Contei no post anterior sobre nossa visita à Rimini, uma charmosa praia na costa adriática, onde fizemos base para visitar San Marino e, no post de hoje eu conto como foi visitar uma das repúblicas mais antigas do mundo e uma das micronações europeias, na verdade, o 5º menor país do mundo.
San Marino é considerado o país mais antigo do mundo, tendo sido fundado por Marino no ano de 301 d.C, depois de perseguido por romans a mando do imperador Diocleciano, quando decidiu se refugiar no alto do Monte Titano. A constituição de San Marino foi reconhecida pelo Papa em 1600. Em 2008 San Marino foi declarada Patrimônio da humanidade pela UNESCO.
San Marino tem cerca de 61km2 e 30 mil habitantes distribuídos por todo o território. O Monte Titano é o centro histórico.
Como Chegar
Saindo de Rimini, San Marino é facilmente acessível de carro em cerca de 20 minutos de carro. Fomos direto à base do funicular, uma das opções de chegar ao topo do enclave. A outra opção é ir de carro até o estacionamento público no topo.
O percurso do funicular é rápido (2 minutos), pode-se avistar muito longe quando o dia está limpo e custa 4,50€ ida e volta. O dia estava lindo e nós curtimos muito.
No centro histórico de San Marino visitamos as torres de defesa, começando na antiga fortaleza militar da Primeira Torre Guaita, de onde pode-se ver o campo abaixo antes de subir os degraus até a Segunda Torre (uma antiga guarnição de besteiros) através do ‘Passo Delle Streghe‘ (Passagem das Bruxas) para uma das vistas mais famosas – fica bem no pico mais alto do Monte Titano, 756 metros acima do nível do mar.
A Porta de São Francisco, antigo posto de guarda de São Marino, ainda funciona como a principal porta de entrada da cidade, e na praça central a Piazza della Libertà, vimos a estátua da liberdade de mármore Carrara que carrega uma coroa com as três torres que simbolizam a cidade. Na mesma praça vemos o Palazzo Pubblico, onde fica a sede do governo local, e a Torre Guaita, construídos no séc XI.
A segunda torre é chamada de Torre Cesta. Ali fica o Museu de Armas em homenagem ao fundador da cidade, Marinus. A terceira torre chama-se de Torre del Montale.
No geral acho que valeu a visita assim, por um dia. Não acho que valha a pena ficar mais tempo. A cidadela, em si, é repleta de lojinhas e mais parece um open mall. Pra ser bem sincera fiquei meio decepcionada com isso. Imaginava algo menos comercial e nem achei os preços tão bons apesar de ser um local tax free. É um local essencialmente turístico, com belíssimas vistas e uma história interessante. Pra mim, mais interessante é imaginar como resistiu tanto tempo sem sucumbir ao domínio italiano? Tendo um dos maiores PIBs per cápita da Europa? De onde vem tanta riqueza? Enfim… fontes oficiais apontam o turismo como a principal fonte de renda do país, devido a sua proximidade com o porto de Rimini, no mar Adriático. Outras fontes de renda são os bancos, produtos eletrônicos e cerâmicas. Cultivam-se vinhas e cereais e criam-se ovinos nos campos.
Principais Atrações:
-
Torre Guaita: A mais antiga das três torres de San Marino. As vistas panorâmicas proporcionam oportunidades incríveis para fotos.
-
Museu delle Cere Anatomiche: Para uma experiência educacional única, visite o Museu delle Cere Anatomiche, com exposições de figuras de cera que destacam a anatomia humana.
-
Palazzo Pubblico: Murais históricos e segredos das instituições governamentais.
-
Piazza della Liberta: A Piazza della Liberta é perfeita para relaxar, absorver a atmosfera e talvez saborear um gelato.
- Basílica de San Marino: Bem bonita e enorme para o tamanho da cidade.
- Porta de São Fracisco: Principal portão de acesso desde a época medieval.
Onde Comer:
-
Trattoria Santoni: Endereço: Via Salita alla Rocca, 7
-
Ristorante Pizzeria La Terrazza: Endereço: Contrada Santa Croce, 17
Estacionamento Conveniente:
Ao chegar à base de San Marino, você encontrará estacionamentos acessíveis com parquímetro. Bem fácil de achar. Se preferir, pode subir até o estacionamento próximo à cidadela.
Curiosidades:
-
Origens Antigas: San Marino é uma das repúblicas mais antigas do mundo, fundada em 301 d.C. por São Marino.
