Roteiro de 3 dias no Porto

Em março de 2024 visitei a cidade do Porto com uma amiga querida e pude comprovar que, mesmo já tendo visitado o Porto muitas vezes, é um passeio que me encanta e sempre pode oferecer novidades. Foi um prazer enorme apresentar o Porto e região para minha amada Gio e, no post de hoje, eu conto nosso Roteiro de 3 dias no Porto.

Leia aqui nossa visita ao Porto e Douro com os avós

Restaurante do Clube de Vela da Costa Nova do Prado

Comida maravilhosa e Espumante (copo) gratuito à chegada

Primeira parada: Costa Nova do Prado

Saímos de Cascais, de carro, pela A8 com destino à Costa Nova do Prado, em Aveiro. Nossa parada foi para descansar um pouco e também almoçar. São muitas opções no trajeto, mas como Gio não conhecia a Costa Nova do Prado eu optei por parar lá. Nosso almoço foi um espetáculo, na bela esplanada do Restaurante do Clube de Vela da Costa Nova. No caminho mesmo eu telefonei para reservar uma mesa ( 234360250), coisa que sugiro muito fazer pois o restaurante estava lotado.

O dia estava lindo e como era domingo foi muito importante ter feito reserva. Já na chegada fomos (muito bem) recebidas com uma taça de espumante gratuita (delicioso por sinal). O restaurante é amplo e bem decorado, na beira da Ria de Aveiro e conta com um menu variado de comida portuguesa.

Pedimos um prato de Bacalhau com camarões para duas pessoas (44€) que estava maravilhoso, e uma taça de vinho branco para acompanhar (6€). De sobremesa, um cheesecake de frutos vermelhos (6,5€) e um café.

Foi uma parada perfeita! Depois demos uma voltinha pela Costa Nova para ver os palheiros e seguimos viagem.

Igreja Santa Maria de Válega

Segunda Parada: Válega

Quem me acompanha aqui há mais tempo sabe que sou apaixonada por esse pit stop em Válega, cerca de 30km ao norte de Aveiro. O motivo é a Igreja Matriz de Santa Maria de Válega e sua fachada espetacular de azulejos. Foi mesmo uma rápida parada para fotos e seguimos viagem.

Santa Maria da Feira

Terceira Parada: Santa Maria da Feira

Já era final do dia quando chegamos à Santa Maria da Feira e o motivo da visita foi o Castelo da cidade (14 km de distância) que, infelizmente, estava fechado. Ainda assim valeu a parada pois só o passeio no entorno do Castelo já é bonito de se ver.

Hotel Vincci Ponte de Ferro

Quarta Parada: Vila Nova de Gaia – Hotel Vincci Ponte de Ferro

Há 31km de distância de Santa Maria da Feira, chegamos ao anoitecer no nosso hotel, em Vila Nova de Gaia. Farei um post específico sobre o hotel, mas já adianto que foi o melhor hotel que já fiquei, na região. Que espetáculo! Localização perfeita, quartos confortáveis, restaurante ótimo, bar, vista,… enfim, amei!

Depois do check in, saímos para dar uma volta e curtir a ribeira de Vila Nova de Gaia. Jantamos no hotel mesmo, um risoto de cogumelos maravilhoso e, claro, vinho. Curtimos muito a vista da ponte D. Luís, toda iluminada, além da visão encantadora da Ribeira do Porto, do outro lado.

Da esquerda para direita: Estação S. Bento, Capela das Almas, Mercado e Café A Brasileira

Cidade do Porto

Dia 01

No dia seguinte depois de um maravilhoso café da manhã com vista, cruzamos a ponte D. Luís e seguimos rumo à Estação São Bento, nossa primeira parada do dia.

A estação ferroviária teve em 1900 o início de sua construção, a mando do rei D. Carlos I, no local onde antes se encontrava o antigo convento de S. Bento de Ave Maria. A principal atração é o átro com seus vinte mil azulejos da autoria de Jorge Colaço, que representam cenas da história de Portugal. Repare no friso colorido em toda a volta do átrio, que conta a história dos meios de transporte. É um deleite para os olhos e a festa para os fotógrafos amadores ou profissionais. Fica a cerca de 10mins de caminhada desde o Hotel Vincci Ponte de Ferro.

Seguimos rumo à Capela das Almas, outra parada obrigatória para quem ama azulejos. A capela é queridinha dos Instagrammers devido a sua fachada azul e branca, que proporciona fotografias lindas. Também conhecida como Capela Santa Catarina, data do séc. XVIII e conta com 16mil azulejos que formam painéis, adicionados em 1929, que representam episódios das vidas de S. Francisco de Assis e Santa Catarina.

