Visitei Malta pela segunda vez em março de 2024 e contei informações gerais e o resumo do roteiro da nossa viagem neste post aqui. No post de hoje eu vou contar os detalhes do quinto dia de passeios por lá, quando visitamos o norte da ilha de Malta antes de pegar o Ferry Boat para Gozo, onde continuamos a viagem. Malta dia 05 o que visitar, onde comer, curiosidades e informações relevantes a quem vai também e quer organizar sua viagem.
Leia aqui o post da nossa primeira viagem à Malta em 2020
Clique aqui para ler o post referência da viagem de 7 dias com as amigas
Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 01
Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 02
Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 03
Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 04
Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 05
Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 06
Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 07
Malta dia 05 o que visitar
Foi um dos dias mais cheios pois queríamos visitar o norte da ilha e ainda pegar o Ferry Boat para Gozo, onde ficamos somente 2 noites, então a ideia era aproveitar muito bem o pouco tempo.
Roteiro dia 05:
- – Checkout do hotel
- – Popeye Village (view point)
- – Melieha Bay
- – St. Agatha’s Tower
- – Paradise Bay – Ferry para Gozo
- – Gozo
- – Check in no The Segond Boutique Hotel
- – Almoço no Bistro 23Four na St. George’s Square
- – Passeio pela Cidadela
- – Azzure Window, Inland Sea, Blue Hole e Fungus Rock
- – Sunset Cliff
- – Ta’ Pinu Basílica
- – Jantar no Brookies
Popeye Village
A Popeye Village foi construída em Anchor Bay nos anos 80 como cenário do live-action “Popeye the Sailor Man” de Robert Altman, produzido pela Paramount Pictures e pela Walt Disney, com Robin Williams e Shelley Duvall como protagonistas. A vila que também é conhecida como Sweethaven Village foi reconhecida pela sua beleza pela revista de turismo Road Affair, como uma das 25 povoações mais bonitas do mundo. As casas da vila foram construídas com madeira da Holanda e azulejos do Canadá. Aqui é o site oficial. Dentro da vila existem museus e atrações de diversos tipos, além de espetáculos de marionetes.
Das duas vezes que visitei a ilha, não senti vontade de visitar a Village, mas adorei passar um tempo na margem oposta (no google maps aparece como Popeye Village Viewpoint). A vista é linda e, com sorte, conseguimos assistir algum dos shows ao ar livre.
Melieha Bay e St. Agatha’s Tower
A Baía de Mellieha é conhecida como Baía de Ghadira, é a maior e uma das mais belas praias de Malta, localizada na parte norte da ilha. Parte da popularidade está no fato de que tem areias douradas, águas tranquilas e excelente infraestrutura. É a baía mais próxima da Red Tower, também chamada de Saint Agatha’s Tower. Construída pelos Cavaleiros de São João no final de 1647 durante o reinado do Grão-Mestre Jean Paul Lascaris Castellar é uma das muitas torres de vigia costeira que foram construídas nas ilhas de Malta e Gozo para servir como parte do sistema defensivo das ilhas maltesas contra invasões e ataques marítimos. Você pode visitá-la por dentro por 2,5€ que valem pela subida até o terraço de onde pode-se avistar a Baía, Gozo e Comino, e pela gentileza do senhor que cuida dos ingressos (um fofo!). Lá dentro tem banheiro e alguns folders com a história da torre, além de outras curiosidades como a cisterna, objetos, etc…
Paradise Bay e Ferry para Gozo
A pequena praia de areias douradas e águas cristalinas justifica o nome da baía, adjacente ao Terminal de Ferry Boats de Cirkewwa, de onde partem os Ferries tanto para Gozo quanto para Comino. Há algumas opções de trajeto desde Malta até Comino, que você pode escolher neste site aqui: Comino Ferry Services.
Já para ir à Gozo diretamente, você chega no terminal, segue as indicações para entrar no Ferry Boat, que partem a cada 45mins e levam cerca de 25 minutos para chegar ao porto de Mgarr em Gozo. É bem organizado e funciona como quase todos os terminais de Ferry na Europa. Uma diferença deste é que o pagamento só é feito na volta. Você segue as indicações e fica em uma fila de carros, aguardando sua vez e entrarno Ferry. É bem tranquilo. Uma vez lá dentro, pode sair e subir até o bar para um café ou ao convés para apreciar a paisagem. É amplo, tem banheiros, o café tem mesas e cadeiras e também wifi. Na saída, basta seguir o fluxo. A viagem de ida e volta custou cerca de 20€ para nós (1 carro e 3 passageiros).
Gozo: Hotel e Saint George’s Square
Chegamos no nosso hotel em Gozo (15 minutos do Porto de Mgarr) e, depois do Checkin fomos almoçar e passear na Cidadela. Pedimos uma indicação na recepção do hotel. A senhora que atendia prontamente escreveu o nome de um restaurante em um papel e toda orgulhosa disse que era do filho dela. Para nossa surpresa, o restaurante indicado foi excelente! O Bistro 23Four fica no coração da Saint George Square, bem ao lado da Basílica de Saint George. Serve comida variada (pedimos pratos italianos deliciosos e um vinho maravilhoso, sugestão do atendente super querido), tem uma esplanada deliciosa e o Chef (o tal filho) é um fofo! Infelizmente não consigo lembrar o nome dele, mas foi tão atencioso e gentil que é impossível não recomendar o restaurante. A mamãe tem super razão em ficar orgulhosa!
