Continuamos nossa série de posts sobre Morar em Portugal e o visto de estudante é uma das maneiras que existem de vir para cá e ainda estudar em ótimas universidades, públicas ou privadas. A Natália, nossa convidada e parceira de vários posts aqui no blog, hoje conta como se candidatar ao mestrado em Portugal, em uma Universidade Pública. Natália estuda aqui, faz mestrado, além de ter uma assessoria para obtenção de nacionalidade e outros assuntos relacionados, a Naga Assessoria.
Bem-vinda mais uma vez Natália e muito obrigada por mais essa colaboração! Quem tiver perguntas para a Natália é só deixar aqui nos comentários.
Como se candidatar ao mestrado em Portugal
Por Natália Gama
Realizar um mestrado no exterior pode ser uma grande oportunidade para enriquecimento acadêmico, especialização e titularidade. Para tal, irei abordar como poderá se candidatar a um mestrado em uma Universidade Pública em Portugal.
Primeiramente, é importante saber que uma Universidade Pública em Portugal não é gratuita, que existem propinas (mensalidades) que podem ser divididas durante o período letivo ( tanto na 1ª quanto na 2ª fase) e que algumas Universidades diferenciam as propinas para estudantes nacionais/União Européia das propinas para estudantes internacionais.
Segundo, há algumas questões que abordam quanto a diferenciação do mestrado integrado ( 1º e 2º ciclo) e mestrado (2º ciclo). O mestrado integrado é realizado por estudantes da licenciatura em Portugal, é um mestrado de continuidade e recebe este nome após o acordo Bolonha, e assim, os mestrados passaram a ser integrantes do curso de licenciatura, enquanto no Mestrado (2º ciclo) é um mestrado de especialização, com carga horária diferenciada e defesa de tese, depende de uma candidatura que tenha conclusão da licenciatura, nota mínima de ingresso, currículo vitae, aprovação do Conselho Cientifico de cada Faculdade e alguns requisitos de acesso.
Em Portugal, o mestrado mais indicado para Brasileiros e que seja reconhecido para revalidação no Ministério da Educação (no Brasil) é o de cunho científico devido a carga horária ( aproximadamente 3000 horas ou 120 ECT) e a defesa de tese. Por isso, antes de se candidatar a um mestrado é bom pesquisar a respeito da carga horária e conversar com outros colegas que já realizaram esta etapa, caso você deseje revalidar o seu diploma no Brasil.
Vamos lá, para saber quais são os cursos que estão disponíveis acessem o site da Universidade desejada, pesquise pela aba estudar ou cursos e encontre a opção mestrado (2º ciclo). Pronto, ali terá a relação dos cursos que estão disponíveis. A partir daí, deverá observar links que redirecionam para a página da Faculdade ou curso, verificar as condições de acesso, plano de estudo, carga horária ( integral ou pós laboral), propinas, época de candidatura.
Os mestrados geralmente seguem o ciclo de estudos do hemisfério norte, portanto, a época de candidatura poderá variar no primeiro semestre do ano. Não há uma data especifica para todas as Universidades, em caso de dúvidas, contacte diretamente a divisão académica da Faculdade pretendida.
Na época de candidatura, a Faculdade irá disponibilizar um edital de candidatura e neste haverá todos os requisitos de acesso necessário (dica: caso tenha dúvida consulte o regulamento de mestrado da Universidade e editais anteriores).
É importante saber que todo o processo de candidatura ao mestrado é feito online, por um plataforma e redirecionado para o pagamento de taxa de candidatura (geralmente entre 100 e 300 euros). Não é possível se candidatar sem o pagamento da taxa de candidatura e caso não seja aceito não será reembolsável.
Quanto a documentação que deverá comprovar nessa primeira fase online ela deverá ser digitalizada, anexada a sua candidatura e realizar o pagamento da taxa sob pena de indeferimento. Caso tenha algum documento em falta é comunicado por email e poderá anexar conforme instruções enviadas.
Geralmente, no primeiro momento, a documentação não precisa ter apostila de haia ( fator que autentica a sua documentação obtida no estrangeiro), que posteriormente poderá ser entregue na divisão acadêmica após a matrícula e início das aulas.
A partir do momento que realiza a candidatura na plataforma toda a sua comunicação com a Faculdade será feito por email. Sendo aprovado na seleção de mestrado, receberá um email de boas vindas, com o redireciomento de como realizar a matricula com pagamento da taxa de matrícula e a carta de aceite.
Com a carta de aceite deverá reunir os documentos necessários para obtenção do visto de estudante no Consulado de Portugal da sua área e posteriormente, na sua chegada à Portugal solicitar a autorização de residência de Estudante e aos seus reagrupados no SEF ( Serviço de Estrangeiro e Fronteiras).
Pesquisa de Universidade em Portugal acesse:
http://www.dges.gov.pt/guias/indmain.asp
Universidades Públicas indicadas:
Universidade do Minho – www.uminho.pt
Universidade do Porto – www.uporto.pt
Universidade de Aveiro – www.ua.pt
Universidade de Coimbra – www.uc.pt
Universidade dos Açores – www.uac.pt
Universidade Beira Interior – www.ubi.pt
Universidade do Algarve – www.ualg.pt
Universidade de Lisboa ( clássica) – www.ulisboa.pt
Universidade NOVA de Lisboa (moderna) – www.unl.pt
Universidade Trás os Montes e Alto Douro – www.utad.pt
Universidade da Madeira – www.uma.pt
Universidades Privadas indicadas:
Universidade Católica Portuguesa
Escola Universitária Vasco da Gama
Instituto Superior de Gestão
Universidade Fernando Pessoa
Universidade Lusíadas
__________________________________________________
Gostou do post? Tem alguma pergunta para a Natália? Deixe aí nos comentários! Compartilhe! Talvez possa ajudar quem pensa em morar aqui ou recém chegou. Sempre é bom saber a opinião de quem está no país a algum tempo!
Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!
_______________________________________________
Assine nossa Newsletter
Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.
_______________________________________________
Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
_____________________________________
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
_____________________________________
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa
Albergue em Portugal, com família
Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences
Um dia em Cascais visitando o centro histórico
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças
Oi.. adorei o post! Obrigada pelas informações. Gostaria de saber quanto tempo de visto é concedido para mestrado? Com visto de estudante consigo trabalhar? Obrigada desde já.
O visto tem validade de 3 meses. Uma vez que chegue ao país é preciso agendar no SEF a entrevista, que vai conceder a autorização de residência por um ano, renovável até que você termine o curso. Sim, mas para trabalhar é preciso pedir na entrevista a autorização de trabalho, junto com a de residência.
Abraço,
Claudia
Olá, muito obrigado pelos esclarecimentos, terminei a graduação agora, e gostaria de realizar o mestrado no exterior. O que me aconselha a fazer inicialmente ?! A propina paga é anual ou mensal ? Desde já muito obrigado!!!
Olá, tudo bem? Quanto à propina, depende da universidade. Eu aconselho você buscar seu curso de interesse nas universidades do país e seguir os passos citados no post.
Abraço,
Claudia
Olá Claudia! as informações são muito claras! adorei! queria saber na sua opinião quanto custaria por mês as despesas( em euros) pra um estudante que queira fazer mestrado e se manter aí em Portugal . Despesas de propina, aluguel, alimentação etc.?obrigada!
Pergunta difícil Raquel, porque depende muito, principalmente do aluguel e do valor da propina no curso que você escolher (informação que não sei). Algo entre 1000 e 1500€ no minimo, sem contar a propina e economizando em tudo.
Claudia