Voltamos até o tradicional Mercado do Bolhão, passando antes em frente ao famoso Café Majestic. O Mercado ocupa um quarteirão inteiro e oferece comidas, frutas e verduras além de produtos típicos. Achei bonito e bem arrumado, tendo sido recentemente restaurado!

A essa altura caía bem um café com pastel de natas, então optamos por voltar até o icônico A Brasileira, localizado na parte térrea do Hotel Pestana. O lindo café é confortável e tanto o café quanto o pastel de natas estavam divinos. Havia outros doces e vários tipos de cafés, além de vinho do porto, chás entre outras delícias.

De lá, passamos em frente ao prédio da Câmara Municipal e seguimos até a Torre dos Clérigos.  Paramos para descansar um pouco na Praça de Lisboa, curtindo as lojas além do delicioso Santagloria Café (sim, nós amamos cafés).

Depois resolvemos visitar a Livraria Lello. Compramos nosso bilhete online e enquanto aguardávamos nossa hora de entrar, demos uma voltinha na Praça de Gomes Teixeira, onde fica a Fonte dos Leões, a Universidade do Porto e a Igreja do Carmo.

A visita à Livraria Lello foi meio tumultuada, com muita gente apesar de não ser alta temporada. Ainda assim eu acho que vale a pena visitar, pelo seu valor histórico e arquitetônico. O ticket de 8€ é também um voucher que pode ser utilizado na compra de um livro e, para comprar, clique aqui.

Palácio da Bolsa

Saímos da Lello e fazia calor, então resolvemos parar na sorveteria Amorino, ao lado. Descanso concluído com sucesso, seguimos rumo ao Palácio da Bolsa, que fica em direção á Ribeira do Porto.

O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto é um edifício emblemático utilizado pela associação e também para reuniões políticas e sociais. As visitas são, necessariamente, guiadas e o ingresso pode ser adquirido na hora, por 12€ (adultos) e ocorrem a cada 30 mins. Você pode agendar a visita, se preferir, através do site, aqui. O prédio é belíssimo, com várias salas lindas e um pátio interior completamente palaciano, mas o salão árabe não tem explicação de tão lindo. Nossa guia comentou que é muito solicitado para casamentos e ocasiões especiais, portanto, é possível alugá-lo caso você queira (e possa bancar!).

Sangria nas margens do Douro

Cruzando a Ponte Luis para visitar o WOW em V. Nova de Gaia

Depois da visita seguimos até a Ribeira, a fome estava batendo (e a vontade de beber uma sangria, também), então escolhemos um dos barzinhos à beira do Douro e ficamos ali apreciando a paisagem. Fazia parte do roteiro visitar os Jardins do Palácio de Cristal, mas já estava ficando tarde. Decidimos mudar os planos e visitar o WOW (World of Wine) do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, onde também tínhamos uma reserva para o jantar, no Uva by Cálem (fizemos a reserva no dia anterior). Mas ficamos ali no bar um bom tempo antes de cruzar o rio!

WOW Porto

O WOW Porto é um complexo que nasceu da renovação de antigos armazéns de vinho do Porto e deu origem a um quarteirão inteiro dedicado ao mundo do vinho e da cultura vínica, compostos por sete museus, doze restaurantes e bares, lojas descoladas e uma escola de vinho. É claro que não teríamos tempo de visitar tudo, então decidimos perambular pelo complexo para ter uma ideia geral, sem entrar nos museus e restaurantes. Mas quero muito voltar lá para conhecer a fundo a ideia genial.

Uva by Cálem

Uva by Cálem foi onde jantamos, depois de curtir o pôr-do-sol na esplanada, com uma sangria deliciosa  e uma música ambiente divina. Nosso jantar foi delicioso, pedimos um prato de salmão com vegetais e, de sobremesa, um crème brûlée maravilhoso. Depois disso voltamos ao hotel e revisamos o dia seguinte, quando fomos ao Vale do Douro.

Vale do Douro

Dia 02

No segundo dia fomos até o Vale do Douro, para a Gio conhecer e, é claro, passamos pelos clássicos: Mesão Frio, Miradouros, Peso da Régua, Quinta do Tedo e Sandman, onde almoçamos e fizemos prova de vinho do Porto. Eu gosto deste trajeto parando primeiro em Mesão Frio, pois a partir dali podemos seguir pela N108 margeando o rio Douro e curtindo a paisagem balíssima. Em Peso da Régua paramos para tomar um café e, dali, seguimos até a Quinta do Tedo, um lugar que eu adoro visitar sempre que vou na região, pois é uma quinta pequena que oferece prova de vinhos e experiências (piquenique), além de ser uma pousada. Nós dormimos lá na roadtrip de verão, quando visitamos o Gerês.

