaganda da TV, lê nos outdoors da rua, em todos os lugares: Trazemos tal coisa “para si”… Tudo de bom “para si”… somente o melhor “para si”… e eu fico pensando “para si mesmo?” . Muito estranho!
9. Os portugueses são muito acolhedores e cordiais. Em seis meses só tenho a agradecer pelo tratamento com que nos recebem, onde quer que vamos. Mas parece que alguns se transformam quando entram em um carro. Gente, incorpora um exú saído sei lá de onde, que possui a pessoa e sai da frente. Literalmente! Nas estradas então algo muito estranho acontece. Imagina uma estrada enorme, com 4 vias e só o seu carro andando nela. Você está na segunda pista da direita para a esquerda, ou seja, tem duas pistas super livres do lado esquerdo e mais uma pista livre do lado direito. Pois eis que vem um carro em uma velocidade muito acima da permitida pela via, justamente na faixa em que você está. Lá de longe ele vem tocando o terror com sinal de luz. Você permanece onde está, afinal, está na pista lenta e tem, não uma, mas DUAS pistas livres à sua esquerda. Pois o sujeito endemoniado gruda na sua traseira como se você fosse o maior bocó da história, faz sinal de luz muitas vezes, ultrapassa tirando um fininho, te xinga e ainda corta tua frente. Assim. Alguém desenha para eu entender, se faz favor? Isso aconteceu não uma ou duas vezes com a gente, pelas estradas de Portugal… então, tenho ou não razão de achar estranho?
*** Atualizado em Novembro/2017
Bom, acontece que descobrimos que aqui é lei trafegar sempre pelo lado direito da pista, sendo que é passível de multa (coima) quem não o faça.
10. Ainda sobre carros, é impossível não achar estranho a liberdade que os portugueses tem para se sentir completamente à vontade em estacionar seus carros onde, como e quando quiserem. Alguns exemplos singelos: nas esquinas, em cima das calçadas, no meio (NO MEIO) da rua, na frente da loja ou do edifício, sem cerimônia alguma, sendo que a rua é estreita, de só uma via e tem um monte de carro atrás. O sujeito para seu carro, desce, sem a menor cerimônia, vai lá dentro fazer sei lá o quê e o povo buzinando enlouquecido esperando até o dito fazer suas coisas e retornar ao carro… e quando ele para no caminho de volta para dar beijinhos na vizinha, antes de entrar no carro? Já vi!!! Pra mim, é mais que estranho. É absurdo!
Mas não é só coisas estranhas que vemos por aqui. A grande maioria das diferenças são encantadoras e, no próximo post, falaremos sobre elas!
Antes de ir embora, dá uma olhadinha nas dicas de hotéis, passeios e coisas de expatriados em Portugal e conta pra nós o que você acha de estranho por aqui ou aí na sua terra!
Beijos das Passeadeiras
_____________________________________
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.
_____________________________________
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
Olá! Tudo bem???
Também acho tudo isso muito estranho, tem muitas coisas que ainda não me acostumei… Cada faxina na casa é uma malabarismo diferente sem os ralos…
Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot,pt
Essa dos ralos é mesmo muito engraçada, né? kkk Mas tem muitas outras que até merecem outro post! kkkk
Clau
Parabéns pelo “post”. Muito bem escrito e cheio de curiosidades. Gostei muito.
Concordo com tudo! Por favor, ralo, tanque e pano de chão kkkk!
Hahaha, pior que é a gente que tem que se adaptar! kkkk
Clau
Então eles não lavam cozinha nem banheiro !
Lavar, lavam, mas jogam a água suja no vaso sanitário ou na pia!!! kkkk
Clau
Eu vim só falar que seu Blogger é otimo moça, eu vou passar minhas ferias
em Portugal ae estava procurando saber mais sobre esse pais os costumes
sobre vistos e etc, ae vim parar aqui e vim parar aqui, li quase todos os seus
post é viajei sem sair de casa, parabéns, muito legal tudo aqui.
Obrigada David! Seja muito bem-vindo e volte sempre! Se tiver sugestões de posts é só falar!
Abraço,
Claudia
Hahahahah muitoooo estranho!
Oi Cláudia eu estou com tantas dúvidas estou para mudar para Portugal já estou correndo atrás dos documentos vou pagar o passaporte semana q vem estou planejando ir entre abril e maio será q vc pode entrar em contato comigo pelo whatsapp tenho tantas dúvidas medos e não sei bem por onde começar seu blog me ajudou muito mais gostaria te tirar mais duvidas se poder ajudar tenho 3 filhos pequenos e estou com medo obrigado
OI Jessyck, tudo bem?
Faz assim, manda um email para claudia.bins@yahoo.com.br com suas perguntas. Veja antes no blog se elas já não estão respondidas, nos posts e o que você não encontrar lá, pode mandar por email. Se você precisar de uma assessoria mais efetiva, posso te indicar um escritório de advocacia também.
Obrigada,
Claudia
Estou próxima de me aposentar e quero muito ter uma vida mais tranquila. Qualidade de vida!!!!
Tenho uma filha de 10 anos e quero dar oportunidade de viver na Europa.
Vocês consideram uma boa opção?
Rosa, eu posso falar por mim e pela minha família, levando em consideração a nossa condição e experiência. Cada pessoa tem que avaliar suas condições, sonhos e disposição em mudar. É um passo importante que deve ser muito bem pensado.
A nossa experiência tem sido muito enriquecedora.
Abraço,
Claudia
Gostei muito da forma que vc escreve. A leitura fica fácil e interessante. Assim, vc consegue passar informações relevantes para quem está pensando em morar em Portugal, no meu caso, em Caiscais. Obrigada, pois vou começar a fazer o planejamento e suas dicas serão importantes.
Um forte abraço,
Pois, quando vou ao Brasil ou a outro pais (agora já não), também achava estranho, mas perguntava porquê? Depois de ser informada, deixei de fazer essas perguntas tolas sem sentido algum. Faz como eu pergunto o porquê das coisas. Assim quando viesses a publicar essas observações tolas, tinhas as respostas às tuas perguntas e publicavas para que outros pudessem se informados. Cada país é diferente do outro, em todos os aspetos. Imagina se fosse todos iguais, não tinha piada nenhuma.
Beijo, Gostei da publicação.
Gostei muito das suas dicas. Pretendemos mudar para Portugal, eu e minha filha (ela é advogada). Temos cidadania italiana, o que acredito facilitar um pouco as coisas.
Achei suas observações muito interessantes e importantes para se ter em conta. Culturas diferentes, atitudes diferentes.
Obrigada! Tudo de bom!
Fico feliz que tenha gostado do post, Nara! Desejo sorte e felicidade a vocês!
Clau