Gozo é bem pequena (67km2 e 30mil habitantes) e Victoria, é sua simpática e bem preservada capital. Repleta de lojinhas de souvenirs e cafés, a Praça de São Jorge e a Rua da República, são uma delícia de percorrer. O desafio é estacionamento… mas sempre conseguimos vagas nas ruas laterais. O Teatro Astra vale a pena visitar e tomar um café ou jantar a noite, é bem bonito.
Cidadela de Victoria
A poucos metros de distância da Praça Saint George fica a Cidadela de Victoria, ou Castelo de Victoria. Existem evidências de ocupação humana no local desde a Idade do Bronze. No entanto, a maior parte da estrutura que vemos hoje data do período medieval e posterior. Construída pelos árabes no século IX, foi expandida e reforçada pelos normandos no século XII e pelos Cavaleiros de São João no século XVI. Desempenhou um papel crucial na defesa de Gozo contra vários ataques ao longo dos séculos e foi utilizada como quartel militar até o final do século XX. Hoje em dia é uma atração turística imperdível e fácil de percorrer, que oferece vistas lindas sobre Victoria, além de lojinhas e cafés para além das construções da fortificação. Ela abriga uma série de edifícios históricos, incluindo a Catedral de Saint George, a antiga prisão, museus e residências nobres. As ruas estreitas e as praças pitorescas proporcionam aos visitantes uma sensação autêntica da vida medieval em Malta.
Azzure Window, Inland Sea, Blue Hole e Fungus Rock
Azzure Window (ou janela azul) era uma formação rochosa natural esculpida pela erosão ao longo de milhares de anos, que se destacava pela grande abertura natural em forma de arco, formada pelo colapso de uma caverna costeira. Localizada em Dwejra, serviu como pano de fundo para o casamento de Daenerys Targaryen e Khal Drogo na primeira temporada de Game of Thrones. Infelizmente, a formação rochosa desabou em 2017, mas ainda assim o local é espetacular e vale a pena visitar.
Logo atrás do Dwejra Bar, ao lado do estacionamento da Azzure Window, fica o Inland Sea, uma baía fechada por paredes rochosas e uma caverna que liga ao mar, onde é possível fazer passeios de barco. Infelizmente não fiz fotos de lá! 🙁
Mais adiante fica o Blue Hole, outra piscina natural oceânica e muito cênica.
Finalmente, um pouco mais adiante fica a Fungus Rock, uma rocha que ficou conhecida na época dos Cavaleiros de Malta, por que lá crescia um fungo endêmico muito apreciado pelas suas propriedades medicinais.
Sunset Cliff
Um pouco mais ao norte, fica o Sunset Cliff, um lugar perfeito para apreciar o pôr-do-sol, como você pode imaginar pelo nome. Passamos ali o final da tarde, totalmente fascinadas e agradecidas pela bênção de partilharmos aquele instante entre nós. Foi mesmo lindo! A temperatura estava ótima, o cenário cinematográfico e a companhia perfeita!
Ta’ Pinu Basílica
Depois do magnífico pôr-do-sol e antes do jantar, passamos pela impressionante Ta’ Pinu Basílica, em Gozo. A enorme basílica dedicada à Virgem Maria chama a atenção por sua construção enorme em meio a um descampado e a uma estrada. A história da Basílica de Ta’ Pinu, Padroeira de Gozo, começa no século XVI, quando uma pequena capela foi construída no local, dedicada à Nossa Senhora da Assunção. Em 1883, uma mulher chamada Karmni Grima ouviu uma voz pedindo-lhe para rezar o terço. A voz teria vindo de uma pintura da Virgem Maria na capela. Após este evento, a capela tornou-se um local de peregrinação. Em 1920, a construção de uma nova basílica começou no local da antiga capela.
Na parte externa da Basílica de Ta’ Pinu, encontra-se um extenso mural de mosaicos que retrata a história da Virgem Maria e sua relação com a ilha. Criado por Emvin Cremona, artista maltês, o mural é composto por diversas seções que narram eventos importantes da vida da Mãe de Deus e sua devoção em Gozo.
Da primeira vez que visitei a Basílica, ela estava fechada devido ao horário. Desta vez, era horário de missa e não era permitida a entrada de turistas.
Nosso dia terminou com um jantar delicioso no Brookies, no meio do caminho entre a Basílica e o nosso hotel.
Como podem ver, o dia foi bem cheio de novidades, mas como a ilha é pequena, foi muito tranquilo e gostoso. No próxio post vou contar sobre nosso passeio à ilha de Comino, que acabou sendo um espetáculo a parte. Mal posso esperar para contar!
Onde dormir em Gozo
Cesca’s Boutique Hotel: Nota 9,1 no Booking, 4*.
Villa dei Venti: Nota 9,4 no Booking.
Townhouse17 Boutique: Nota 9,4 no Booking, pequeno almoço incluído.
Santa Lucija Boutique Hotel: Nota 9,3 no Booking. 4*.
Bjs e até o próximo post!
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra, com paradas estratégicas (e lindas)
Roteiro em Sintra, pelo centro histórico
Roteiro de um dia em Cascais pelo centro histórico
Lisboa com crianças – 10 passeios imperdíveis com os miúdos
10 lugares para visitar no verão em Portugal
Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
Veja aqui sugestões de hospedagem para famílias, em Portugal, testadas e aprovadas por nós
Já pensou em alugar apartamento e passar as férias como um local? Aqui ensinamos como nós fazemos!
Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui
Todos os posts sobre a Itália, aqui
Todos os posts sobre a Espanha, aqui
Todos os posts sobre a França, aqui
Roadtrip por 14 países na Europa, aqui
0 Comentário