Visitamos a Quinta do Tedo

Quinta do Tedo

Eu gosto dos vinhos do Porto e do azeite da Quinta do Tedo então quis levar minha amiga Gio lá também, para conhecer. Fizemos uma prova, curtimos a paisagem e fizemos comprinhas. Dali fomos direto até a Vinícola Sandman para almoçar.

Almoço maravilhoso na Quinta do Seixo

Sandman (Quinta do Seixo)

Com 100ha e mais de 100 anos de tradição, a Quinta do Seixo é casa da vinícola Sandman, no Vale do Douro. Já visitei várias vezes mas desta a ideia era também conhecer o restaurante Seixo. Fiz reserva através do site um dia antes.

A Quinta do Seixo oferece algumas opções de enoturismo que incluem provas de vinhos, visitas à Cave e à propriedade e piquenique nos vinhedos. Para saber mais detalhes sobre as opções e fazer reserva, clique aqui.

Sala de Provas da Vinícola Sandman

Além da história e da qualidade dos vinhos, a vista desde a propriedade é, no mínimo deslumbrante e, mesmo que você não vá fazer prova de vinho ou almoçar, pode ir até lá gratuitamente, já que a entrada na propriedade é livre. Mas vale a pena ir até a loja de vinhos e desfrutar ao menos um cálice de um Tawny ou Ruby com aquela vista!

Ficamos bastante tempo curtindo o almoço e, depois, fomos até a loja para uma prova de 3 vinhos do Porto. De lá, voltamos para o nosso hotel, em Vila Nova de Gaia.

Adega Wine Bar – experimente os pasteis de nata de bacalhau (é salgado!)

De volta ao hotel, cansadas do dia de passeio, resolvemos petiscar no Adega Wine Bar, que é um achado por sinal! Aberto ao público mas quase escondido, com uma vista espetacular para a ponte e muito bem atendido, é perfeito para um happy hour ou simplesmente ficar por ali curtindo um espumante e petiscando, como nós fizemos. Era nossa última noite antes de regressarmos à Lisboa, então a ideia era essa mesmo, celebrar a amizade e a nossa viagem incrível.

Capela do Senhor da Pedra

Terceiro e Último Dia

No dia seguinte arrumamos as malas, tomamos café e, de pois do checkout ainda paramos para visitar a Capela do Senhor da Pedra, um ícone no litoral do Porto. Na volta, paramos para almoçar em Óbidos e seguimos direto até o aeroporto, com o coração apertadinho de saudade mas cheio de memórias maravilhosas que compartilharemos para o resto da vida!

Almoço em Óbidos

Ter a oportunidade de partilhar estes momentos com amigas tão queridas e especiais me fazem ter certeza do quanto sou privilegiada por ter pessoas assim na minha vida. Amizades que vêm de décadas, mulheres que eu amo e admiro profundamente  e que tornam minha vida mais feliz simplesmente pelo fato de existirem. eu desejo que você que está lendo isso agora tenha amigas(os) assim na sua vida também e que agradeça por elas(eles) todos os dias, assim como eu faço.

Minhas amigas/irmãs Luli e Gio, eu conto os dias para o nosso próximo reencontro! Amei cada segundo junto com vocês!

Onde se hospedar no Porto e V. Nova de Gaia

Procurando um lugar especial para se hospedar no Douro?

Beijos e até o próximo post!

AsPasseadeiras-div1

Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 05

Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 06

Clique aqui para ler o Post com os detalhes do Roteiro do Dia 07

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra, com paradas estratégicas (e lindas)

Roteiro em Sintra, pelo centro histórico

Roteiro de um dia em Cascais pelo centro histórico

Lisboa com crianças – 10 passeios imperdíveis com os miúdos

10 lugares para visitar no verão em Portugal

Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças

Mercado Medieval de Óbidos

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

Comprar carro em Portugal

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

10 coisas estranhas em Portugal!

Já pensou em alugar apartamento e passar as férias como um local? Aqui ensinamos como nós fazemos!

Todos os posts de Malta, aqui

Outros locais

Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui

Todos os posts sobre a Itália, aqui

Todos os posts sobre a Espanha, aqui

Todos os posts sobre a França, aqui