10 coisas para fazer em Setúbal, a antiga Cetóbriga. Este era o nome que os romanos deram à cidade, previamente habitada por fenícios, onde construíram tanques de salga nas margens sul do Sado.
A cidade cresceu muito em torno de sua privilegiada situação geográfica, tornando-se um dos principais portos do país. Em seu litoral, praias belíssimas, golfinhos, castelos e paisagens deslumbrantes e é sobre os encantos da cidade de Setúbal que hoje contarei aqui.
Veja que a região da Península de Setúbal é maior que a cidade de mesmo nome. No post de hoje nos restringiremos à cidade e litoral da Arrábida, somente, mas deixo no final uma foto de uma das praias, só para aguçar a vontade de conhecê-las enquanto eu conto 10 coisas para fazer em Setúbal! 😉
10 coisas para fazer em Setúbal
1 – Passear pela Baixa
O centro histórico, conhecido como Baixa é charmoso, ainda que um bocadinho decadente. Suas ruelas enfeitadas e repletas de lojinhas, cafés, e esplanadas, no entanto, são uma gracinha. Seu Mercado Central, o Mercado do Livramento, é considerado um dos melhores mercados do país e em sua avenida principal há passeios arborizados que são perfeitos para uma caminhada. Além disso visite o histórico Mosteiro de Jesus e, depois, tome um copo em um dos bares da Praça do Bocage. É nossa primeira dica das 10 coisas para fazer em Setúbal.
2 – Visitar a Fortaleza de São Filipe
Construído durante a ocupação espanhola, durante o reinado de Filipe I, tinha a função de defender Setúbal contra os piratas. É Monumento Nacional, tem visitação gratuita, uma capela totalmente revestida de azulejos. Sua arquitetura tem um planta irregular poligonal, em estrela de seis pontas, com seis baluartes e dupla muralha.
Dica das Passeadeiras: Vá no final da tarde para tomar um café ou uma sangria na esplanada do magnífico café da Fortaleza e apreciar a vista para o estuário do Sado.
3 – Ver os golfinhos do Sado
Os passeios de barco saem da Marina de Setúbal e percorrem a baía atrás dos golfinhos. Atualmente são cerca de 30 golfinhos monitorados no estuário do Sado, conforme o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas de Portugal e no verão é comum vê-los ao longo da costa. Existem 2 ou 3 empresas que fazem o passeio e é bem fácil de encontrá-las na Marina de Setúbal mesmo.
4. Cruzar a Baía de Setúbal e visitar Tróia
Praias paradisíacas do outro lado da baía, mas prepare-se para caminhar, caso cruze sem carro, ou prepare-se para pagar uma fortuna se cruzar de carro. Sério, minha sugestão é de você ficar hospedado em Tróia se quiser curtir mesmo o que há de melhor na península, já que hotéis lotearam boa parte da mesma, inclusive os acessos ao mar. A parte “pública” mesmo não é nada bonita e para ver o lado bom (voltado para o oceano e não para a baía de Setúbal) você vai precisar caminhar horrores ou entrar pelas entradas privadas dos hotéis. Se não estiver hospedado prepare-se para desembolsar também em estacionamentos…
5. Tomar café na Casa da Baía
Na Avenida Luísa Todi, o edifício de cor azul forte com janelas brancas chama a atenção dos visitantes. A antiga casa hoje abriga o Centro de Promoção Turística de Setúbal, onde podemos conhecer a história e a cultura da região, além de adquirir iguarias de produção local, incluindo vinhos de diferentes adegas da península, mel da Arrábida, queijo de azeitão, doçaria e outros artigos artesanais.
Mas nossa recomendação é a de fazer uma visita ao charmoso café que fica no interior da Casa da Baía. Se você quer fugir do calor, pode ficar na área interna ou então, se preferir, na esplanada interior. O restaurante é famoso pelas ostras e bastante concorrido. Uma lindeza!
6. Passear no Jardim do Bonfim
São 4 hectares em meio a um pulmão verde, lago, café com esplanada, pista de esportes e muita sombra. Lugar perfeito para ir com ou sem crianças, pertinho do centro da cidade e muito refrescante.
7. Visitar a galeria de arte urbana no bairro Bela Vista
Ponha Alameda das Palmeiras no GPS e vá conhecer dezenas de painéis gigantes de Street Art que o Festival Cara ou Coroa levou até Setúbal.
As obras dos artistas Norm, Samina, Mar, Nark, Projecto Matilha, Utopia, Tretze, Bane & Pest e Gonçalo Mar foram executadas durante o festival, em abril de 2017 com o objetivo de revitalizar a região e criar mais uma atração turística na cidade.
8. Almoçar em uma tasca
Isso deveria ser uma dica universal em qualquer cidade de Portugal, mas depois de 2 anos no país posso afirmar que Setúbal guarda algumas das melhores tascas que já fui. Além do prato típico da região: Choco frito, as sardinhas, douradas, robalos, polvos e ostras são dos Deuses de tão frescos. Se tiver coragem, experimente os caracóis. É iguaria muito apreciada por lá.
Nós gostamos muito do Bar Caracol, uma pequena Tasca com entrada dupla e peixe fresquíssimo. É a típica refeição BBB que nos cativou a ponto de sempre voltarmos lá.
9. Visitar as esculturas de golfinhos
Em 2011 o Município de Setúbal promoveu um concurso a nível nacional de que resultaram na exposição Golfinho Parade, permanente nas margens do Rio Sado, em frente ao porto piscatório. São 20 estátuas pintadas que enfeitam o local que tem bancos e uma vista linda.
10. Passear pelo Parque Natural da Arrábida
Pegue o carro e percorra o litoral, saindo de Setúbal e indo em direção à Sesimbra. A paisagem magnífica vai encher seus olhos. Se quiser, pare em alguma das muitas praias pelo caminho (assunto de um outro post), faça um pequeno desvio e suba a serra até o Convento da Arrábida, para ter um cenário de tirar o fôlego. Se for no verão, no entanto, informe-se bem, pois desde 20198 a circulção de veículos é restrita no litoral.
Prefere se hospedar em Setúbal? Veja aqui as sugestões
Meliá Setúbal
Setúbal é uma delícia! Dá tranquilamente para fazer um bate volta de Lisboa ou então, se você puder, fique mais. Nós ficamos 8 dias e posso afirmar que poderíamos ter ficado mais.
Veja no link abaixo outos posts sobre o que visitar na Península de Setúbal:
Gostou do post? Compartilhe! Deixe seu comentário contando pra nós o que achou, se já conhece, se tem dicas ou perguntas, a gente adora!
Siga nossas redes sociais e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.
No Instagram @as_passeadeiras nós contamos sobre a vida em Portugal, diariamente nos Stories. Siga lá para acompanhar!
____________________________________________
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Leia aqui todos os posts sobre morar em Portugal
Colégios em Cascais:
Escola básica e secundária de Carcavelos
Creches e infantários em Cascais
Morar em Portugal
Como trazer seu pet para Portugal
Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa
Visto de estudante em Portugal
Como se candidatar ao Mestrado em Portugal
Como é morar em Braga – Mara Azevedo
Como é morar e estudar no Porto
Como é morar em Arruda dos Vinhos
Equivalência do diploma médico e mestrado integrado
Morar no Algarve e empreender em Portugal
Mestrado em Marketing na Universidade Europeia
Como é morar em Caldas da Rainha
Equivalência em medicina antes do tratado de Bologna
Como obter a nacionalidade portuguesa
0 Comentário