-
Menor País Montanhoso da Europa: San Marino é o menor país montanhoso da Europa, mas suas vistas espetaculares são gigantes em beleza.
-
Moeda Própria: San Marino emite sua própria moeda, o San Marino euro, que é uma adição única à sua coleção de moedas.
-
Nenhum Exército: Surpreendentemente, San Marino é um dos poucos países do mundo sem exército, confiando em ajuda externa em caso de necessidade.
-
Cidadania Honorária para Abraham Lincoln: San Marino concedeu cidadania honorária a Abraham Lincoln em 1861 como agradecimento por sua posição antiescravista durante a Guerra Civil Americana.
-
Patrimônio da UNESCO: O Monte Titano, onde a cidade está situada, é Patrimônio Mundial da UNESCO, protegendo seu valor histórico e ambiental.
-
Campeonato Mundial de Tiro com Arco: San Marino é um destino popular para competições de tiro com arco, com uma tradição que remonta à Idade Média.
- Foi um país preservado do domínio de Napoleão graças a diplomacia de seus regentes.
- Em 1849 Giuseppe Garibaldi se refugiou em San Marino, junto com 2000 soldados, fugindo dos exércitos da Áustria e de Roma.
- Por 5€ qualquer pessoa pode ter seu passaporte carimbado em San Marino no Centro de Informações Turísticas ao lado do Teleférico.
Lenda de San Marino: O Milagre da Água Santa
Segundo a lenda, São Marino fez um milagre ao tocar o solo rochoso com seu cajado, fazendo brotar uma fonte de água, conhecida como Água Santa, que ainda flui na cidade hoje, atraindo visitantes em busca de sua suposta cura.
Vinho de San Marino
Apesar de minúsculo, San Marino produz sim vinho! As principais variedades de uvas de San Marino são a Sangiovese, Montepulciano e Trebbiano. As principais vinícolas de San Marino são:
- Os vinhos da Cantina San Marino são oriundos do território compreendido pela república de San Marino.
Onde ficar:
Como comentei acima, nós optamos por ficar em Rimini e foi ótimo. Se você pensa em fazer como nós, aqui está uma lista de sugestões:
- Hotel Augustus: Com nota 8,8 no Booking.com e a 80m da praia, o Augustus foi um achado. Típico BBB, confortável e com o melhor café da manhã de toda a viagem. O quarto familiar era pequeno mas nos atendeu muito bem, com ar condicionado (um must have no verão), sacada com vista, elevador e até estacionamento (nem acreditei pois era alta temporada!). São poucas vagas então tivemos mesmo muita sorte. Perto de diversos restaurantes, era super bem localizado. Super recomendo.
- Hotel LaMorosa: 3*, em frente à praia, nota 9.0 no Booking.
- Baldinini Hotel: 4*, em frente à praia, nota 9,3 no Booking.
- Hotel Aria: 4*, 400m da praia, nota 9,3 no Booking.
Agora, se você pensa em ficar mesmo em San Marino, aqui tem algumas boas sugestões:
- Antica Bifora: Nota 9,7 no Booking. A 200m do centro.
- Hotel Rosa: Nota 9,1 no Booking. Fica a apenas 200 metros da Torre Guaita.
- Hotel La Grotta: Nota 8,9 no Booking. Próximo a Piazza della Libertà.
- Hotel Cesare: Nota 8,4 no Booking. A 100m do centro.
- Hotel Bellavista:Nota 8,3 no Booking. Fica no alto perto do centro.
-
Hotel Sanmarino iDesign: Nota 8,3 no Booking. Na cidade nova.
- Garden Village San Marino: Nota 8,0 no Booking. Estilo resort. A 4,5km do centro histórico.
Curtiu o post? Pois ele encerra nossa Roadtrip pela Itália. Depois de visitarmos Rimini e San Marino, voltamos à Roma, mas só para dormir uma noite perto do aeroporto e depois voltamos pra casa, embevecidos pelas maravilhas que encontramos pelo caminho nessa viagem maravilhosa. E agora, qual será nosso próximo destino?
Deixe sua aposta nos comentários e conte se você já visitou San Marino!
Viagens pela Itália
Rimini, a praia na costa adriática
Arezzo e Cortona: 6º dia da Roadtrip na Itália
Val d’Orcia na Toscana – O que visitar
Roadtrip pela Itália – Roteiro
Clique aqui para ler outros posts sobre viagens na Itália
Viagens na Europa
Clique aqui para ver outros posts sobre viagens na Europa
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui
0 Comentário